
Instituído pela Lei Ordinária nº 10.709/2018, o Dia Municipal de Enfrentamento à Transfobia em Fortaleza, 15 de fevereiro, estabelece o compromisso do poder público com ações de conscientização e combate à discriminação
Para marcar a data, a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (Codivs), da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), promove iniciativas de sensibilização e visibilidade.
Como símbolo deste posicionamento, pontos icônicos da cidade, como a Ponte dos Ingleses e a Torre do Cristo Redentor, ganham iluminação nas cores da bandeira trans. A ação é um convite à reflexão e um chamado à população fortalezense para a promoção do respeito, da cidadania e do fim da violência contra pessoas trans. Os monumentos terão iluminação especial até o dia 20 de fevereiro.
Dia Estadual e Dia Municipal de Combate à Transfobia
O dia 15 de fevereiro foi instituído como o Dia Municipal de Combate à Transfobia pela Lei Ordinária nº 10.709, de 05 de abril de 2018. Esta data é uma homenagem a Dandara dos Santos (Dandara Ketlely), travesti de 42 anos que foi brutalmente assassinada em fevereiro de 2017, no bairro Bom Jardim.
