10 de April de 2014 em Cultura

Coleção Pajeú será lançada durante 5° Seminário do Patrimônio Cultural terça-feira

Primeira série da coleção de livros conta a história de tradicionais bairros de Fortaleza


O Centro é um dos sete bairros contemplados pela Coleção Pajeú (Foto: Marcos Moura)

Parte da programação do aniversário de 288 anos de Fortaleza, a 5ª edição do Seminário do Patrimônio Cultural receberá o lançamento da Coleção Pajeú, na próxima terça-feira (15), às 18 horas, no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará Crea-CE (Rua Castro e Silva, 81 – Centro), com a presença dos autores.

A primeira série da coleção reúne sete livros inéditos, que contemplam a história de importantes bairros da capital: Centro, Barra do Ceará, Mucuripe, Pici, Parangaba, Maraponga e Messejana. Cada um dos sete livros foi escrito por um autor de renome no meio lítero-histórico do Ceará. São publicações em formato bolso, relativas à memória e aos bairros de Fortaleza e voltadas para públicos de todas as camadas sociais, comunidades inseridas no bairros contemplados e alunos da rede pública de ensino.

Os sete livros da Coleção Pajeú foram escritos por Raymundo Netto (Centro), Fernanda Coutinho (Maraponga), Edmar Freitas (Messejana), Audifax Rios (Mucuripe), José Borzacchiello da Silva (Parangaba), Pedro Salgueiro (Pici) e Bernardo Neto (Barra do Ceará). A Coleção Pajeú teve a concepção e coordenação editorial de Gylmar Chaves.

"A cidade, como um todo, é feita de travessias históricas, memórias, oralidades e lugares de afeto. A Coleção Pajeú é a reafirmação desses marcos. É um espaço para seus moradores se apropriarem desse patrimônio individual e coletivo", define Gylmar Chaves.

“A Coleção Pajeú busca despertar, nos mais diferentes leitores, o sentimento de pertencimento, conhecimento e valorização do patrimônio cultural local, democratizando o acesso à história da cidade“, acredita Alênio Carlos, coordenador de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

Autores da Coleção Pajeú

Antônio Bernardo Neto (Barra do Ceará)


Libriano, vascaíno, cearense, torcedor do Ferrim, orgulhosamente ex-aluno do Liceu do Ceará, cantador, compositor, produtor cultural, poeta e artesão. Teve o poema “Memória” publicado na coletânea Poetas Brasileiros de Hoje – 1980. Publicou Clara Lucidez em homenagem a Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (Cora Coralina) – 1984.

Na adolescência, foi criador e diretor do jornal comunitário O Captador, na década de 70. Como compositor, fez 10 registros fonográficos, entre autorais e participações.

Raymundo Netto (Centro)

É editor e autor de Um conto no passado: cadeiras na calçada, novela cujo pano de fundo é a história de Fortaleza no século XX, ganhador do I Edital de Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza e do Prêmio Osmundo Pontes, da Academia Cearense de Letras, além de infantojuvenis. Desde 2007, escreve crônicas quinzenais para o jornal O POVO.

Fernanda Coutinho (Maraponga)

É professora do curso de graduação e pós-graduação em Letras da UFC. Doutora em Teoria da Literatura (UFPE, 2004) e Pós-Doutora em Literatura Comparada (2010), UFMG e Université de la Sorbonne, Paris IV. Publicou, entre outros, Imagens da infância em Graciliano Ramos e Antoine de Saint-Exupéry. Fortaleza, Edições BNB, 2012, e Representações da Infância na Literatura. Rio de Janeiro, Makunaima, 2012.

Edmar Freitas (Messejana)

Poeta e escritor, nasceu em Limoeiro do Norte, Ceará, em 3 de Avril de 1954. Graduado em Letras pela UECE, já publicou vários livros de histórias infantis, sobre Messejana e de poesias. Recentemente, publicou Messejana – Itinerário Político e Administrativo (História), e os livros de poemas Estiagem, Espólio e Lonjuras. Como escritor, participou de vários concursos literários, tendo obtido o primeiro lugar no VIII Prêmio Cidade de Fortaleza de Literatura no ano de 1998, menção honrosa no IV Prêmio Ideal Clube de Literatura em 2011, além de ser um dos vencedores do Prêmio Literário PAIC/SEDUC – 2012, com o livro A Magia das Letras.

Audifax Rios (Mucuripe)

Nasceu em Santana do Acaraú, Ceará, em 17 de Abril de 1946. Escritor, cenógrafo, publicitário, artista plástico e artesão. Tem cerca de trinta livros publicados entre romance, crônica, infantil e cordel. E um outro tanto de exposições, geralmente abordando o mar e seus corajosos homens. Expôs em Brest, França, em 2004, com o conjunto Louvação do Jangadeiro e Praia dos Amores, quando da reinauguração da ponte metálica no governo Juraci Magalhães. Escreveu o poema Iracemar, ao qual juntou textos de amantes da praia de Luiz Assunção. Tem editado o Livro Dragão do Mar e seu tempo, que narra a luta dos negros pela abolição dos escravos no Ceará.

José Borzacchiello da Silva (Parangaba)

É geógrafo e professor universitário. Mestre e Doutor em Geografia Humana pela USP e pós-doutor na mesma área pela Université de Paris IV – Sorbonne. Atua como professor titular na graduação e professor permanente do programa de Pós-graduação em Geografia, da Universidade Federal do Ceará. É articulista do Jornal O POVO.

Pedro Salgueiro (Pici)

Nasceu no Ceará (Tamboril, 1964). Publicou O Peso do Morto, O Espantalho, Brincar com Armas, Dos Valores do Inimigo e Inimigos, de contos; além de Fortaleza Voadora, de crônicas. Venceu o Prêmio de Contos da Biblioteca Nacional/INL, o Prêmio da União Latina –Concurso Guimarães Rosa de Literatura/Radio France Internationale, dentre outros. Tem contos em diversas antologias, como Geração 90, Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século XX,Contos Cruéis e Quartas Histórias.

Edita as revistas Caos Portátil e Para Mamíferos. Organizou o Almanaque de Contos Cearenses e O Cravo Roxo do Diabo: o conto fantástico no Ceará. Dos Valores do Inimigo foi indicado para o vestibular da UFC em 2005 e 2006 e Inimigos, finalista do Prêmio Jabuti de Literatura, da Câmara Brasileira do Livro, em 2008. Escreve coluna no jornal O Povo.

Sobre o 5º Seminário do Patrimônio Cultural
Com o objetivo de reunir experiências inovadoras em educação patrimonial no âmbito nacional e internacional, aproximando as pessoas dos bens culturais e de políticas públicas para a preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do município, o 5° Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza acontece de 14 a 16 de abril de 2014, na sede do Crea-CE (Rua Castro e Silva, 81 - Centro).

Em 2014, ano em que Fortaleza completa 288 anos, o Seminário fará parte da programação em comemoração do aniversário da cidade e terá como tema central a educação para o patrimônio. O público-alvo esperado inclui estudantes de ensino fundamental e médio; estudantes do ensino superior das áreas de Patrimônio, Arquitetura, História, Turismo, Artes Visuais, dentre outras; professores da rede municipal e estadual de ensino; pesquisadores interessados; detentores e detentoras de bens registrados como patrimônio material; organizações da sociedade civil; representantes de movimentos sociais; profissionais de turismo; profissionais da educação da cidade e demais interessados.

O 5° Seminário do Patrimônio Cultural é uma realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura, numa promoção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e apoio do Centro Cultural do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) e do Serviço Social do Comércio (SESC).

Serviço
Lançamento da Coleção Pajeú
Dia: terça-feira (15), às 18h
Local: Crea-CE (Rua Castro e Silva, 81 - Centro).
Mais informações: 3105.1291

Programação completa do 5º Seminário do Patrimônio Cultural

14 de abril (segunda-feira)

8h às 17h - Credenciamento;

8h às 12h - Curso: Ações educativas para o patrimônio cultural | Ministrantes: Atila Bezerra Tolentino (representante da Casa do Patrimônio de João Pessoa / IPHAN) e Maria Olga Enrique Silva (representante da Casa do Patrimônio de João Pessoa / IPHAN);

13h - Mesa de Abertura;

13h30 às 15h30 - Mesa Redonda - Educação e patrimônio cultural: balanços de ações perspectivas para as cidades com a Profa. Dra. Lilian Amaral (UFG), Profa. Ms. Sônia Regina Rampim Florêncio (Ceduc / DAF/ Iphan) e Profa. Dra. Olaia Fontal - Universidade Valladolid;

16h às 18h - Mesa redonda - Educação patrimonial e mídias digitais com a Profa. Dra. Luciana de Oliveira Chianca - (UFPB) e Prof. Dr. Rodrigo Cury Paraizo (FAU-UFRJ | Mediador: Eurico Vasconcelos - Coordenador de Popularização da Ciência e da Cultura Digital - CITINOVA;

18h - Abertura de Exposição Evidências de um Percurso (Parangaba, Jacarecanga e Centro);



15 de abril (terça-feira)

8h às 12h - Curso: Ações educativas para o patrimônio cultural | Ministrantes: Atila Bezerra Tolentino (representante da Casa do Patrimônio de João Pessoa / IPHAN) e Maria Olga Enrique Silva (representante da Casa do Patrimônio de João Pessoa / IPHAN);

13h30 às 15h30 - Mesa redonda - Alternativas de financiamento e incentivos ao Patrimônio Cultural com a Profa. Dra. Lia Calabre - Casa Rui Barbosa (RJ), Profa. Dra. Cláudia Leitão (UECE) e Marília Diniz (SEBRAE) | Mediador: Robinson Passos de Castro e Silva - Secretário do Desenvolvimento Econômico - SDE;

16h às 18h - Mesa redonda - Valorização dos saberes populares pela educação com o Prof. Dr. Francisco Cabanzo – Universidad Antonio Nariño (UAN) Bogotá - Colombia, Prof. Dr. Oswald Barroso (UECE) e Prof. Dr. Clerton Martins (Unifor);

18h - Lançamento da Coleção Pajeú;



16 de abril (quarta-feira)

8h às 12h - Curso: Ações educativas para o patrimônio cultural | Ministrantes: Atila Bezerra Tolentino (representante da Casa do Patrimônio de João Pessoa / IPHAN) e Maria Olga Enrique Silva (representante da Casa do Patrimônio de João Pessoa / IPHAN);

13h30 às 15h30 - Mesa de encerramento - Experiências de valorização dos bens culturais com Atila Bezerra Tolentino (representante da Casa do Patrimônio de João Pessoa / IPHAN), Maria Olga Enrique Silva (representante da Casa do Patrimônio de João Pessoa / IPHAN), João Paulo Maropo (representante da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri) – Nova Olinda (CE) e Profa. Dra. Simone Scifoni (USP);

16h às 18h - Mesa redonda - Memória, Ambiente e Permanência com o Prof. Dr. Jorge de Albuquerque (PUC-SP) e Prof. Dr. Flávio de Lemos Carsalade (UFMG)| Mediador: Maria Águeda Pontes Caminha Muniz - Secretária de urbanismo e meio Ambiente - SEUMA.
 

Coleção Pajeú será lançada durante 5° Seminário do Patrimônio Cultural terça-feira

Primeira série da coleção de livros conta a história de tradicionais bairros de Fortaleza

O Centro é um dos sete bairros contemplados pela Coleção Pajeú (Foto: Marcos Moura)

Parte da programação do aniversário de 288 anos de Fortaleza, a 5ª edição do Seminário do Patrimônio Cultural receberá o lançamento da Coleção Pajeú, na próxima terça-feira (15), às 18 horas, no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará Crea-CE (Rua Castro e Silva, 81 – Centro), com a presença dos autores.

A primeira série da coleção reúne sete livros inéditos, que contemplam a história de importantes bairros da capital: Centro, Barra do Ceará, Mucuripe, Pici, Parangaba, Maraponga e Messejana. Cada um dos sete livros foi escrito por um autor de renome no meio lítero-histórico do Ceará. São publicações em formato bolso, relativas à memória e aos bairros de Fortaleza e voltadas para públicos de todas as camadas sociais, comunidades inseridas no bairros contemplados e alunos da rede pública de ensino.

Os sete livros da Coleção Pajeú foram escritos por Raymundo Netto (Centro), Fernanda Coutinho (Maraponga), Edmar Freitas (Messejana), Audifax Rios (Mucuripe), José Borzacchiello da Silva (Parangaba), Pedro Salgueiro (Pici) e Bernardo Neto (Barra do Ceará). A Coleção Pajeú teve a concepção e coordenação editorial de Gylmar Chaves.

"A cidade, como um todo, é feita de travessias históricas, memórias, oralidades e lugares de afeto. A Coleção Pajeú é a reafirmação desses marcos. É um espaço para seus moradores se apropriarem desse patrimônio individual e coletivo", define Gylmar Chaves.

“A Coleção Pajeú busca despertar, nos mais diferentes leitores, o sentimento de pertencimento, conhecimento e valorização do patrimônio cultural local, democratizando o acesso à história da cidade“, acredita Alênio Carlos, coordenador de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

Autores da Coleção Pajeú

Antônio Bernardo Neto (Barra do Ceará)


Libriano, vascaíno, cearense, torcedor do Ferrim, orgulhosamente ex-aluno do Liceu do Ceará, cantador, compositor, produtor cultural, poeta e artesão. Teve o poema “Memória” publicado na coletânea Poetas Brasileiros de Hoje – 1980. Publicou Clara Lucidez em homenagem a Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (Cora Coralina) – 1984.

Na adolescência, foi criador e diretor do jornal comunitário O Captador, na década de 70. Como compositor, fez 10 registros fonográficos, entre autorais e participações.

Raymundo Netto (Centro)

É editor e autor de Um conto no passado: cadeiras na calçada, novela cujo pano de fundo é a história de Fortaleza no século XX, ganhador do I Edital de Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza e do Prêmio Osmundo Pontes, da Academia Cearense de Letras, além de infantojuvenis. Desde 2007, escreve crônicas quinzenais para o jornal O POVO.

Fernanda Coutinho (Maraponga)

É professora do curso de graduação e pós-graduação em Letras da UFC. Doutora em Teoria da Literatura (UFPE, 2004) e Pós-Doutora em Literatura Comparada (2010), UFMG e Université de la Sorbonne, Paris IV. Publicou, entre outros, Imagens da infância em Graciliano Ramos e Antoine de Saint-Exupéry. Fortaleza, Edições BNB, 2012, e Representações da Infância na Literatura. Rio de Janeiro, Makunaima, 2012.

Edmar Freitas (Messejana)

Poeta e escritor, nasceu em Limoeiro do Norte, Ceará, em 3 de Avril de 1954. Graduado em Letras pela UECE, já publicou vários livros de histórias infantis, sobre Messejana e de poesias. Recentemente, publicou Messejana – Itinerário Político e Administrativo (História), e os livros de poemas Estiagem, Espólio e Lonjuras. Como escritor, participou de vários concursos literários, tendo obtido o primeiro lugar no VIII Prêmio Cidade de Fortaleza de Literatura no ano de 1998, menção honrosa no IV Prêmio Ideal Clube de Literatura em 2011, além de ser um dos vencedores do Prêmio Literário PAIC/SEDUC – 2012, com o livro A Magia das Letras.

Audifax Rios (Mucuripe)

Nasceu em Santana do Acaraú, Ceará, em 17 de Abril de 1946. Escritor, cenógrafo, publicitário, artista plástico e artesão. Tem cerca de trinta livros publicados entre romance, crônica, infantil e cordel. E um outro tanto de exposições, geralmente abordando o mar e seus corajosos homens. Expôs em Brest, França, em 2004, com o conjunto Louvação do Jangadeiro e Praia dos Amores, quando da reinauguração da ponte metálica no governo Juraci Magalhães. Escreveu o poema Iracemar, ao qual juntou textos de amantes da praia de Luiz Assunção. Tem editado o Livro Dragão do Mar e seu tempo, que narra a luta dos negros pela abolição dos escravos no Ceará.

José Borzacchiello da Silva (Parangaba)

É geógrafo e professor universitário. Mestre e Doutor em Geografia Humana pela USP e pós-doutor na mesma área pela Université de Paris IV – Sorbonne. Atua como professor titular na graduação e professor permanente do programa de Pós-graduação em Geografia, da Universidade Federal do Ceará. É articulista do Jornal O POVO.

Pedro Salgueiro (Pici)

Nasceu no Ceará (Tamboril, 1964). Publicou O Peso do Morto, O Espantalho, Brincar com Armas, Dos Valores do Inimigo e Inimigos, de contos; além de Fortaleza Voadora, de crônicas. Venceu o Prêmio de Contos da Biblioteca Nacional/INL, o Prêmio da União Latina –Concurso Guimarães Rosa de Literatura/Radio France Internationale, dentre outros. Tem contos em diversas antologias, como Geração 90, Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século XX,Contos Cruéis e Quartas Histórias.

Edita as revistas Caos Portátil e Para Mamíferos. Organizou o Almanaque de Contos Cearenses e O Cravo Roxo do Diabo: o conto fantástico no Ceará. Dos Valores do Inimigo foi indicado para o vestibular da UFC em 2005 e 2006 e Inimigos, finalista do Prêmio Jabuti de Literatura, da Câmara Brasileira do Livro, em 2008. Escreve coluna no jornal O Povo.

Sobre o 5º Seminário do Patrimônio Cultural
Com o objetivo de reunir experiências inovadoras em educação patrimonial no âmbito nacional e internacional, aproximando as pessoas dos bens culturais e de políticas públicas para a preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do município, o 5° Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza acontece de 14 a 16 de abril de 2014, na sede do Crea-CE (Rua Castro e Silva, 81 - Centro).

Em 2014, ano em que Fortaleza completa 288 anos, o Seminário fará parte da programação em comemoração do aniversário da cidade e terá como tema central a educação para o patrimônio. O público-alvo esperado inclui estudantes de ensino fundamental e médio; estudantes do ensino superior das áreas de Patrimônio, Arquitetura, História, Turismo, Artes Visuais, dentre outras; professores da rede municipal e estadual de ensino; pesquisadores interessados; detentores e detentoras de bens registrados como patrimônio material; organizações da sociedade civil; representantes de movimentos sociais; profissionais de turismo; profissionais da educação da cidade e demais interessados.

O 5° Seminário do Patrimônio Cultural é uma realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura, numa promoção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e apoio do Centro Cultural do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) e do Serviço Social do Comércio (SESC).

Serviço
Lançamento da Coleção Pajeú
Dia: terça-feira (15), às 18h
Local: Crea-CE (Rua Castro e Silva, 81 - Centro).
Mais informações: 3105.1291

Programação completa do 5º Seminário do Patrimônio Cultural

14 de abril (segunda-feira)

8h às 17h - Credenciamento;

8h às 12h - Curso: Ações educativas para o patrimônio cultural | Ministrantes: Atila Bezerra Tolentino (representante da Casa do Patrimônio de João Pessoa / IPHAN) e Maria Olga Enrique Silva (representante da Casa do Patrimônio de João Pessoa / IPHAN);

13h - Mesa de Abertura;

13h30 às 15h30 - Mesa Redonda - Educação e patrimônio cultural: balanços de ações perspectivas para as cidades com a Profa. Dra. Lilian Amaral (UFG), Profa. Ms. Sônia Regina Rampim Florêncio (Ceduc / DAF/ Iphan) e Profa. Dra. Olaia Fontal - Universidade Valladolid;

16h às 18h - Mesa redonda - Educação patrimonial e mídias digitais com a Profa. Dra. Luciana de Oliveira Chianca - (UFPB) e Prof. Dr. Rodrigo Cury Paraizo (FAU-UFRJ | Mediador: Eurico Vasconcelos - Coordenador de Popularização da Ciência e da Cultura Digital - CITINOVA;

18h - Abertura de Exposição Evidências de um Percurso (Parangaba, Jacarecanga e Centro);



15 de abril (terça-feira)

8h às 12h - Curso: Ações educativas para o patrimônio cultural | Ministrantes: Atila Bezerra Tolentino (representante da Casa do Patrimônio de João Pessoa / IPHAN) e Maria Olga Enrique Silva (representante da Casa do Patrimônio de João Pessoa / IPHAN);

13h30 às 15h30 - Mesa redonda - Alternativas de financiamento e incentivos ao Patrimônio Cultural com a Profa. Dra. Lia Calabre - Casa Rui Barbosa (RJ), Profa. Dra. Cláudia Leitão (UECE) e Marília Diniz (SEBRAE) | Mediador: Robinson Passos de Castro e Silva - Secretário do Desenvolvimento Econômico - SDE;

16h às 18h - Mesa redonda - Valorização dos saberes populares pela educação com o Prof. Dr. Francisco Cabanzo – Universidad Antonio Nariño (UAN) Bogotá - Colombia, Prof. Dr. Oswald Barroso (UECE) e Prof. Dr. Clerton Martins (Unifor);

18h - Lançamento da Coleção Pajeú;



16 de abril (quarta-feira)

8h às 12h - Curso: Ações educativas para o patrimônio cultural | Ministrantes: Atila Bezerra Tolentino (representante da Casa do Patrimônio de João Pessoa / IPHAN) e Maria Olga Enrique Silva (representante da Casa do Patrimônio de João Pessoa / IPHAN);

13h30 às 15h30 - Mesa de encerramento - Experiências de valorização dos bens culturais com Atila Bezerra Tolentino (representante da Casa do Patrimônio de João Pessoa / IPHAN), Maria Olga Enrique Silva (representante da Casa do Patrimônio de João Pessoa / IPHAN), João Paulo Maropo (representante da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri) – Nova Olinda (CE) e Profa. Dra. Simone Scifoni (USP);

16h às 18h - Mesa redonda - Memória, Ambiente e Permanência com o Prof. Dr. Jorge de Albuquerque (PUC-SP) e Prof. Dr. Flávio de Lemos Carsalade (UFMG)| Mediador: Maria Águeda Pontes Caminha Muniz - Secretária de urbanismo e meio Ambiente - SEUMA.