07 de August de 2017 em Saúde

Prefeito Roberto Cláudio lança ferramenta para avaliação do atendimento nos postos de saúde

O Projeto @valie foi apresentado na manhã desta segunda-feira (07/08) na unidade de Saúde Anastácio Magalhães, no bairro Rodolfo Teófilo


prefeito roberto cláudio faz discurso
"A gente quer dar, com esse equipamento, voz aos usuários, para que ele mesmo avalie o nosso sistema", destacou o Prefeito
O prefeito Roberto Cláudio lançou o Projeto @valie nos postos de saúde de Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (07/08), na unidade de Saúde Anastácio Magalhães, no bairro Rodolfo Teófilo. A ferramenta tem como objetivo aproximar a população da gestão e dar maior efetividade aos serviços prestados, por meio da avaliação dos atendimentos recebidos pelos usuários nas unidades de saúde municipal.

“O posto de saúde, por ser a porta de entrada para todo o sistema, é o que concentra o maior número de usuários na cidade. Há uma série de reclamações, como por exemplo, a falta de um medicamento específico e a ausência do cumprimento da escala de um profissional. A gente quer dar, com esse equipamento, voz aos usuários, para que ele mesmo avalie o nosso sistema e, com isso, tenhamos informação em tempo real, todo dia, de como está o andamento das análises do usuário de todos os postos da cidade, para a gente administrar uma rede grande e descentralizada, que é a rede de postos de saúde”, afirmou Roberto Cláudio.

Com o novo serviço, os usuários poderão avaliar o atendimento por meio de totens disponibilizados em cada um dos 109 postos de saúde, além do anexo Maria Cirino, no bairro Moura Brasil. O sistema criado permite avaliar o atendimento dos profissionais, a disponibilidade de medicamentos e insumos, marcação de consultas e exames especializados, entre outros serviços dos postos de saúde.

As respostas da avaliação de cada cidadão serão catalogadas pelo sistema e disponibilizadas para a gestão da saúde municipal realizar o acompanhamento e análise contínua dos processos, na busca da qualidade da assistência e dos serviços prestados à população, como explicou a secretária da Saúde, Joana Maciel. “O @valie se propõem a nos dar relatórios gerenciais, então, teremos a oportunidade de analisar qualquer dificuldade encontrada, em tempo real, pelos usuários naquela unidade especificamente. A informática veio para nos ajudar nesse aspecto”, disse a gestora.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Universidade de Fortaleza (Unifor), amplia o direito do cidadão de avaliar o atendimento recebido e se soma a outros mecanismos de participação social que a gestão já dispõe, como conselhos, ouvidoria, entre outros. De acordo com o diretor de Pesquisa e Inovação da Unifor, Vasco Furtado, tudo foi feito de forma simples e didática, para que o cidadão possa ter a melhor experiência.

Marlúcia de Almeida, usuária do posto Anastácio Magalhães, disse que o novo serviço vem em boa hora. “Agora, a gente sabe que pode fazer uma reclamação, que vai chegar diretamente para o responsável. A gente pode avaliar os atendimentos dos médicos, funcionários, na hora que chega, se tem medicamento, teremos um retorno muito bom. Antes, reclamávamos para alguém e não sabíamos se iriam ou não ficar sabendo lá na Prefeitura, tínhamos muita dificuldade, voltávamos frutados. Está de parabéns o Prefeito”, completou.

Hoje, o serviço público mais usado da Prefeitura de Fortaleza pelos cidadãos é o da saúde. Um universo de 2,3 milhões de pessoas depende do SUS na capital. Com o novo serviço, 100% dos postos de saúde da capital recebem os totens, que irão beneficiar diretamente os usuários que terão meios concretos para reclamar, realizar sugestões e, com isso, ter um retorno eficaz dos serviços prestados pela Prefeitura.

Prefeito Roberto Cláudio lança ferramenta para avaliação do atendimento nos postos de saúde

O Projeto @valie foi apresentado na manhã desta segunda-feira (07/08) na unidade de Saúde Anastácio Magalhães, no bairro Rodolfo Teófilo

prefeito roberto cláudio faz discurso
"A gente quer dar, com esse equipamento, voz aos usuários, para que ele mesmo avalie o nosso sistema", destacou o Prefeito
O prefeito Roberto Cláudio lançou o Projeto @valie nos postos de saúde de Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (07/08), na unidade de Saúde Anastácio Magalhães, no bairro Rodolfo Teófilo. A ferramenta tem como objetivo aproximar a população da gestão e dar maior efetividade aos serviços prestados, por meio da avaliação dos atendimentos recebidos pelos usuários nas unidades de saúde municipal.

“O posto de saúde, por ser a porta de entrada para todo o sistema, é o que concentra o maior número de usuários na cidade. Há uma série de reclamações, como por exemplo, a falta de um medicamento específico e a ausência do cumprimento da escala de um profissional. A gente quer dar, com esse equipamento, voz aos usuários, para que ele mesmo avalie o nosso sistema e, com isso, tenhamos informação em tempo real, todo dia, de como está o andamento das análises do usuário de todos os postos da cidade, para a gente administrar uma rede grande e descentralizada, que é a rede de postos de saúde”, afirmou Roberto Cláudio.

Com o novo serviço, os usuários poderão avaliar o atendimento por meio de totens disponibilizados em cada um dos 109 postos de saúde, além do anexo Maria Cirino, no bairro Moura Brasil. O sistema criado permite avaliar o atendimento dos profissionais, a disponibilidade de medicamentos e insumos, marcação de consultas e exames especializados, entre outros serviços dos postos de saúde.

As respostas da avaliação de cada cidadão serão catalogadas pelo sistema e disponibilizadas para a gestão da saúde municipal realizar o acompanhamento e análise contínua dos processos, na busca da qualidade da assistência e dos serviços prestados à população, como explicou a secretária da Saúde, Joana Maciel. “O @valie se propõem a nos dar relatórios gerenciais, então, teremos a oportunidade de analisar qualquer dificuldade encontrada, em tempo real, pelos usuários naquela unidade especificamente. A informática veio para nos ajudar nesse aspecto”, disse a gestora.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Universidade de Fortaleza (Unifor), amplia o direito do cidadão de avaliar o atendimento recebido e se soma a outros mecanismos de participação social que a gestão já dispõe, como conselhos, ouvidoria, entre outros. De acordo com o diretor de Pesquisa e Inovação da Unifor, Vasco Furtado, tudo foi feito de forma simples e didática, para que o cidadão possa ter a melhor experiência.

Marlúcia de Almeida, usuária do posto Anastácio Magalhães, disse que o novo serviço vem em boa hora. “Agora, a gente sabe que pode fazer uma reclamação, que vai chegar diretamente para o responsável. A gente pode avaliar os atendimentos dos médicos, funcionários, na hora que chega, se tem medicamento, teremos um retorno muito bom. Antes, reclamávamos para alguém e não sabíamos se iriam ou não ficar sabendo lá na Prefeitura, tínhamos muita dificuldade, voltávamos frutados. Está de parabéns o Prefeito”, completou.

Hoje, o serviço público mais usado da Prefeitura de Fortaleza pelos cidadãos é o da saúde. Um universo de 2,3 milhões de pessoas depende do SUS na capital. Com o novo serviço, 100% dos postos de saúde da capital recebem os totens, que irão beneficiar diretamente os usuários que terão meios concretos para reclamar, realizar sugestões e, com isso, ter um retorno eficaz dos serviços prestados pela Prefeitura.