Educação

  Foto: Arquivo / Prefeitura de Fortaleza


Prioridade da Gestão Fortaleza Bela, a atenção dispensada à Educação tem representado um divisor de águas na história de nossa cidade. Entre as mudanças mais substanciais, podem ser destacadas a entrega de fardamento completo; a garantia de transporte para estudantes que residem a mais de um quilômetro de sua escola; a ampliação, compra e reforma de uma média de cinco unidades de ensino por mês; e a municipalização de 117 anexos, atendendo todos os padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, a categoria dos professores recebeu a valorização que sempre mereceu, com a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Educação, que garantiu a melhoria das suas condições de trabalho e ganhos salariais reais acima da inflação de cerca de 80%.




O Sistema Municipal Público de Ensino de Fortaleza conta com hoje com cerca de 217 mil alunos matriculados em 447 escolas de ensino infantil e fundamental, sendo 139 unidades de creches. A atual gestão é responsável pela implantação de mais de 240 laboratórios de informática equipados e com internet banda larga e mais 228 bibliotecas. Mais 70 laboratórios móveis de informática estão sendo implantados este ano. Também somos responsáveis pela inclusão de alunos com deficiência, passando de 184 estudantes em 2004 para mais de 2,5 mil em 2011. A Prefeitura investiu na adaptação das unidades escolares e na capacitação dos profissionais.




Alimentação Escolar
A alimentação escolar se destaca pela qualidade e quantidade. Uma decisão pioneira é a oferta de mais um lanche logo na chegada do estudante à escola. O lanche extra não dispensa a alimentação escolar balanceada oferecida diariamente, com legumes, verduras e frutas, além de carne, feijão, macarrão, cuscuz, canjica, frango e ovo. São de uma a cinco refeições por dia, e 300 mil servidas diariamente no Sistema Municipal de Ensino.