A Prefeitura de Fortaleza lança, nesta sexta-feira (28/11), às 18h, no Anfiteatro Lauro Maia, do Bosque Dom Delgado, situado no Paço Municipal, a 5ª edição da Coleção Pajeú. Por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), o evento contará com a apresentação de nove títulos, seguida de atração musical e sessão de autógrafos com os autores.
Desta vez, serão retratados os bairros Aeroporto (Romeu Duarte), Álvaro Weyne (Lara Silva), Dionísio Torres (Glória Diógenes), Edson Queiroz (Alberto Perdigão), José de Alencar (Irlys Barreira), Passaré (Lídia Valesca Pimentel), Siqueira (Socorro Sales), além de destacados dois importantes equipamentos geridos pela Secultffor, o Teatro São José (Ricardo Guilherme) e o Passeio Público (Gylmar Chaves), este último título direcionado ao público infantil.
Cada um dos livros da Coleção Pajeú traz narrativas construídas de histórias e memórias a partir da oralidade e pesquisa bibliográfica sobre os bairros. "A proposta editorial da Coleção Pajeú é reafirmar a memória material e imaterial dos bairros de nossa Cidade, permeada por uma consciência histórica e cidadã", explica Gylmar Chaves, idealizador e produtor da coleção.
Para a secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, a publicação celebra aquilo que constitui e une os fortalezenses. “Que cada livro desta edição seja acolhido como uma celebração do nosso patrimônio e como uma ferramenta de afeto, conhecimento e pertencimento para os moradores de Fortaleza”, destaca.
Coleção Pajeú
A Coleção Pajeú é uma publicação da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), idealizada e produzida por Gylmar Chaves, com coordenação editorial de Patrícia Veloso (Editora Terra da Luz). Consolidada como um dos mais relevantes projetos de registro, valorização e difusão da memória cultural e territorial de Fortaleza, a Coleção dedica-se, desde sua criação, a documentar histórias, identidades e singularidades dos bairros da capital cearense por meio de obras literárias e ensaísticas assinadas por autores profundamente ligados aos territórios retratados.
Ao longo de suas quatro edições já lançadas, o projeto construiu um amplo mosaico da cidade. A 1ª edição, publicada em 2014, apresentou títulos dedicados à Barra do Ceará, Mucuripe, Centro, Maraponga, Messejana, Parangaba e Pici, inaugurando uma cartografia afetiva e literária de Fortaleza. Em 2015, a 2ª edição ampliou o alcance da iniciativa com livros sobre Aldeota, Bom Jardim, Parquelândia, Jacarecanga, Benfica e Aerolândia, além de uma obra infantil sobre o Parque da Liberdade.
A 3ª edição, lançada em 2016, reforçou a diversidade temática e geográfica da Coleção, trazendo publicações sobre José Walter, Pirambu, Praia de Iracema, Montese, Conjunto Palmeiras e Rodolfo Teófilo, além de títulos dedicados a importantes expressões culturais, como o Teatro São José, a música de Fortaleza e o maracatu.
Retomada em 2023, a 4ª edição apresentou novos olhares sobre Antônio Bezerra, Carlito Pamplona, Papicu, Bairro de Fátima, Conjunto Ceará, Jangurussu, Jardim das Oliveiras e Mondubim, reafirmando o compromisso do projeto com a preservação da memória, a valorização das identidades locais e a ampliação do conhecimento sobre os territórios que compõem Fortaleza.
Serviço
Lançamento da 5ª Edição da Coleção Pajeú
Data: 28/11 (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Anfiteatro Lauro Maia, no Bosque Dom Delgado, com acesso pela Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, 4 - Centro)
