09 de April de 2018 em Cultura

Prefeitura oferece extensa programação em alusão ao Aniversário de Fortaleza

No Aterrinho da Praia de Iracema, na sexta-feira (13/04), o público poderá conferir o Tributo a Dominguinhos e show do cantor Caetano Veloso


 

Mercado Coletivo no Mercado dos Pinhões
No sábado (14/04), o Mercado dos Pinhões abre as portas para o Mercado Criativo, o evento reúne o circuito de feiras produzidas e apoiadas pela Secultfor (Foto: Thiago Matine)

Em comemoração ao aniversário da capital cearense, celebrado nesta sexta-feira (13/04), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, realiza uma programação especial durante esta semana.

Na sexta-feira (13/04), o público poderá conferir um grande show musical no Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das 17h, com a apresentação do Grupo Ghetto Roots; do Show “Para Cantar Fortaleza” com a Banda Geração Coca Cola e Convidados - Gabriel Aragão, Vitor Calíope, Luh Lívia, Camila Marieta, Paulo Porto, Ludmila Amaral e Adriano Uchôa; seguido do Tributo a Dominguinhos com Tarcísio Sardinha e Banda, Freitas Filho, Adelson Viana, Chambinho do Acordéon, Fausto Nilo, Roberto Viana, Amelinha e  Waldonys; da apresentação do cantor Marcos Lessa; e fechando a programação com chave de ouro, sobe ao palco um dos maiores nomes da Musica Popular Brasileira, o cantor baiano Caetano Veloso.

Ainda na sexta-feira, o público poderá conferir a programação especial do projeto Bom de Fortaleza Viva o Centro, com várias atrações culturais, das 14h às 20h, na Praça Coração de Jesus. No mesmo dia, o Centro Cultural Belchior receberá o espetáculo “Alma Nordestina”. Na Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel, a criançada poderá participar da contação de história e da palestra “Aniversário de Fortaleza: Perspectiva Histórica”, a partir das 14h.

No sábado (14/04), o Mercado dos Pinhões abre as portas para o Mercado Criativo, o evento reúne o circuito de feiras produzidas e apoiadas pela Secultfor. No Mercado da Aerolândia, a atração principal será a Banda de Forró Leo Alves e Fala Mais, a partir de 19h30.

Novo Equipamento

O prefeito Roberto Claudio inaugura na sexta-feira (13/04), às 14h, a Biblioteca Pública Cristina Poeta. Localizada no bairro Autran Nunes, o equipamento contará com acervo e programação voltada à Cultura Popular. A inauguração faz parte da programação oficial do Aniversário de Fortaleza e ocorrerá durante mais uma edição do Projeto Prefeitura e Câmara nos Bairros. Na inauguração, o público poderá conferir a apresentação do Grupo Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas.

No domingo (15/04), a festa começará cedo no Passeio Público de Fortaleza, com teatro infantil, apresentação de clown e contação de história, a partir de 9h. O Largo Luis Assunção receberá uma apresentação circense com Grupo Mirtes Circo (Malabarismo, perna de pau, monociclo e palhaços), enquanto que o Centro Cultural Belchior oferecerá ao público uma palestra gratuita sobre o livro "Fortaleza em tempo de Carnaval: Blocos de Pré-Carnaval, Maracatus e a Política de Editais" de Danielle Maia Cruz.

A primeira edição do projeto Ciclofaixa Cultural ocorrerá, no domingo, em alusão ao Aniversário de Fortaleza. Edifícios de relevante valor histórico e cultural da Capital cearense, situados ao longo da rota, estarão abertos para visitação durante o passeio ciclístico. A rota conta com aproximadamente 3 km de extensão, passando pela Casa do Barão de Camocim, Casa de Juvenal Galeno, Cine Teatro São Luiz, Palácio João Brígido e Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção.

Confira abaixo a programação completa.

Aterrinho da Praia de Iracema
Quando: Sexta-feira (13/04)
Horário: A partir de 17h
Atrações:
- Ghetto Roots
- Show "Para Cantar Fortaleza" com Banda Geração Coca Cola e Convidados - Gabriel Aragão, Vitor Calíope, Luh Lívia, Camila Marieta, Paulo Porto, Ludmila Amaral e Adriano Uchôa, com direção de Claudio Mendes
- Tributo a Dominguinhos com Tarcísio Sardinha e Banda, Freitas Filho, Adelson Viana, Chambinho do Acordéon, Fausto Nilo, Roberto Viana, Amelinha e Waldonys.
- Marcos Lessa
- Caetano Veloso

Inauguração da Biblioteca Cristina Poeta
Quando: Sexta-feira (13/04)
Horário: 14h
Atração de inauguração: Grupo Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas
Local: Biblioteca Cristina Poeta
Endereço: Rua Raimundo Ribeiro, 580, Autran Nunes

Bom de Fortaleza
Programação cultural gratuita em praças espalhadas por toda a cidade, essa é a proposta do projeto Bom de Fortaleza, realizado aos sábados, nas sete regionais da capital cearense.
Quando: Sábados, de 16h às 20h (exceto Praça dos Leões que acontece de 09h às 13h)
Valor: Gratuito

Especial Bom de Fortaleza Viva O Centro
Quando: Sexta-feira (13/04)
Local: Praça Coração de Jesus (Av. Duque de Caxias, 135, Centro)

14h: Acolhida
14h: Trem da Memória
14h15: Reflexão sobre a Cidade com a arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (IPHAN-CE), Célia Perdigão e Convidados
14h45: Visita guiada com o historiador Gerson Linhares, com Guias da AGIR e com estudantes de Turismo da Universidade Estácio de Sá
15h50: Apresentações culturais com Instituto Povo do Mar e CIA de Artes do Colégio da Imaculada Conceição
16h40: Aulão de Zumba com professores e alunos da Universidade Estácio de Sá
17h30: Maracatu Vozes da África
19h: Recepção às pessoas em situação de rua pelos membros do Viva o Centro Fortaleza;
19h: Conversa com a psicóloga Alice Paz
19h30: Meditação, Cantos de Paz, Mantras e Dança Circular com Grupo Paramatma
20h30: Encerramento

Passeio Público
Passeio Instrumental
O almoço ao som da música instrumental nas alamedas do Passeio Público é uma das melhores pedidas para o fim de semana. Todos os sábados e domingos no restaurante Café Passeio.
Quando: Sábado (14/04), às 12h30
Atração: Trio Realce – Carlinhos Perdigão, Abraham Paiva e Rafael Souza Lima
Quando: Domingo (15/04), às 12h30
Atração: Trio Mistura Brasileira – Moacir Bedê, Marco Tulio e Nilton Fiori
Local: Passeio Público de Fortaleza (Rua Dr. João Moreira, 198-250 – Centro)
Valor: Couvert Artístico de R$3,50

Teatro Infantil e Apresentação de Clown
Quando: Domingo (15/04)
Horário: 9h
Atrações: Oda Toicima com teatro infantil e apresentação de clown; Contação de história com Janete Barros do Projeto Pé de Livro
Local: Passeio Público de Fortaleza

Ciclofaixa Cultural
Quando: Domingo (15/04)
Horário: 7h às 13h
Descrição: A primeira edição da Ciclofaixa Cultural ocorrerá em alusão ao Aniversário de Fortaleza. Edifícios de relevante valor histórico e cultural da Capital cearense, sitiados ao longo da rota, estarão abertos para visitação por parte da população.
Percurso: Casa do Barão de Camocim, Casa de Juvenal Galeno, Cine Teatro São Luiz, Palácio João Brígido e Forte Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção.

Mercado dos Pinhões
Mercado Criativo
O evento reúne o circuito de feiras produzidas e apoiadas pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Estarão presentes no local, expositores do Mercado Coletivo, Feira Afins de Vitrola, Mercado de Quadrinhos, Feira de Gastronomia Retrô, Feira Orgânica, Feira de Literatura - Anoitecer De Autógrafos, além de expositores de Jardinagem e Fotografia.
Quando: Sábado (14/04), das 16h às 22h
Local: Mercado dos Pinhões
Endereço: Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro.

Mercado Cultural dos Pinhões
Festival de Comida Nordestina
Renomados chefs de cozinha apresentam deliciosos petiscos da culinária nordestina.
Data: quinta, sexta e sábado (12, 13 e 14/04), das 18h às 22h.
Local: Mercado Cultural dos Pinhões
Endereço: Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro.
Mais informações: (85) 3105.1292
Acesso gratuito

Mercado da Aerolândia
Show de Forró
Quando: Sábado (14/04)
Horário: 19h30
Atração: Banda de Forró Leo Alves e Fala Mais
Local: Mercado da Aerolândia
Endereço: BR-116, 5823 - Alto da Balança

Biblioteca Herbênia Gurgel
Contação de história e palestra
Quando: Sexta-feira (13/04)
Horário: 14h
Atrações: Palestra “Aniversário de Fortaleza: Perspectiva Histórica” com a diretora da biblioteca Sofia Dantas; e contação de história com o Grupo Recontar
Local: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará).

Biblioteca Municipal Dolor Barreira
Contação de histórias
O projeto incentiva os leitores a ouvir, ler e contar histórias. Proporciona a reflexão e a discussão sobre as obras narradas pelo contador de histórias Chicão Oliveira.
Quando: terça e quinta-feira (10 e 12/04), às 9h e às 14h
Onde: Biblioteca Municipal Dolor Barreira (Av. Da Universidade, 2572 – Benfica)
Valor: Gratuito.
Telefone para informações:(85) 3105.1299

Curso de Geofilosofia e Meditação
Realizado pela Associação de Geofilosofia (AGEAC), o projeto apresenta a filosofia nas diversas culturas antigas, além de oferecer gratuitamente aulas práticas de meditação.
Quando: Quinta-feira (12/04).
Horário: 17h (1ª aula) e 18h30 (2ª aula).
Temas: “Reencarnação e Déjà-vu” e “Viver Conscientemente: Transformação das Impressões”
Valor: Gratuito.
Onde: Biblioteca Municipal Dolor Barreira (Av. Da Universidade, 2572 – Benfica)
Obs: Recomendável trazer uma Toalha ou colchonete
Telefone para informações:(85) 3476.9507/ 99626-1541/ 98879-1422

Visita guiada
A visita guiada apresenta e situa o usuário dentro do espaço físico da Biblioteca. O serviço oferecido é a porta de entrada para mostrar os recursos disponíveis do equipamento cultural para o público em geral.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (Mediante agendamento)
Para agendamento: Av. Da Universidade, 2572 – Benfica, Fone: (85) 3105.1299,
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Valor: Gratuito.
Telefone para informações:(85) 3105.1299

Vila das Artes
Cineclube Vila das Artes - Mostra Ritmos, Movimentos, Intervalos e Mudanças
A mostra apresenta filmes intimistas, onde a temática se aproxima do objetivo primordial do
cinema pré Hollywood, de registrar o mundo ao redor e a interação com tudo que o cerca.

Quando: Segunda-feira (09/04) às 18h30
Filmes: Ficar Me Trouxe Até Aqui - Direção: Renata Cavalcante/2016/21min
Número Zero - Direção: Jean Eustache/1971/47min
Abissal - Direção: Arthur Leite/2016/17min

Centro Cultural Belchior
Espetáculo "Alma Nordestina" da Companhia de Danças Populares Txai
Quando: Sexta-feira (13/04)
Horário: 19h
Local: Auditório A Palo Seco do Centro Cultural Belchior
Endereço: Rua dos Pacajus, 123, Praia de Iracema

Palestra sobre livro "Fortaleza em tempo de Carnaval: Blocos de Pré-Carnaval, Maracatus e a Política de Editais"
Quando: Domingo (15/04)
Horário: 18h
Atração: Palestra sobre o livro "Fortaleza em tempo de Carnaval: Blocos de Pré-Carnaval, Maracatus e a Política de Editais", com Danielle Maia Cruz
Local: Auditório A Palo Seco do Centro Cultural Belchior

Exposição Encantes Amazônicos
Fernando França é desenhista, pintor e mestre em literatura pela Universidade Federal do Ceará. Nasceu no extremo oeste da Amazônia brasileira, em Rio Branco, Estado do Acre. Apresentou suas obras em diversas exposições coletivas e individuais no Brasil, Alemanha, França, Portugal, Itália e Cabo Verde.
Local: Galeria Pequeno Perfil de um Cidadão Comum
Endereço: Rua dos Pacajus, 123, Praia de Iracema.
Acesso Gratuito

Exposição “Multiplicidades – Mulher em Arte e Vida”
“Multiplicidades – Mulher em Arte e Vida” traz para o Centro Cultural Belchior uma exposição que apresenta 15 obras, todas de artistas mulheres do Ceará. Cida Fonseca, Fátima Gomes e Milena Fernandes, artistas visuais, buscam por meio desse projeto trazer a multiplicidade da mulher na arte, dentro do contexto contemporâneo.
Local: Galeria Divina Comédia Humana do Centro Cultural Belchior
Endereço: Rua dos Pacajus, 123, Praia de Iracema.
Acesso Gratuito

Exposição “Racionalidade – Mito – Alegoria”
Reunindo obras do artista cearense Francisco de Almeida, a exposição “Racionalidade – Mito – Alegoria”, com curadoria de Antonio Vieira, faz parte do acervo da Secultfor e destaca as narrativas visuais gravadas na madeira pelo artista.
Local: Galeria Retrato 3x4 no Centro Cultural Belchior
Endereço: Rua dos Pacajus, 123, Praia de Iracema
Horário de Visitação: Terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados e domingos, de 15h às 21h.
Acesso Gratuito.

Painel do Cais bar
A pintura de quase cinco metros de comprimento retrata de forma caricatural grande artistas da Musica Popular Brasileira. A obra de autoria do artista Valber Benevides foi cedida pelo Governo do Estado do Ceará para a Prefeitura de Fortaleza e ficará exposta por tempo indeterminado no Centro Cultural Belchior.
Local: Galeria Retrato 3x4 no Centro Cultural Belchior
Endereço: Rua dos Pacajus, 123, Praia de Iracema
Horário de Visitação: Terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados e domingos, de 15h às 21h.
Telefone para informações: (85) 3105.1312.

Largo Luis Assunção
Apresentação Circense
Quando: Domingo (15/04)
Horário: 17h30
Atração: Apresentação circense com Grupo Mirtes Circo (Malabarismo, perna de pau, monociclo e palhaços)
Local: Largo Luis Assunção (Ao lado do Centro Cultural Belchior)

Prefeitura oferece extensa programação em alusão ao Aniversário de Fortaleza

No Aterrinho da Praia de Iracema, na sexta-feira (13/04), o público poderá conferir o Tributo a Dominguinhos e show do cantor Caetano Veloso

 

Mercado Coletivo no Mercado dos Pinhões
No sábado (14/04), o Mercado dos Pinhões abre as portas para o Mercado Criativo, o evento reúne o circuito de feiras produzidas e apoiadas pela Secultfor (Foto: Thiago Matine)

Em comemoração ao aniversário da capital cearense, celebrado nesta sexta-feira (13/04), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, realiza uma programação especial durante esta semana.

Na sexta-feira (13/04), o público poderá conferir um grande show musical no Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das 17h, com a apresentação do Grupo Ghetto Roots; do Show “Para Cantar Fortaleza” com a Banda Geração Coca Cola e Convidados - Gabriel Aragão, Vitor Calíope, Luh Lívia, Camila Marieta, Paulo Porto, Ludmila Amaral e Adriano Uchôa; seguido do Tributo a Dominguinhos com Tarcísio Sardinha e Banda, Freitas Filho, Adelson Viana, Chambinho do Acordéon, Fausto Nilo, Roberto Viana, Amelinha e  Waldonys; da apresentação do cantor Marcos Lessa; e fechando a programação com chave de ouro, sobe ao palco um dos maiores nomes da Musica Popular Brasileira, o cantor baiano Caetano Veloso.

Ainda na sexta-feira, o público poderá conferir a programação especial do projeto Bom de Fortaleza Viva o Centro, com várias atrações culturais, das 14h às 20h, na Praça Coração de Jesus. No mesmo dia, o Centro Cultural Belchior receberá o espetáculo “Alma Nordestina”. Na Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel, a criançada poderá participar da contação de história e da palestra “Aniversário de Fortaleza: Perspectiva Histórica”, a partir das 14h.

No sábado (14/04), o Mercado dos Pinhões abre as portas para o Mercado Criativo, o evento reúne o circuito de feiras produzidas e apoiadas pela Secultfor. No Mercado da Aerolândia, a atração principal será a Banda de Forró Leo Alves e Fala Mais, a partir de 19h30.

Novo Equipamento

O prefeito Roberto Claudio inaugura na sexta-feira (13/04), às 14h, a Biblioteca Pública Cristina Poeta. Localizada no bairro Autran Nunes, o equipamento contará com acervo e programação voltada à Cultura Popular. A inauguração faz parte da programação oficial do Aniversário de Fortaleza e ocorrerá durante mais uma edição do Projeto Prefeitura e Câmara nos Bairros. Na inauguração, o público poderá conferir a apresentação do Grupo Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas.

No domingo (15/04), a festa começará cedo no Passeio Público de Fortaleza, com teatro infantil, apresentação de clown e contação de história, a partir de 9h. O Largo Luis Assunção receberá uma apresentação circense com Grupo Mirtes Circo (Malabarismo, perna de pau, monociclo e palhaços), enquanto que o Centro Cultural Belchior oferecerá ao público uma palestra gratuita sobre o livro "Fortaleza em tempo de Carnaval: Blocos de Pré-Carnaval, Maracatus e a Política de Editais" de Danielle Maia Cruz.

A primeira edição do projeto Ciclofaixa Cultural ocorrerá, no domingo, em alusão ao Aniversário de Fortaleza. Edifícios de relevante valor histórico e cultural da Capital cearense, situados ao longo da rota, estarão abertos para visitação durante o passeio ciclístico. A rota conta com aproximadamente 3 km de extensão, passando pela Casa do Barão de Camocim, Casa de Juvenal Galeno, Cine Teatro São Luiz, Palácio João Brígido e Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção.

Confira abaixo a programação completa.

Aterrinho da Praia de Iracema
Quando: Sexta-feira (13/04)
Horário: A partir de 17h
Atrações:
- Ghetto Roots
- Show "Para Cantar Fortaleza" com Banda Geração Coca Cola e Convidados - Gabriel Aragão, Vitor Calíope, Luh Lívia, Camila Marieta, Paulo Porto, Ludmila Amaral e Adriano Uchôa, com direção de Claudio Mendes
- Tributo a Dominguinhos com Tarcísio Sardinha e Banda, Freitas Filho, Adelson Viana, Chambinho do Acordéon, Fausto Nilo, Roberto Viana, Amelinha e Waldonys.
- Marcos Lessa
- Caetano Veloso

Inauguração da Biblioteca Cristina Poeta
Quando: Sexta-feira (13/04)
Horário: 14h
Atração de inauguração: Grupo Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas
Local: Biblioteca Cristina Poeta
Endereço: Rua Raimundo Ribeiro, 580, Autran Nunes

Bom de Fortaleza
Programação cultural gratuita em praças espalhadas por toda a cidade, essa é a proposta do projeto Bom de Fortaleza, realizado aos sábados, nas sete regionais da capital cearense.
Quando: Sábados, de 16h às 20h (exceto Praça dos Leões que acontece de 09h às 13h)
Valor: Gratuito

Especial Bom de Fortaleza Viva O Centro
Quando: Sexta-feira (13/04)
Local: Praça Coração de Jesus (Av. Duque de Caxias, 135, Centro)

14h: Acolhida
14h: Trem da Memória
14h15: Reflexão sobre a Cidade com a arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (IPHAN-CE), Célia Perdigão e Convidados
14h45: Visita guiada com o historiador Gerson Linhares, com Guias da AGIR e com estudantes de Turismo da Universidade Estácio de Sá
15h50: Apresentações culturais com Instituto Povo do Mar e CIA de Artes do Colégio da Imaculada Conceição
16h40: Aulão de Zumba com professores e alunos da Universidade Estácio de Sá
17h30: Maracatu Vozes da África
19h: Recepção às pessoas em situação de rua pelos membros do Viva o Centro Fortaleza;
19h: Conversa com a psicóloga Alice Paz
19h30: Meditação, Cantos de Paz, Mantras e Dança Circular com Grupo Paramatma
20h30: Encerramento

Passeio Público
Passeio Instrumental
O almoço ao som da música instrumental nas alamedas do Passeio Público é uma das melhores pedidas para o fim de semana. Todos os sábados e domingos no restaurante Café Passeio.
Quando: Sábado (14/04), às 12h30
Atração: Trio Realce – Carlinhos Perdigão, Abraham Paiva e Rafael Souza Lima
Quando: Domingo (15/04), às 12h30
Atração: Trio Mistura Brasileira – Moacir Bedê, Marco Tulio e Nilton Fiori
Local: Passeio Público de Fortaleza (Rua Dr. João Moreira, 198-250 – Centro)
Valor: Couvert Artístico de R$3,50

Teatro Infantil e Apresentação de Clown
Quando: Domingo (15/04)
Horário: 9h
Atrações: Oda Toicima com teatro infantil e apresentação de clown; Contação de história com Janete Barros do Projeto Pé de Livro
Local: Passeio Público de Fortaleza

Ciclofaixa Cultural
Quando: Domingo (15/04)
Horário: 7h às 13h
Descrição: A primeira edição da Ciclofaixa Cultural ocorrerá em alusão ao Aniversário de Fortaleza. Edifícios de relevante valor histórico e cultural da Capital cearense, sitiados ao longo da rota, estarão abertos para visitação por parte da população.
Percurso: Casa do Barão de Camocim, Casa de Juvenal Galeno, Cine Teatro São Luiz, Palácio João Brígido e Forte Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção.

Mercado dos Pinhões
Mercado Criativo
O evento reúne o circuito de feiras produzidas e apoiadas pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Estarão presentes no local, expositores do Mercado Coletivo, Feira Afins de Vitrola, Mercado de Quadrinhos, Feira de Gastronomia Retrô, Feira Orgânica, Feira de Literatura - Anoitecer De Autógrafos, além de expositores de Jardinagem e Fotografia.
Quando: Sábado (14/04), das 16h às 22h
Local: Mercado dos Pinhões
Endereço: Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro.

Mercado Cultural dos Pinhões
Festival de Comida Nordestina
Renomados chefs de cozinha apresentam deliciosos petiscos da culinária nordestina.
Data: quinta, sexta e sábado (12, 13 e 14/04), das 18h às 22h.
Local: Mercado Cultural dos Pinhões
Endereço: Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro.
Mais informações: (85) 3105.1292
Acesso gratuito

Mercado da Aerolândia
Show de Forró
Quando: Sábado (14/04)
Horário: 19h30
Atração: Banda de Forró Leo Alves e Fala Mais
Local: Mercado da Aerolândia
Endereço: BR-116, 5823 - Alto da Balança

Biblioteca Herbênia Gurgel
Contação de história e palestra
Quando: Sexta-feira (13/04)
Horário: 14h
Atrações: Palestra “Aniversário de Fortaleza: Perspectiva Histórica” com a diretora da biblioteca Sofia Dantas; e contação de história com o Grupo Recontar
Local: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará).

Biblioteca Municipal Dolor Barreira
Contação de histórias
O projeto incentiva os leitores a ouvir, ler e contar histórias. Proporciona a reflexão e a discussão sobre as obras narradas pelo contador de histórias Chicão Oliveira.
Quando: terça e quinta-feira (10 e 12/04), às 9h e às 14h
Onde: Biblioteca Municipal Dolor Barreira (Av. Da Universidade, 2572 – Benfica)
Valor: Gratuito.
Telefone para informações:(85) 3105.1299

Curso de Geofilosofia e Meditação
Realizado pela Associação de Geofilosofia (AGEAC), o projeto apresenta a filosofia nas diversas culturas antigas, além de oferecer gratuitamente aulas práticas de meditação.
Quando: Quinta-feira (12/04).
Horário: 17h (1ª aula) e 18h30 (2ª aula).
Temas: “Reencarnação e Déjà-vu” e “Viver Conscientemente: Transformação das Impressões”
Valor: Gratuito.
Onde: Biblioteca Municipal Dolor Barreira (Av. Da Universidade, 2572 – Benfica)
Obs: Recomendável trazer uma Toalha ou colchonete
Telefone para informações:(85) 3476.9507/ 99626-1541/ 98879-1422

Visita guiada
A visita guiada apresenta e situa o usuário dentro do espaço físico da Biblioteca. O serviço oferecido é a porta de entrada para mostrar os recursos disponíveis do equipamento cultural para o público em geral.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (Mediante agendamento)
Para agendamento: Av. Da Universidade, 2572 – Benfica, Fone: (85) 3105.1299,
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Valor: Gratuito.
Telefone para informações:(85) 3105.1299

Vila das Artes
Cineclube Vila das Artes - Mostra Ritmos, Movimentos, Intervalos e Mudanças
A mostra apresenta filmes intimistas, onde a temática se aproxima do objetivo primordial do
cinema pré Hollywood, de registrar o mundo ao redor e a interação com tudo que o cerca.

Quando: Segunda-feira (09/04) às 18h30
Filmes: Ficar Me Trouxe Até Aqui - Direção: Renata Cavalcante/2016/21min
Número Zero - Direção: Jean Eustache/1971/47min
Abissal - Direção: Arthur Leite/2016/17min

Centro Cultural Belchior
Espetáculo "Alma Nordestina" da Companhia de Danças Populares Txai
Quando: Sexta-feira (13/04)
Horário: 19h
Local: Auditório A Palo Seco do Centro Cultural Belchior
Endereço: Rua dos Pacajus, 123, Praia de Iracema

Palestra sobre livro "Fortaleza em tempo de Carnaval: Blocos de Pré-Carnaval, Maracatus e a Política de Editais"
Quando: Domingo (15/04)
Horário: 18h
Atração: Palestra sobre o livro "Fortaleza em tempo de Carnaval: Blocos de Pré-Carnaval, Maracatus e a Política de Editais", com Danielle Maia Cruz
Local: Auditório A Palo Seco do Centro Cultural Belchior

Exposição Encantes Amazônicos
Fernando França é desenhista, pintor e mestre em literatura pela Universidade Federal do Ceará. Nasceu no extremo oeste da Amazônia brasileira, em Rio Branco, Estado do Acre. Apresentou suas obras em diversas exposições coletivas e individuais no Brasil, Alemanha, França, Portugal, Itália e Cabo Verde.
Local: Galeria Pequeno Perfil de um Cidadão Comum
Endereço: Rua dos Pacajus, 123, Praia de Iracema.
Acesso Gratuito

Exposição “Multiplicidades – Mulher em Arte e Vida”
“Multiplicidades – Mulher em Arte e Vida” traz para o Centro Cultural Belchior uma exposição que apresenta 15 obras, todas de artistas mulheres do Ceará. Cida Fonseca, Fátima Gomes e Milena Fernandes, artistas visuais, buscam por meio desse projeto trazer a multiplicidade da mulher na arte, dentro do contexto contemporâneo.
Local: Galeria Divina Comédia Humana do Centro Cultural Belchior
Endereço: Rua dos Pacajus, 123, Praia de Iracema.
Acesso Gratuito

Exposição “Racionalidade – Mito – Alegoria”
Reunindo obras do artista cearense Francisco de Almeida, a exposição “Racionalidade – Mito – Alegoria”, com curadoria de Antonio Vieira, faz parte do acervo da Secultfor e destaca as narrativas visuais gravadas na madeira pelo artista.
Local: Galeria Retrato 3x4 no Centro Cultural Belchior
Endereço: Rua dos Pacajus, 123, Praia de Iracema
Horário de Visitação: Terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados e domingos, de 15h às 21h.
Acesso Gratuito.

Painel do Cais bar
A pintura de quase cinco metros de comprimento retrata de forma caricatural grande artistas da Musica Popular Brasileira. A obra de autoria do artista Valber Benevides foi cedida pelo Governo do Estado do Ceará para a Prefeitura de Fortaleza e ficará exposta por tempo indeterminado no Centro Cultural Belchior.
Local: Galeria Retrato 3x4 no Centro Cultural Belchior
Endereço: Rua dos Pacajus, 123, Praia de Iracema
Horário de Visitação: Terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados e domingos, de 15h às 21h.
Telefone para informações: (85) 3105.1312.

Largo Luis Assunção
Apresentação Circense
Quando: Domingo (15/04)
Horário: 17h30
Atração: Apresentação circense com Grupo Mirtes Circo (Malabarismo, perna de pau, monociclo e palhaços)
Local: Largo Luis Assunção (Ao lado do Centro Cultural Belchior)