Prefeitura disponibiliza 2.044 vagas para cursos gratuitos do Pronatec

As inscrições podem ser realizadas em um dos 24 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes em Fortaleza

Os cursos gratuitos são de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho (Foto: Mauri Melo)

Visando ampliar a oferta de qualificação profissional para jovens e adultos em 2014, a Prefeitura de Fortaleza, através  da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Ao todo, são ofertadas 2.044 vagas para os meses de fevereiro e março, disponíveis nas seguintes áreas: pizzaiolo, auxiliar de recursos humanos, costureiro industrial de vestuário, auxiliar de confeitaria, auxiliar de cozinha, salgadeiro, padeiro, agente de informações turísticas, bartender, camareira, modelista, operador de maquina de corte de roupas, garçom, organizador de eventos, recepcionista de eventos, recepcionista em meio de hospedagem, auxiliar pessoal, auxiliar de recursos humanos, representante comercial, operador de teleatendimento, operador de caixa, promotor de vendas, cuidador de idosos, depiladora, manicure e pedicure, maquiador, fotógrafo, figurinista, vendedor de produtos ópticos e vendedor, mecânico, eletricista de automóveis, eletricista industrial, instalador de acessórios automotivos, auxiliar administrativo, assistente de planejamento e controle da produção, operador de linha de montagem de equipamentos eletrônicos, instalador e reparador de linhas de telecomunicação, administrador de banco de dados, programador web, eletricista de rede de distribuição de energia elétrica.

Clique aqui e veja a tabela de cursos

As inscrições podem ser realizadas em um dos 24 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes em Fortaleza até dez dias antes do início das aulas da turma ou enquanto houver vagas disponíveis, conforme tabela abaixo. No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: declaração com o Número de Inscrição Social (NIS), RG, CPF e comprovante de residência. É necessário ter idade a partir dos 16 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico (Cadastro Único), mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Os cursos gratuitos são de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração minima de 160 horas. Os alunos participantes recebem material didático e auxílio para transporte e alimentação.

Pronatec
O Pronatec é executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Governos Estaduais, Prefeituras, Sistema “S” e Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica, entre outros. Na capital cearense, as entidades parceiras e executoras são Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). Além destas, a Prefeitura também conta com o apoio da iniciativa privada e associações.

Serviço
Mais informações sobre os cursos: 3105-3445

Deixe um comentário

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.