Fortaleza se mobiliza para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado no dia 29 de janeiro, com uma semana intensa de serviços, acolhimento e cultura. A programação, que une a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), o Instituto Iracema e a Vila das Artes, busca garantir direitos fundamentais e o acesso a serviços públicos essenciais para a população trans e travesti.
Já na segunda-feira (26/01) acontece encontro do Grupo T – Pertencer é um Direito (Grupo Terapêutico), às 17h na sede do Cress (Benfica).
O ponto alto das ações acontece na quinta-feira (29/1), a partir das 13h, no Centro de Referência LGBTQIA+ Janaína Dutra. O Dia T oferecerá um mutirão de serviços voltados à dignidade: retificação de nome e gênero, emissão de RG, baixa de reservista e atendimento eleitoral com o TRE; testagem rápida (HIV/Sífilis), aferição de pressão e glicemia, além de autocoleta ginecológica; serviços de escova, maquiagem e ensaio fotográfico profissional, reforçando a identidade e a imagem pessoal, além de atendimento psicossocial e orientações jurídicas qualificadas.
De 26 a 30 de janeiro, a rede socioassistencial de Fortaleza, com todas as unidades do CRAS, Creas, Centros Pop e Unidades de Acolhimento realizarão atendimentos especiais no horário de funcionamento, das 8h às 17h, como inscrição no CadÚnico, orientações sobre benefícios e o uso do nome social em todos os procedimentos.
As ações em comemoração à Semana da Visibilidade Trans se encerram na sexta-feira (30/01), com o simpósio Práticas Afirmativas em Saúde Trans, às 8 horas, na Espfor, na Praia de Iracema.
Centro de Referência LGBTQIA+ Janaína Dutra
Referência nas políticas públicas de Fortaleza, o Centro de Referência LGBTQIA+ Janaína Dutra, reinaugurado em sua nova sede em 6 de outubro de 2025, apresenta números expressivos que reforçam sua importância para a comunidade.
Em pouco mais de dois meses de funcionamento, o equipamento consolidou o suporte à rede de proteção com os seguintes resultados técnicos: 76 novos atendimentos realizados, 110 encaminhamentos para a rede de enfrentamento à LGBTfobia, 160 sessões de atendimentos jurídicos e psicossociais e 570 pessoas (entre servidores municipais, pesquisadores e movimentos sociais) capacitadas por meio das ações do Núcleo de Educação Social.
Arte e Cultura na Vila das Artes
A cultura Ballroom e o audiovisual também integram a programação gratuita na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro):
- 28/01 (quarta-feira): Oficinas de Face (17h) e Vogue Femme (19h)
Inscrições via Instagram @viladasartesfortaleza
- 29/01 (quinta-feira): Exibição do filme "Salão de Baile: This Is Ballroom" (17h) e a competição T de Trans Ball 2 (18h30)
História: Por que 29 de janeiro?
O Dia Nacional da Visibilidade Trans foi instituído em 2004, marco da campanha Travesti e Respeito, lançada no Congresso Nacional. A data simboliza a luta por direitos básicos, contra a transfobia e pela despatologização das identidades trans no Brasil.
Endereços:
- Centro de Referência LGBTQIA+ Janaína Dutra: Rua Jaime Benévolo, 21 - Centro
- Cress Benfica: Rua Waldery Uchoa, 90 - Benfica
- Espfor: Avenida Almirante Barroso, 601 - Praia de Iracema
