A Vila das Artes promove, de segunda a quarta-feira (24 a 26/11), as oficinas do Danças Negras e Periféricas, programa de aulas abertas da Escola Pública de Dança que integra a programação do Negras Fortaleza, agenda especial dedicada à cultura e à identidade afro-brasileira. As aulas serão conduzidas pelas artistas e educadoras Clarissa Lemos, Pam Julião e Jhessy Mar, das 18h30 às 20h30.
Os encontros são presenciais e oferecem 25 vagas por dia, com inscrição por ordem de chegada. No primeiro dia (24/11), Clarissa apresenta ao público a oficina Afrodance: Ritmo, Corpo e Ancestralidade, a partir dessa modalidade de dança que mistura movimentos tradicionais da parte subsaariana do continente africano com práticas contemporâneas.
O segundo momento (25/11) é ministrado por Pam Julião, com a oficina Dancehall: Teoria e Prática de Movimento, História e Subversão, apresentando o ritmo jamaicano que combina reggae e batidas eletrônicas dançantes.
Já o terceiro e último dia (26/11) é da oficina EducaReggae - Aulas a Dois e Passinho, com Jhessy Mar. Na formação, a artista convida o público a experimentar um novo olhar sobre o reggae e ter uma vivência coletiva que une corpo, ritmo e consciência.
Sobre as ministrantes
Clarissa Lemos é dançarina, professora e pesquisadora de afrodance há sete anos. A artista já difundiu a modalidade por meio de aulas, apresentações e palestras dentro e fora do Ceará. Já realizou cursos no Instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e no Festival de Dança de Joinville, tendo também experiências com professores da África. Atualmente, cursa licenciatura em Educação Física na Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Pam Julião é uma mulher preta, periférica e artista com trajetória dedicada à dança como produtora, intérprete-criadora, professora e pesquisadora. Desenvolve linha de pesquisa focada no dancehall e nas danças afro-diaspóricas urbanas. É graduanda em Dança pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua como intérprete e criadora nos grupos Ghetto Fayah e Elas no House, além de dirigir a pesquisa Di Gyal Dem Rise no Laboratório da Escola Porto Iracema das Artes.
Jhessy Mar é educadora e artista à frente do EducaReggae, promovendo experiências que conectam corpo, ancestralidade e educação antirracista. Formada em Dança pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui trajetória que une arte, educação e cultura afro-diaspórica, desenvolvendo ações formativas que valorizam o reggae como ferramenta pedagógica, de resistência e transformação social.
Programa Danças Negras e Periféricas
Período: segunda a quarta-feira (24 a 26/11)
Horário: 18h30 às 20h20
Local: Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Inscrições por ordem de chegada
Vagas: 25 vagas por dia
Classificação indicativa: 16+
Programação
Segunda-feira (24/11) - Oficina Afrodance: Ritmo, Corpo e Ancestralidade, com Clarissa Lemos
Terça-feira (25/11) - Oficina Dancehall: Teoria e Prática de Movimento, História e Subversão, com Pam Julião
Quarta-feira (26/11) - Oficina EducaReggae - Aulas a Dois e Passinho, com Jhessy Mar
