01 de June de 2018 em Mobilidade

Prefeitura inicia intervenções para reduzir mortes no trânsito na Av. Osório de Paiva

Neste primeiro momento, as intervenções são realizadas no perímetro municipal que vai desde a Rua Gomes Brasil até a Perimetral


Avenida Osório de Paiva
Projeto segue exemplo implantado na Av. Leste-Oeste

No intuito de garantir um deslocamento seguro para quem utiliza a Av. Osório de Paiva, a Prefeitura de Fortaleza dá início a um pacote de intervenções de segurança viária que pretende reduzir o número de mortes e pessoas feridas ao longo da avenida. Nos últimos dez anos, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) registrou 129 mortes no local, sendo que mais de 50% eram pedestres e ciclistas, usuários de maior vulnerabilidade.

Considerada a via urbana municipal com maior registro de acidentes fatais da cidade, a Av. Osório de Paiva terá a sinalização toda revitalizada com ciclofaixa, renovação da faixa exclusiva de ônibus, adequação da velocidade, readequação de retornos, rampas de acessibilidade em determinadas calçadas e implantação de semáforos. Neste primeiro momento, as intervenções são realizadas no perímetro municipal que vai desde a Rua Gomes Brasil até a Perimetral.

Começou a funcionar um novo semáforo para pedestres em frente ao Terminal do Siqueira. A medida vai possibilitar as pessoas uma travessia com mais segurança e ainda disciplinar a entrada e saída dos ônibus. Além do equipamento, os semáforos existentes no cruzamento da Av. Luiz Vieira X Av. Osório de Paiva e Rua Raimundo Neri X Av. Osório de Paiva vão ser contemplados com tempo para pedestres. Ao trafegar nestes cruzamentos, quem vem na Av. Osório de Paiva não poderá mais dobrar à esquerda, devendo fazer um laço de quadra.

Os ciclistas também estão sendo priorizados no projeto. Encontra-se em processo de execução uma ciclofaixa situada junto ao canteiro central em ambos os sentidos da Av. Osório de Paiva no trecho compreendido entre a Rua Arruda Câmara e Av. Luiz Vieira. Posteriormente, será interligada à ciclovia já existente. “Trabalhamos com a orientação do prefeito Roberto Cláudio de que é prioridade a prevenção de mortes e ferimentos no trânsito e, por isso estamos realizando essa intervenção na via que mais registra acidentes em Fortaleza”, pondera o superintendente da AMC, Arcelino Lima.

Projeto segue exemplo implantado na Av. Leste-Oeste

As alterações em curso na Avenida Osório de Paiva seguem o padrão das mudanças implantadas na Avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), com foco na segurança viária, principalmente dos usuários mais vulneráveis nas ruas: os pedestres e ciclistas. Desde a implantação do projeto- piloto, o número de chamados dos serviços de emergência da AMC caiu 44,7% considerando o período de fevereiro a maio deste ano, em comparação com a média dos registros nos últimos três anos.

A intervenção conta com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global e seus parceiros, como a World Resources Institute (WRI) Brasil. “Essa é uma intervenção com vários elementos, de desenho das ruas, espaço melhor definidos para pedestres, ciclistas, transporte público e veículos particulares. Nossa expectativa é que as mudanças tragam uma queda significativa nas mortes e ferimentos na Osório de Paiva, assim como temos observado na Leste-Oeste” explica Dante Rosado, coordenador da Iniciativa Bloomberg em Fortaleza.

Prefeitura inicia intervenções para reduzir mortes no trânsito na Av. Osório de Paiva

Neste primeiro momento, as intervenções são realizadas no perímetro municipal que vai desde a Rua Gomes Brasil até a Perimetral

Avenida Osório de Paiva
Projeto segue exemplo implantado na Av. Leste-Oeste

No intuito de garantir um deslocamento seguro para quem utiliza a Av. Osório de Paiva, a Prefeitura de Fortaleza dá início a um pacote de intervenções de segurança viária que pretende reduzir o número de mortes e pessoas feridas ao longo da avenida. Nos últimos dez anos, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) registrou 129 mortes no local, sendo que mais de 50% eram pedestres e ciclistas, usuários de maior vulnerabilidade.

Considerada a via urbana municipal com maior registro de acidentes fatais da cidade, a Av. Osório de Paiva terá a sinalização toda revitalizada com ciclofaixa, renovação da faixa exclusiva de ônibus, adequação da velocidade, readequação de retornos, rampas de acessibilidade em determinadas calçadas e implantação de semáforos. Neste primeiro momento, as intervenções são realizadas no perímetro municipal que vai desde a Rua Gomes Brasil até a Perimetral.

Começou a funcionar um novo semáforo para pedestres em frente ao Terminal do Siqueira. A medida vai possibilitar as pessoas uma travessia com mais segurança e ainda disciplinar a entrada e saída dos ônibus. Além do equipamento, os semáforos existentes no cruzamento da Av. Luiz Vieira X Av. Osório de Paiva e Rua Raimundo Neri X Av. Osório de Paiva vão ser contemplados com tempo para pedestres. Ao trafegar nestes cruzamentos, quem vem na Av. Osório de Paiva não poderá mais dobrar à esquerda, devendo fazer um laço de quadra.

Os ciclistas também estão sendo priorizados no projeto. Encontra-se em processo de execução uma ciclofaixa situada junto ao canteiro central em ambos os sentidos da Av. Osório de Paiva no trecho compreendido entre a Rua Arruda Câmara e Av. Luiz Vieira. Posteriormente, será interligada à ciclovia já existente. “Trabalhamos com a orientação do prefeito Roberto Cláudio de que é prioridade a prevenção de mortes e ferimentos no trânsito e, por isso estamos realizando essa intervenção na via que mais registra acidentes em Fortaleza”, pondera o superintendente da AMC, Arcelino Lima.

Projeto segue exemplo implantado na Av. Leste-Oeste

As alterações em curso na Avenida Osório de Paiva seguem o padrão das mudanças implantadas na Avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), com foco na segurança viária, principalmente dos usuários mais vulneráveis nas ruas: os pedestres e ciclistas. Desde a implantação do projeto- piloto, o número de chamados dos serviços de emergência da AMC caiu 44,7% considerando o período de fevereiro a maio deste ano, em comparação com a média dos registros nos últimos três anos.

A intervenção conta com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global e seus parceiros, como a World Resources Institute (WRI) Brasil. “Essa é uma intervenção com vários elementos, de desenho das ruas, espaço melhor definidos para pedestres, ciclistas, transporte público e veículos particulares. Nossa expectativa é que as mudanças tragam uma queda significativa nas mortes e ferimentos na Osório de Paiva, assim como temos observado na Leste-Oeste” explica Dante Rosado, coordenador da Iniciativa Bloomberg em Fortaleza.