05 de September de 2018 em Fortaleza

Prefeitura de Fortaleza realiza 9.732 atendimentos do VetMóvel em três meses

Nesse período, foram atendidos 6.734 cães e 2.998 gatos


Atuam no VetMóvel quatro médicos veterinários
Atuam no VetMóvel quatro médicos veterinários

A Prefeitura de Fortaleza celebra três meses de atividades do Vetmóvel com 9.732 atendimentos gratuitos a cães e gatos em diversos bairros da Cidade. Com três meses de atividade, o equipamento itinerante se tornou referência de serviços clínico-veterinários e castração de animais pertencentes a tutores de baixa renda.

Atuando na cidade desde o dia 4 de junho deste ano, o Vetmóvel já atendeu 9.732 cães e gatos da cidade. Destes, foram 3.680 vacinas, 3225 consultas, 1987 exames e 830 castrações. Ao todo, foram atendidos 6.734 cães e 2.998 gatos. Das 830 castrações, 386 animais pertencem a tutores de baixa renda do público em geral, 280 têm o auxílio de protetores independentes e 164 são oriundos de ONGs.

Desenvolvido pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), que é vinculada à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o VetMóvel já passou pelo Shopping RioMar Fortaleza, Parque Adahil Barreto, Cuca Barra, Parque Del Sol, Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (Imparh), Escola Professora Lireda Facó, Paço Municipal, Parque Rio Branco, Lar Torres de Melo, Dragão do Mar, UrbFor, Cuca do Jangurussu, CSU José Walter e está estacionado nesta semana na Cidade Ecológica com uma proposta de atendimento diferente da convencional.

Para que os atendimentos ocorram, atuam no VetMóvel quatro médicos veterinários, sendo um clínico geral, um anestesista e dois cirurgiões. O equipamento também oferece, gratuitamente, registro geral animal e distribuição de material educativo com informações sobre bem-estar animal e guarda responsável.

Atendimentos no VetMóvel

As atividades gratuitas de consulta veterinária, vacinação antirrábica e exame para diagnóstico do Calazar são disponibilizadas aos animais de tutores do público em geral. Já as castrações são destinadas exclusivamente aos animais de tutores de baixa renda e oriundos de ONGs e protetores independentes, sendo obrigatória a apresentação do NIS, RG, CPF e comprovante de endereço dos tutores para a realização do serviço. As castrações precisam ser agendadas pelo número (85) 3272-3356 ou presencialmente, na sede da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), na Av. Pontes Vieira, 2391.

Normalmente, as atividades são desenvolvidas da seguinte forma:
- Segunda-feira
Atendimento clínico para animais com tutores e atendimento cirúrgico para os animais de ONGs de caninos (cães);

- Terça-feira
Atendimento cirúrgico previamente agendado para caninos (cães) de tutores de baixa renda;

- Quarta-feira
Atendimento clínico para animais com tutores e atendimento cirúrgico para os animais de ONGs de felinos (gatos);

- Quinta-feira
Atendimento cirúrgico previamente agendado para felinos (gatos) de tutores de baixa renda;

- Sexta-feira
a) Atendimento cirúrgico previamente agendado para felinos (gatos) de tutores de baixa renda;
b) Acompanhamento pós-cirúrgico no local da semana anterior.

Documentação e regras para atendimento

Normalmente, as atividades são desenvolvidas da seguinte forma:

- Segunda-feira
Atendimento clínico para animais com tutores e atendimento cirúrgico para os animais de ONGs de caninos (cães);

- Terça-feira
Atendimento cirúrgico previamente agendado para caninos (cães) de tutores de baixa renda;

- Quarta-feira
Atendimento clínico para animais com tutores e atendimento cirúrgico para os animais de ONGs de felinos (gatos);

- Quinta-feira
Atendimento cirúrgico previamente agendado para felinos (gatos) de tutores de baixa renda;

- Sexta-feira
a) Atendimento cirúrgico previamente agendado para felinos (gatos) de tutores de baixa renda;
b) Acompanhamento pós-cirúrgico no local da semana anterior.

Documentação e regras para atendimento
I – As atividades de consulta veterinária, vacinação antirrábica e exame para diagnóstico do Calazar são disponibilizadas aos animais do público em geral

II – O atendimento clínico acontece mediante a retirada de senhas, sendo disponibilizadas 40 senhas por dia, 20 no período da manhã e 20 à tarde;

III – As castrações são destinadas exclusivamente aos animais de tutores de baixa renda e oriundos de ONGs e protetores independentes. É obrigatório a apresentação do NIS, RG, CPF e comprovante de endereço do tutor;

IV – O retorno para o acompanhamento pós-cirúrgico será feito por um médico cirúrgico-veterinário no local da semana anterior, sempre das 8h às 10h. Caso o animal não seja levado ao local marcado para avaliação, o tutor poderá levá-lo aonde o VetMóvel estiver em atividade, tendo prioridade no atendimento. Durante a semana, os animais que precisarem retornar ao VetMóvel para avaliação pós-cirúrgica, poderão ir ao equipamento ou entrar em contato para orientação pelo telefone da Coepa: (85) 3272-3356;

V – O VetMóvel irá atender os animais oriundos das ONGs e protetores independentes cadastrados na Coepa, cujo controle está sendo feito por meio de parceria com a ONG Deixa Viver, no sentido de encaminhar os animais para serem castrados, enquanto não for feito o chamamento público para credenciamento das clínicas veterinárias. Os protetores independentes cadastrados encaminharão suas demandas diretamente à Coepa;

VI – Os animais deverão ter jejum alimentar de 12 horas e jejum hídrico (água) de 6 horas para as castrações previamente agendadas;

VII – Os animais de ponto de abandono só serão castrados se tiverem protetor independente que ofereçam lar temporário para o pós-operatório e assinem termo de responsabilidade, após passarem por avaliação clínica e exames complementares.

Prefeitura de Fortaleza realiza 9.732 atendimentos do VetMóvel em três meses

Nesse período, foram atendidos 6.734 cães e 2.998 gatos

Atuam no VetMóvel quatro médicos veterinários
Atuam no VetMóvel quatro médicos veterinários

A Prefeitura de Fortaleza celebra três meses de atividades do Vetmóvel com 9.732 atendimentos gratuitos a cães e gatos em diversos bairros da Cidade. Com três meses de atividade, o equipamento itinerante se tornou referência de serviços clínico-veterinários e castração de animais pertencentes a tutores de baixa renda.

Atuando na cidade desde o dia 4 de junho deste ano, o Vetmóvel já atendeu 9.732 cães e gatos da cidade. Destes, foram 3.680 vacinas, 3225 consultas, 1987 exames e 830 castrações. Ao todo, foram atendidos 6.734 cães e 2.998 gatos. Das 830 castrações, 386 animais pertencem a tutores de baixa renda do público em geral, 280 têm o auxílio de protetores independentes e 164 são oriundos de ONGs.

Desenvolvido pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), que é vinculada à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o VetMóvel já passou pelo Shopping RioMar Fortaleza, Parque Adahil Barreto, Cuca Barra, Parque Del Sol, Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (Imparh), Escola Professora Lireda Facó, Paço Municipal, Parque Rio Branco, Lar Torres de Melo, Dragão do Mar, UrbFor, Cuca do Jangurussu, CSU José Walter e está estacionado nesta semana na Cidade Ecológica com uma proposta de atendimento diferente da convencional.

Para que os atendimentos ocorram, atuam no VetMóvel quatro médicos veterinários, sendo um clínico geral, um anestesista e dois cirurgiões. O equipamento também oferece, gratuitamente, registro geral animal e distribuição de material educativo com informações sobre bem-estar animal e guarda responsável.

Atendimentos no VetMóvel

As atividades gratuitas de consulta veterinária, vacinação antirrábica e exame para diagnóstico do Calazar são disponibilizadas aos animais de tutores do público em geral. Já as castrações são destinadas exclusivamente aos animais de tutores de baixa renda e oriundos de ONGs e protetores independentes, sendo obrigatória a apresentação do NIS, RG, CPF e comprovante de endereço dos tutores para a realização do serviço. As castrações precisam ser agendadas pelo número (85) 3272-3356 ou presencialmente, na sede da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), na Av. Pontes Vieira, 2391.

Normalmente, as atividades são desenvolvidas da seguinte forma:
- Segunda-feira
Atendimento clínico para animais com tutores e atendimento cirúrgico para os animais de ONGs de caninos (cães);

- Terça-feira
Atendimento cirúrgico previamente agendado para caninos (cães) de tutores de baixa renda;

- Quarta-feira
Atendimento clínico para animais com tutores e atendimento cirúrgico para os animais de ONGs de felinos (gatos);

- Quinta-feira
Atendimento cirúrgico previamente agendado para felinos (gatos) de tutores de baixa renda;

- Sexta-feira
a) Atendimento cirúrgico previamente agendado para felinos (gatos) de tutores de baixa renda;
b) Acompanhamento pós-cirúrgico no local da semana anterior.

Documentação e regras para atendimento

Normalmente, as atividades são desenvolvidas da seguinte forma:

- Segunda-feira
Atendimento clínico para animais com tutores e atendimento cirúrgico para os animais de ONGs de caninos (cães);

- Terça-feira
Atendimento cirúrgico previamente agendado para caninos (cães) de tutores de baixa renda;

- Quarta-feira
Atendimento clínico para animais com tutores e atendimento cirúrgico para os animais de ONGs de felinos (gatos);

- Quinta-feira
Atendimento cirúrgico previamente agendado para felinos (gatos) de tutores de baixa renda;

- Sexta-feira
a) Atendimento cirúrgico previamente agendado para felinos (gatos) de tutores de baixa renda;
b) Acompanhamento pós-cirúrgico no local da semana anterior.

Documentação e regras para atendimento
I – As atividades de consulta veterinária, vacinação antirrábica e exame para diagnóstico do Calazar são disponibilizadas aos animais do público em geral

II – O atendimento clínico acontece mediante a retirada de senhas, sendo disponibilizadas 40 senhas por dia, 20 no período da manhã e 20 à tarde;

III – As castrações são destinadas exclusivamente aos animais de tutores de baixa renda e oriundos de ONGs e protetores independentes. É obrigatório a apresentação do NIS, RG, CPF e comprovante de endereço do tutor;

IV – O retorno para o acompanhamento pós-cirúrgico será feito por um médico cirúrgico-veterinário no local da semana anterior, sempre das 8h às 10h. Caso o animal não seja levado ao local marcado para avaliação, o tutor poderá levá-lo aonde o VetMóvel estiver em atividade, tendo prioridade no atendimento. Durante a semana, os animais que precisarem retornar ao VetMóvel para avaliação pós-cirúrgica, poderão ir ao equipamento ou entrar em contato para orientação pelo telefone da Coepa: (85) 3272-3356;

V – O VetMóvel irá atender os animais oriundos das ONGs e protetores independentes cadastrados na Coepa, cujo controle está sendo feito por meio de parceria com a ONG Deixa Viver, no sentido de encaminhar os animais para serem castrados, enquanto não for feito o chamamento público para credenciamento das clínicas veterinárias. Os protetores independentes cadastrados encaminharão suas demandas diretamente à Coepa;

VI – Os animais deverão ter jejum alimentar de 12 horas e jejum hídrico (água) de 6 horas para as castrações previamente agendadas;

VII – Os animais de ponto de abandono só serão castrados se tiverem protetor independente que ofereçam lar temporário para o pós-operatório e assinem termo de responsabilidade, após passarem por avaliação clínica e exames complementares.