27 de January de 2023 em Social

Prefeito José Sarto amplia Cartão Missão Infância para 15 mil beneficiários

Auxílio de RS 50 é destinado a crianças de até 2 anos e 11 meses em vulnerabilidade e está disponível para 15 mil beneficiários a partir deste mês


grupo de pessoas posa para a foto
Segundo o prefeito José Sarto, o benefício contribui para a segurança alimentar e a redução das desigualdades sociais (Foto: Kiko Silva)

O prefeito José Sarto anunciou, nesta sexta-feira (27/01), a ampliação do Cartão Missão Infância, primeiro programa municipal de transferência direta de renda voltado para a Primeira Infância. A partir deste mês o benefício passará a contemplar 15 mil crianças de 0 a 2 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade, com auxílio de R$ 50. Até o último mês de dezembro, o número era de 13.600 crianças aptas a receberem o benefício.

Segundo o prefeito José Sarto, o benefício contribui para a segurança alimentar e a redução das desigualdades sociais. "O cartão Missão Infância é o primeiro programa municipal de transferência direta de renda para crianças de zero até dois anos e onze meses e atende famílias que têm a renda per capita de até cento e cinco reais, e a partir de hoje nós teremos quinze mil crianças beneficiadas. É uma maneira evidente de diminuir a desigualdade, de preservar a segurança alimentar de crianças e famílias que estão em extrema vulnerabilidade, e hoje a gente tem alegria de anunciar a ampliação," afirma.

O objetivo é amplificar o público alcançado para reduzir as desigualdades no acesso aos bens e serviços que atendam aos direitos da criança. De janeiro a dezembro de 2022, foram registrados 163.077 benefícios pagos, totalizando o valor de R$ 8.153.850,00.

O presidente da Fundação da Criança e Família Cidadã (Funci) Iraguassu Filho destaca a importância do benefício para as crianças contempladas. "Esse valor muitas vezes garante segurança alimentar para no mínimo uma semana, pode garantir acesso a medicamentos também. Às vezes as famílias acumulam mais de um benefício e acabam tendo nesse nesse valor um complemento muito importante. Temos recebido relatos de várias famílias mostrando que esse valor tem garantido alguns dias de alimentação, em alguns casos a mínima, pra aquela família," explica.

Acesso ao benefício

Para receber o benefício, que já está disponível para saque, é preciso atender os critérios estabelecidos pela Prefeitura de Fortaleza. São eles: crianças de 0 a 2 anos e 11 meses em situação de extrema vulnerabilidade em situação de extrema vulnerabilidade (renda per capta de 0 a 105,00), cujas famílias foram selecionadas a partir do Cadastro Único para Programas Sociais, do Governo Federal, que tenham seus cadastros atualizados nos últimos dois anos e que estejam com o esquema vacinal da criança em dia.

Para conferir se tem direito ou se precisar tirar dúvidas, é possível ligar para o número (85) 3131.7813 ou 156 ou pela Central 156 (https://central156.fortaleza.ce.gov.br/). O responsável financeiro identificado tem direito a um cartão, mesmo se tiver mais de uma criança. Ele é informado sobre qual agência deve se dirigir para a retirada do cartão, que pode ser usado na função débito ou para sacar o dinheiro em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil.

Ao receber o Cartão Missão Infância, com o documento de identidade (documento oficial com foto), o responsável financeiro pode sacar mensalmente o benefício nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou utilizar como cartão de débito.

Mais informações

- Quem pode ser contemplado com o Cartão Missão Infância?
Para receber o benefício, é preciso atender os critérios estabelecidos pela Prefeitura de Fortaleza. São eles: crianças de 0 a 2 anos e 11 meses em situação de extrema vulnerabilidade em situação de extrema vulnerabilidade (renda per capta de R$ 0 a 105,00), cujas famílias foram selecionadas a partir do Cadastro Único para Programas Sociais, do Governo Federal, que tenham seus cadastros atualizados nos últimos dois anos e que estejam com o esquema vacinal da criança em dia.

- Como sei que sou um beneficiário?
Para conferir se tem direito ou se precisar tirar dúvidas, é possível ligar para o número (85) 3131.7813 ou 156 ou pela Central 156 (https://central156.fortaleza.ce.gov.br/ ). O responsável financeiro identificado tem direito a um cartão, mesmo se tiver mais de uma criança. Ele é informado sobre qual agência deve se dirigir para a retirada do cartão, que pode ser usado na função débito ou para sacar o dinheiro em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil.

- Como faço para sacar o benefício?
Ao receber o Cartão Missão Infância, com o documento de identidade (documento oficial com foto), o responsável financeiro pode sacar mensalmente o benefício nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou utilizar como cartão de débito.

- Quando deixo de receber o benefício?
Os critérios estabelecidos geram uma rotatividade de beneficiários, dando oportunidade de mais crianças receberem o auxílio mensal. Quando a criança completa 3 anos, por exemplo, é automaticamente retirada do sistema e a vaga é destinada a outras crianças que se enquadrem nos critérios do programa. Outra hipótese é a não retirada do auxílio por seis meses. A lista de beneficiários do Cartão Missão Infância também é atualizada com a movimentação do Cadastro Único para Programas Sociais, do Governo Federal, com a comprovação de maior vulnerabilidade social.

- Perdi o Cartão Missão Infância e agora?
Em caso de perda, o responsável financeiro deve entrar em contato com a Central do Banco do Brasil pelo telefone 4004 0001 para adquirir a 2ª via do cartão.

Prefeito José Sarto amplia Cartão Missão Infância para 15 mil beneficiários

Auxílio de RS 50 é destinado a crianças de até 2 anos e 11 meses em vulnerabilidade e está disponível para 15 mil beneficiários a partir deste mês

grupo de pessoas posa para a foto
Segundo o prefeito José Sarto, o benefício contribui para a segurança alimentar e a redução das desigualdades sociais (Foto: Kiko Silva)

O prefeito José Sarto anunciou, nesta sexta-feira (27/01), a ampliação do Cartão Missão Infância, primeiro programa municipal de transferência direta de renda voltado para a Primeira Infância. A partir deste mês o benefício passará a contemplar 15 mil crianças de 0 a 2 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade, com auxílio de R$ 50. Até o último mês de dezembro, o número era de 13.600 crianças aptas a receberem o benefício.

Segundo o prefeito José Sarto, o benefício contribui para a segurança alimentar e a redução das desigualdades sociais. "O cartão Missão Infância é o primeiro programa municipal de transferência direta de renda para crianças de zero até dois anos e onze meses e atende famílias que têm a renda per capita de até cento e cinco reais, e a partir de hoje nós teremos quinze mil crianças beneficiadas. É uma maneira evidente de diminuir a desigualdade, de preservar a segurança alimentar de crianças e famílias que estão em extrema vulnerabilidade, e hoje a gente tem alegria de anunciar a ampliação," afirma.

O objetivo é amplificar o público alcançado para reduzir as desigualdades no acesso aos bens e serviços que atendam aos direitos da criança. De janeiro a dezembro de 2022, foram registrados 163.077 benefícios pagos, totalizando o valor de R$ 8.153.850,00.

O presidente da Fundação da Criança e Família Cidadã (Funci) Iraguassu Filho destaca a importância do benefício para as crianças contempladas. "Esse valor muitas vezes garante segurança alimentar para no mínimo uma semana, pode garantir acesso a medicamentos também. Às vezes as famílias acumulam mais de um benefício e acabam tendo nesse nesse valor um complemento muito importante. Temos recebido relatos de várias famílias mostrando que esse valor tem garantido alguns dias de alimentação, em alguns casos a mínima, pra aquela família," explica.

Acesso ao benefício

Para receber o benefício, que já está disponível para saque, é preciso atender os critérios estabelecidos pela Prefeitura de Fortaleza. São eles: crianças de 0 a 2 anos e 11 meses em situação de extrema vulnerabilidade em situação de extrema vulnerabilidade (renda per capta de 0 a 105,00), cujas famílias foram selecionadas a partir do Cadastro Único para Programas Sociais, do Governo Federal, que tenham seus cadastros atualizados nos últimos dois anos e que estejam com o esquema vacinal da criança em dia.

Para conferir se tem direito ou se precisar tirar dúvidas, é possível ligar para o número (85) 3131.7813 ou 156 ou pela Central 156 (https://central156.fortaleza.ce.gov.br/). O responsável financeiro identificado tem direito a um cartão, mesmo se tiver mais de uma criança. Ele é informado sobre qual agência deve se dirigir para a retirada do cartão, que pode ser usado na função débito ou para sacar o dinheiro em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil.

Ao receber o Cartão Missão Infância, com o documento de identidade (documento oficial com foto), o responsável financeiro pode sacar mensalmente o benefício nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou utilizar como cartão de débito.

Mais informações

- Quem pode ser contemplado com o Cartão Missão Infância?
Para receber o benefício, é preciso atender os critérios estabelecidos pela Prefeitura de Fortaleza. São eles: crianças de 0 a 2 anos e 11 meses em situação de extrema vulnerabilidade em situação de extrema vulnerabilidade (renda per capta de R$ 0 a 105,00), cujas famílias foram selecionadas a partir do Cadastro Único para Programas Sociais, do Governo Federal, que tenham seus cadastros atualizados nos últimos dois anos e que estejam com o esquema vacinal da criança em dia.

- Como sei que sou um beneficiário?
Para conferir se tem direito ou se precisar tirar dúvidas, é possível ligar para o número (85) 3131.7813 ou 156 ou pela Central 156 (https://central156.fortaleza.ce.gov.br/ ). O responsável financeiro identificado tem direito a um cartão, mesmo se tiver mais de uma criança. Ele é informado sobre qual agência deve se dirigir para a retirada do cartão, que pode ser usado na função débito ou para sacar o dinheiro em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil.

- Como faço para sacar o benefício?
Ao receber o Cartão Missão Infância, com o documento de identidade (documento oficial com foto), o responsável financeiro pode sacar mensalmente o benefício nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou utilizar como cartão de débito.

- Quando deixo de receber o benefício?
Os critérios estabelecidos geram uma rotatividade de beneficiários, dando oportunidade de mais crianças receberem o auxílio mensal. Quando a criança completa 3 anos, por exemplo, é automaticamente retirada do sistema e a vaga é destinada a outras crianças que se enquadrem nos critérios do programa. Outra hipótese é a não retirada do auxílio por seis meses. A lista de beneficiários do Cartão Missão Infância também é atualizada com a movimentação do Cadastro Único para Programas Sociais, do Governo Federal, com a comprovação de maior vulnerabilidade social.

- Perdi o Cartão Missão Infância e agora?
Em caso de perda, o responsável financeiro deve entrar em contato com a Central do Banco do Brasil pelo telefone 4004 0001 para adquirir a 2ª via do cartão.