
A Prefeitura de Fortaleza divulgou a programação do Infância Viva Folia, bloquinho infantil que integra o Ciclo Carnavalesco 2026 e foi pensado especialmente para garantir que crianças e famílias também vivenciem o Carnaval de forma lúdica, segura e inclusiva. As atividades acontecem nos domingos de Pré-Carnaval, na Cidade da Criança, e durante o período oficial da festa, no Passeio Público.
Além de fazer parte da agenda de shows, o Infância Viva Folia ressalta a valorização da infância dentro do Carnaval de Fortaleza, articulando cultura, políticas públicas e garantia de direitos. A programação reúne apresentações musicais, personagens, cantigas, marchinhas e interação com o público infantil, fortalecendo o brincar, a convivência familiar e a ocupação afetiva dos espaços públicos.
Infância Viva Fortaleza
É um dos oito programas do Plano Fortaleza Inclusiva, que tem como objetivo cuidar das crianças e de suas famílias, principalmente, daquelas que mais precisam. O Infância Viva Fortaleza é uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer o direito ao brincar, estimular a convivência comunitária e aproximar as políticas públicas das famílias fortalezenses. O programa oferece apoio para transformar a vida de todos os envolvidos. A ideia é garantir que as crianças e suas famílias tenham acesso a serviços essenciais, como saúde, educação, assistência social e proteção, criando chances para que cresçam com saúde, segurança e de forma plena. Em 2025, ocorreram seis edições do Infância Viva na Praça, com mais de 9 mil pessoas beneficiadas.
Pré-Carnaval Infantil na Cidade da Criança
Datas: domingos (25/01, 1º/02 e 08/02)
Local: Cidade da Criança (Av. Visconde do Rio Branco, 922 – Centro)
25/1 (domingo)
9h às 10h20 – Gal Saldanha
10h40 às 12h – Canta Kids
1º/2 (domingo)
9h às 10h20 – Projeto Carambola
10h40 às 12h – Banda Aquarelinha
08/02 (domingo)
9h às 10h20 – Tia Samila & Sua Turma
10h40 às 12h – Charanga do Tio Marcão
Carnaval Infantil no Passeio Público
Data: 14/02 a 17/02
Local: Passeio Público
Endereço: Praça dos Mártires (Rua João Moreira, s/n – Centro)
14/02 (sábado)
9h às 10h20 – Gal Saldanha
10h40 às 12h – Canta Kids
15/02 (domingo)
9h às 10h20 – Projeto Carambola
10h40 às 12h – Banda Aquarelinha
16/02 (segunda-feira)
9h às 10h20 – Tia Samila & Sua Turma
10h40 às 12h – Charanga do Tio Marcão
17/02 (terça-feira)
9h às 10h20 – Tia Samila & Sua Turma
10h às 10h40 – Projeto Carambola
11h às 11h40 – Gal Saldanha
