Prefeitura disponibiliza mais de 450 vagas para cursos gratuitos do Pronatec

As inscrições podem ser realizadas em um dos 24 dos CRAS até dez dias antes do início das aulas da turma ou enquanto houver vagas disponíveis

Os cursos gratuitos são de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração minima de 160 horas

A Prefeitura de Fortaleza, através  da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), visando ampliar a oferta de qualificação profissional para jovens e adultos, está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Ao todo, são ofertadas 466 vagas disponíveis nas seguintes áreas: padeiro, salgadeiro, pedreiro de alvenaria, encanador instalador predial, cuidador de idoso, recepcionista em meios de hospedagem, recepcionista de eventos, agente de informações turísticas, auxiliar de cozinha, camareira, garçom básico e bartender.

As inscrições podem ser realizadas em um dos 24 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes em Fortaleza até dez dias antes do início das aulas da turma ou enquanto houver vagas disponíveis, conforme tabela abaixo. No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: declaração com o Número de Inscrição Social (NIS), RG, CPF e comprovante de residência. É necessário ter idade a partir dos 16 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico (Cadastro Único), mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Clique aqui e veja tabela dos cursos

Os cursos gratuitos são de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração minima de 160 horas. Os alunos participantes recebem material didático e auxílio para transporte e alimentação.

Pronatec
O Pronatec é executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Governos Estaduais, Prefeituras, Sistema “S” e Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica, entre outros. Na capital cearense, as entidades parceiras e executoras são Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). Além destas, a Prefeitura também conta com o apoio da iniciativa privada e associações.

Mais informações sobre os cursos: 3433-5958