11 de April de 2024 em Fortaleza

Prefeitura divulga plano operacional para shows do aniversário de Fortaleza neste sábado (13/04)

A festa acontece a partir das 18h, no Aterrinho da Praia de Iracema


bloqueio de trânsito na Av. Beira-Mar
Bloqueios viários estão previstos nos seguintes trechos: Av. Beira-Mar (entre Ildefonso Albano e Arariús), Rua Ildefonso Albano (entre Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar) e Rua João Cordeiro (entre Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar)

Para garantir conforto e segurança aos fortalezenses que irão comemorar os 298 anos de Fortaleza neste sábado (13/04), a Prefeitura elaborou um plano operacional envolvendo transporte público, segurança, fiscalização, iluminação, limpeza, saúde, entre outros.

A festa acontece a partir das 18h no Aterrinho de Praia de Iracema e contará com a participação dos grupos locais Essas Mulheres e Borogodó, além das atrações nacionais Preta Gil e Vanessa da Mata.

Saiba mais: Preta Gil e Vanessa da Mata são as grandes atrações do aniversário de 298 anos de Fortaleza neste sábado (13/04)

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizará uma operação especial com a presença de 40 agentes e orientadores de tráfego. O objetivo é disciplinar a circulação de veículos e pedestres, garantindo deslocamentos seguros aos participantes que vão acompanhar o evento. Os trabalhos terão início às 5h com a coibição de estacionamento na Rua João Cordeiro e Av. Beira-Mar.

Os bloqueios viários estão previstos para começar às sete horas nos seguintes trechos: Av. Beira-Mar (entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús), Rua Ildefonso Albano (entre as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar) e Rua João Cordeiro (entre as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar).

Viaturas também percorrerão o entorno coibindo irregularidades e as principais vias de acesso serão acompanhadas por meio das câmeras de videomonitoramento da Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito.

A AMC orienta que seja priorizado o transporte público, táxi ou veículos por aplicativo e haja respeito às normas de trânsito. Além disso, os condutores devem respeitar os limites de velocidade, não combinar o consumo de bebidas alcoólicas e direção, e não estacionar em locais proibidos - como passeios, garagens e ao lado de canteiros.

Transporte público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) planeja a operação de transporte para o evento no aterro da Praia de Iracema com a oferta de 17 linhas no entorno, contando com reforço de 15 veículos reserva.

Além disso, durante todo o dia, os usuários de transporte público poderão usufruir do benefício da tarifa social, ou seja, um desconto no valor da passagem. O valor da tarifa inteira será de R$ 3,90 e a tarifa estudantil, R$ 1,50.

- Linhas que circulam no entorno da Praia de Iracema

011 – Circular I
012 – Circular II
051 – Grande Circular I
052 – Grande Circular II
055 – Corujão/ Grande Circular I
056 – Corujão / Grande Circular II
071 – Antônio Bezerra / Mucuripe
073 – Siqueira / Praia de Iracema
077 – Parangaba/ Mucuripe
092 – Antônio Bezerra / Papicu / Praia de Iracema
099 – Siqueira / Mucuripe / Barão do Studart
120 – Vila do Mar / Náutico/Antônio Bezerra I
711 – Barra do Ceará / Cais do Porto
752 – Caça e Pesca / Centro
901 - Dom Luis / Papicu / Centro
905 – Meireles / Centro
906 – Caça e Pesca / Serviluz / Centro
907 – Castelo Encantado / Centro

Segurança

Na área de segurança, a Prefeitura empenhará um suporte de 132 agentes, entre servidores da Secretaria da Segurança Cidadã e Guardas Municipais. O trabalho será concentrado em todo o entorno da área da festa, na faixa de areia e no mar, bem como nos sete terminais de ônibus, incluindo patrulhamento a pé, em bicicletas, motocicletas e em viaturas, além de salvamento aquático.

Na operação serão utilizados equipamentos de radiocomunicação, drones e câmeras de videomonitoramento, manuseadas por videoperadores da Central de Operações Integradas da Beira-Mar (COI-BM) e pelos guardas municipais em campo.

Uma novidade para o plano operacional desta festividade é a inclusão dos alunos da primeira turma do concurso da Guarda Municipal, que estarão realizando estágio supervisionado, como parte do curso de formação, junto aos agentes que estarão distribuídos pelos espaços da festa, em apoio aos diversos servidores da gestão municipal que também estarão atuando.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também estará atuando no evento. Será instalado um Posto Médico Avançado (PMA) no local, com atuação de 13 profissionais. O PMA contará com duas unidades móveis de atendimento (ambulância), sendo uma de suporte avançado e outra de suporte básico.

Caso seja necessário remover o paciente do local, as unidades móveis estarão preparadas para o traslado, com destino às unidades de referência: Instituto Dr. José Frota (IJF) em caso de grandes traumas; Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha Antônio Bezerra); Hospital Distrital Maria José Barros de Oliveira (Frotinha Parangaba); Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha Barra) para emergências obstétricas e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Cristo Redentor, Vila Velha e Praia do Futuro.

Acessibilidade

Haverá entrada específica para pessoas com deficiência (PCDs) e um espaço destinado para esse público com piso elevado, rampas de acesso e passarela, além de banheiros próprios. A festa contará também com equipe de intérpretes de libras.

Ambulantes

As vendas de alimentos e bebidas serão feitas por ambulantes cadastrados pela Secretaria Executiva Regional 2 (SER 2). Ao todo, 340 comerciantes foram autorizados pela Prefeitura de Fortaleza para atuar, sendo de 85 forma fixa e 255 de forma itinerante, no dia do evento.

Os ambulantes autorizados pela SER 2 participaram de capacitação ofertada pela gestão municipal, com o objetivo de garantir qualidade do serviço prestado. A formação é composta por temas relacionados à segurança, higiene alimentar e descarte adequado dos resíduos sólidos.

Os vendedores não poderão comercializar em recipientes de vidro e não poderão utilizar inflamáveis de qualquer categoria. No dia do evento, o trabalho será acompanhado e orientado por profissionais da SER 2.

Iluminação e limpeza urbana

A Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) disponibilizará, no caso da iluminação, duas equipes de manutenção, com total de oito funcionários, para trabalhar durante o evento, atuando tanto no Aterrinho quanto na extensão da Avenida Beira Mar. Cinco eletricistas estarão em campo e outros três funcionários ficarão de prontidão em caso de necessidade.

Além disso, o órgão preparou um plano especial para limpeza do Aterrinho da Praia de Iracema e das vias do entorno, antes e após o término do evento. O serviço contempla a coleta de resíduos na faixa de areia, calçadão e nas travessas do trecho compreendido entre a Rua Idelfonso Albano e a Rua João Cordeiro.

Para o serviço, será mobilizada uma equipe de limpeza composta por 30 garis, com um compactador, três máquinas varredeiras e dois fiscais de operação. Além disso, o efetivo contará com apoio de um microcoletor para auxiliar na coleta dos resíduos.

No dia 13 de abril, antes do evento, a limpeza da área será realizada pela equipe regular de varrição, das 08h às 15h. Após o encerramento da festa, já no dia 14 de abril, será realizada uma nova limpeza da área, das 00h às 4h.

Fiscalização

Com o objetivo de inibir o comércio irregular e garantir o controle urbano do evento, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará presente com cerca de 40 agentes, entre fiscais, coordenadores e auxiliares. O efetivo atuará na verificação das autorizações dos vendedores permissionários, verificando o cumprimento das condicionantes nelas contidas, concedidas pela Prefeitura por meio da Secretaria Executiva Regional 2.

Além disso, equipes de fiscalização também estarão atentas às estruturas irregulares no espaço público e à venda de materiais proibidos, como a comercialização de cigarros eletrônicos.

A população pode acionar a Agefis por meio de três canais de denúncia: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), o site Denúncia Agefis e o telefone 156

Re-ciclo

O Re-ciclo terá uma central de reciclagem no qual os resíduos coletados pelos catadores associados serão direcionados, pesados e triados. Estima-se que, aproximadamente, 40 catadores estarão presentes no local realizando a coleta dos materiais. A central também servirá como um ponto de entrega voluntária para os participantes do evento. A central estará disponível para receber os materiais das 18h às 0h. A expectativa é de coletar meia-tonelada de resíduos.

Proteção de crianças e adolescentes

A Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) atuará com duas frentes de trabalho. A primeira é com o programa Ponte de Encontro onde 11 educadores sociais realizarão abordagem e identificação por meio de pulseiras para crianças e adolescentes que estarão no evento.

Além disso, conselheiros tutelares e técnicos atuarão com abordagem especializada com crianças e adolescentes com direitos violados. As equipes ficarão de plantão das 18h à 01h para garantir a segurança de todas as crianças e adolescentes que estarão no local. Para denunciar, é importante notificar o plantão do Conselho Tutelar de Fortaleza, pelos telefones 3238.1828 ou 98970.5479, ou ligar para o Disque 100.

Prefeitura divulga plano operacional para shows do aniversário de Fortaleza neste sábado (13/04)

A festa acontece a partir das 18h, no Aterrinho da Praia de Iracema

bloqueio de trânsito na Av. Beira-Mar
Bloqueios viários estão previstos nos seguintes trechos: Av. Beira-Mar (entre Ildefonso Albano e Arariús), Rua Ildefonso Albano (entre Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar) e Rua João Cordeiro (entre Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar)

Para garantir conforto e segurança aos fortalezenses que irão comemorar os 298 anos de Fortaleza neste sábado (13/04), a Prefeitura elaborou um plano operacional envolvendo transporte público, segurança, fiscalização, iluminação, limpeza, saúde, entre outros.

A festa acontece a partir das 18h no Aterrinho de Praia de Iracema e contará com a participação dos grupos locais Essas Mulheres e Borogodó, além das atrações nacionais Preta Gil e Vanessa da Mata.

Saiba mais: Preta Gil e Vanessa da Mata são as grandes atrações do aniversário de 298 anos de Fortaleza neste sábado (13/04)

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizará uma operação especial com a presença de 40 agentes e orientadores de tráfego. O objetivo é disciplinar a circulação de veículos e pedestres, garantindo deslocamentos seguros aos participantes que vão acompanhar o evento. Os trabalhos terão início às 5h com a coibição de estacionamento na Rua João Cordeiro e Av. Beira-Mar.

Os bloqueios viários estão previstos para começar às sete horas nos seguintes trechos: Av. Beira-Mar (entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús), Rua Ildefonso Albano (entre as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar) e Rua João Cordeiro (entre as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar).

Viaturas também percorrerão o entorno coibindo irregularidades e as principais vias de acesso serão acompanhadas por meio das câmeras de videomonitoramento da Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito.

A AMC orienta que seja priorizado o transporte público, táxi ou veículos por aplicativo e haja respeito às normas de trânsito. Além disso, os condutores devem respeitar os limites de velocidade, não combinar o consumo de bebidas alcoólicas e direção, e não estacionar em locais proibidos - como passeios, garagens e ao lado de canteiros.

Transporte público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) planeja a operação de transporte para o evento no aterro da Praia de Iracema com a oferta de 17 linhas no entorno, contando com reforço de 15 veículos reserva.

Além disso, durante todo o dia, os usuários de transporte público poderão usufruir do benefício da tarifa social, ou seja, um desconto no valor da passagem. O valor da tarifa inteira será de R$ 3,90 e a tarifa estudantil, R$ 1,50.

- Linhas que circulam no entorno da Praia de Iracema

011 – Circular I
012 – Circular II
051 – Grande Circular I
052 – Grande Circular II
055 – Corujão/ Grande Circular I
056 – Corujão / Grande Circular II
071 – Antônio Bezerra / Mucuripe
073 – Siqueira / Praia de Iracema
077 – Parangaba/ Mucuripe
092 – Antônio Bezerra / Papicu / Praia de Iracema
099 – Siqueira / Mucuripe / Barão do Studart
120 – Vila do Mar / Náutico/Antônio Bezerra I
711 – Barra do Ceará / Cais do Porto
752 – Caça e Pesca / Centro
901 - Dom Luis / Papicu / Centro
905 – Meireles / Centro
906 – Caça e Pesca / Serviluz / Centro
907 – Castelo Encantado / Centro

Segurança

Na área de segurança, a Prefeitura empenhará um suporte de 132 agentes, entre servidores da Secretaria da Segurança Cidadã e Guardas Municipais. O trabalho será concentrado em todo o entorno da área da festa, na faixa de areia e no mar, bem como nos sete terminais de ônibus, incluindo patrulhamento a pé, em bicicletas, motocicletas e em viaturas, além de salvamento aquático.

Na operação serão utilizados equipamentos de radiocomunicação, drones e câmeras de videomonitoramento, manuseadas por videoperadores da Central de Operações Integradas da Beira-Mar (COI-BM) e pelos guardas municipais em campo.

Uma novidade para o plano operacional desta festividade é a inclusão dos alunos da primeira turma do concurso da Guarda Municipal, que estarão realizando estágio supervisionado, como parte do curso de formação, junto aos agentes que estarão distribuídos pelos espaços da festa, em apoio aos diversos servidores da gestão municipal que também estarão atuando.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também estará atuando no evento. Será instalado um Posto Médico Avançado (PMA) no local, com atuação de 13 profissionais. O PMA contará com duas unidades móveis de atendimento (ambulância), sendo uma de suporte avançado e outra de suporte básico.

Caso seja necessário remover o paciente do local, as unidades móveis estarão preparadas para o traslado, com destino às unidades de referência: Instituto Dr. José Frota (IJF) em caso de grandes traumas; Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha Antônio Bezerra); Hospital Distrital Maria José Barros de Oliveira (Frotinha Parangaba); Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha Barra) para emergências obstétricas e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Cristo Redentor, Vila Velha e Praia do Futuro.

Acessibilidade

Haverá entrada específica para pessoas com deficiência (PCDs) e um espaço destinado para esse público com piso elevado, rampas de acesso e passarela, além de banheiros próprios. A festa contará também com equipe de intérpretes de libras.

Ambulantes

As vendas de alimentos e bebidas serão feitas por ambulantes cadastrados pela Secretaria Executiva Regional 2 (SER 2). Ao todo, 340 comerciantes foram autorizados pela Prefeitura de Fortaleza para atuar, sendo de 85 forma fixa e 255 de forma itinerante, no dia do evento.

Os ambulantes autorizados pela SER 2 participaram de capacitação ofertada pela gestão municipal, com o objetivo de garantir qualidade do serviço prestado. A formação é composta por temas relacionados à segurança, higiene alimentar e descarte adequado dos resíduos sólidos.

Os vendedores não poderão comercializar em recipientes de vidro e não poderão utilizar inflamáveis de qualquer categoria. No dia do evento, o trabalho será acompanhado e orientado por profissionais da SER 2.

Iluminação e limpeza urbana

A Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) disponibilizará, no caso da iluminação, duas equipes de manutenção, com total de oito funcionários, para trabalhar durante o evento, atuando tanto no Aterrinho quanto na extensão da Avenida Beira Mar. Cinco eletricistas estarão em campo e outros três funcionários ficarão de prontidão em caso de necessidade.

Além disso, o órgão preparou um plano especial para limpeza do Aterrinho da Praia de Iracema e das vias do entorno, antes e após o término do evento. O serviço contempla a coleta de resíduos na faixa de areia, calçadão e nas travessas do trecho compreendido entre a Rua Idelfonso Albano e a Rua João Cordeiro.

Para o serviço, será mobilizada uma equipe de limpeza composta por 30 garis, com um compactador, três máquinas varredeiras e dois fiscais de operação. Além disso, o efetivo contará com apoio de um microcoletor para auxiliar na coleta dos resíduos.

No dia 13 de abril, antes do evento, a limpeza da área será realizada pela equipe regular de varrição, das 08h às 15h. Após o encerramento da festa, já no dia 14 de abril, será realizada uma nova limpeza da área, das 00h às 4h.

Fiscalização

Com o objetivo de inibir o comércio irregular e garantir o controle urbano do evento, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará presente com cerca de 40 agentes, entre fiscais, coordenadores e auxiliares. O efetivo atuará na verificação das autorizações dos vendedores permissionários, verificando o cumprimento das condicionantes nelas contidas, concedidas pela Prefeitura por meio da Secretaria Executiva Regional 2.

Além disso, equipes de fiscalização também estarão atentas às estruturas irregulares no espaço público e à venda de materiais proibidos, como a comercialização de cigarros eletrônicos.

A população pode acionar a Agefis por meio de três canais de denúncia: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), o site Denúncia Agefis e o telefone 156

Re-ciclo

O Re-ciclo terá uma central de reciclagem no qual os resíduos coletados pelos catadores associados serão direcionados, pesados e triados. Estima-se que, aproximadamente, 40 catadores estarão presentes no local realizando a coleta dos materiais. A central também servirá como um ponto de entrega voluntária para os participantes do evento. A central estará disponível para receber os materiais das 18h às 0h. A expectativa é de coletar meia-tonelada de resíduos.

Proteção de crianças e adolescentes

A Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) atuará com duas frentes de trabalho. A primeira é com o programa Ponte de Encontro onde 11 educadores sociais realizarão abordagem e identificação por meio de pulseiras para crianças e adolescentes que estarão no evento.

Além disso, conselheiros tutelares e técnicos atuarão com abordagem especializada com crianças e adolescentes com direitos violados. As equipes ficarão de plantão das 18h à 01h para garantir a segurança de todas as crianças e adolescentes que estarão no local. Para denunciar, é importante notificar o plantão do Conselho Tutelar de Fortaleza, pelos telefones 3238.1828 ou 98970.5479, ou ligar para o Disque 100.