12 de August de 2021 em Mobilidade

Av. Engenheiro Santana Júnior ganha faixa exclusiva de ônibus e nova ciclofaixa

A velocidade ao longo da via também será readequada para 50km/h


A Prefeitura de Fortaleza começa a implantar nesta quinta-feira (12/08) uma faixa exclusiva de ônibus na Av. Engenheiro Santana Júnior. A sinalização será realizada por etapas e contemplará o trecho compreendido entre a Rua Tertuliano Potiguara e a Av. Alberto Sá. Uma nova ciclofaixa também está prevista, devendo ficar situada no lado esquerdo da via junto ao canteiro central.

Por dia trafegam na avenida 53 linhas de ônibus que transportam cerca de 118 mil passageiros. “É nosso dever priorizar transportes coletivos e sustentáveis, otimizando a viagem dos trabalhadores para que possam chegar mais cedo em casa”, esclarece Juliana Coelho, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Podem circular na faixa ônibus, táxis e veículos do transporte escolar. Automóveis e demais só podem adentrá-la para fazer conversões à direita ou acesso ao lote nos cruzamentos imediatos.

O principal objetivo deste sistema é priorizar o transporte público, proporcionando diversas vantagens aos usuários, como o aumento da velocidade operacional, previsibilidade do tempo de viagem, redução no consumo de combustíveis e de emissão de gases poluentes. Neste ano, os corredores das avenidas Osório de Paiva e Imperador foram contemplados com a medida. A nova faixa possui 2 km de extensão.

De 2015 a 2020, a Av. Engenheiro Santana Júnior registrou 489 acidentes, sendo 136 com vítimas e 24 atropelamentos. Seis pessoas perderam a vida neste período.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) transitar irregularmente nas referidas faixas é uma infração de natureza gravíssima, multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

Nova ciclofaixa

A ciclofaixa terá 1,6 km de extensão e estará localizada entre a Rua Carolina Sucupira e Av. Alberto Sá, ligando os bairros Papicu e Cocó.

A infraestrutura trará segurança e conforto para os ciclistas que trafegam na Av. Engenheiro Santana Júnior, conectando essa via às ciclofaixas já existentes nas avenidas Padre Antônio Tomás e Antônio Sales, o que proporcionará conexão com diversas áreas da cidade.

Readequação da velocidade

Além da faixa de ônibus e ciclofaixa, a Av. Engenheiro Santana Júnior também será contemplada com um novo limite de velocidade, de 50 km/h, entre a Av. Alberto Sá e Rua Tertuliano Potiguara. Já no viaduto sobre a Av. Santos Dumont, passa a operar com 40 Km/h.

A exemplo do que acontece nas principais avenidas que recebem a readequação, o órgão dará um período educativo de seis meses após a implantação da sinalização.

Av. Engenheiro Santana Júnior ganha faixa exclusiva de ônibus e nova ciclofaixa

A velocidade ao longo da via também será readequada para 50km/h

A Prefeitura de Fortaleza começa a implantar nesta quinta-feira (12/08) uma faixa exclusiva de ônibus na Av. Engenheiro Santana Júnior. A sinalização será realizada por etapas e contemplará o trecho compreendido entre a Rua Tertuliano Potiguara e a Av. Alberto Sá. Uma nova ciclofaixa também está prevista, devendo ficar situada no lado esquerdo da via junto ao canteiro central.

Por dia trafegam na avenida 53 linhas de ônibus que transportam cerca de 118 mil passageiros. “É nosso dever priorizar transportes coletivos e sustentáveis, otimizando a viagem dos trabalhadores para que possam chegar mais cedo em casa”, esclarece Juliana Coelho, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Podem circular na faixa ônibus, táxis e veículos do transporte escolar. Automóveis e demais só podem adentrá-la para fazer conversões à direita ou acesso ao lote nos cruzamentos imediatos.

O principal objetivo deste sistema é priorizar o transporte público, proporcionando diversas vantagens aos usuários, como o aumento da velocidade operacional, previsibilidade do tempo de viagem, redução no consumo de combustíveis e de emissão de gases poluentes. Neste ano, os corredores das avenidas Osório de Paiva e Imperador foram contemplados com a medida. A nova faixa possui 2 km de extensão.

De 2015 a 2020, a Av. Engenheiro Santana Júnior registrou 489 acidentes, sendo 136 com vítimas e 24 atropelamentos. Seis pessoas perderam a vida neste período.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) transitar irregularmente nas referidas faixas é uma infração de natureza gravíssima, multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

Nova ciclofaixa

A ciclofaixa terá 1,6 km de extensão e estará localizada entre a Rua Carolina Sucupira e Av. Alberto Sá, ligando os bairros Papicu e Cocó.

A infraestrutura trará segurança e conforto para os ciclistas que trafegam na Av. Engenheiro Santana Júnior, conectando essa via às ciclofaixas já existentes nas avenidas Padre Antônio Tomás e Antônio Sales, o que proporcionará conexão com diversas áreas da cidade.

Readequação da velocidade

Além da faixa de ônibus e ciclofaixa, a Av. Engenheiro Santana Júnior também será contemplada com um novo limite de velocidade, de 50 km/h, entre a Av. Alberto Sá e Rua Tertuliano Potiguara. Já no viaduto sobre a Av. Santos Dumont, passa a operar com 40 Km/h.

A exemplo do que acontece nas principais avenidas que recebem a readequação, o órgão dará um período educativo de seis meses após a implantação da sinalização.