Esporte e Lazer da Cidade - Pelc

2008-7-28-lp-taichichuan-g.jpgDesde julho de 2009, a Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), em parceria com o Ministério do Esporte, vem desenvolvendo o Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). A iniciativa beneficia 12 comunidades da Capital.

O programa visa a proporcionar o acesso a atividades físicas e brincadeiras, envolvendo todas as faixas etárias e as pessoas com deficiência, estimulando a convivência social. Pretende atender a cerca de 60 mil pessoas.

Um dos objetivos do Pelc é suprir a demanda da população por esporte, recreação e lazer, sobretudo daquela em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Um dos destaques do Pelc é a composição heterogênea do grupo de trabalho dos núcleos, composta por educadores físicos, psicólogos sociais, arte-educadores, pedagogos, agentes sociais e membros das comunidades.

Dessa forma, o grupo que irá atender à população terá a capacidade de oferecer várias opções de esporte e lazer, tais como, aulas de modalidades esportivas (futebol, basquete, futsal, vôlei, handebol e capoeira), orientação para caminhada, ginástica, dança, teatro, música, jogos populares, jogos de tabuleiro e recreação.

O Pelc irá implantar pólos de atividades esportivas, culturais e de lazer em bairros periféricos de Fortaleza. O programa irá atuar em 10 núcleos, abrangendo 12 comunidades. São eles: Planalto Pici, Canindezinho, Granja Lisboa, Conjunto Palmeiras, Conjunto Esperança, Planalto Ayrton Senna, Pirambu, Goiabeiras, Parque Santa Filomena, Conjunto Ceará, Genibaú e Granja Portugal.