A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel) em parceria com a Federação de Triathon do Estado do Ceará (Fetriece), organizou, no último fim de semana, a confraternização de Natal do Projeto Atleta Cidadão. Mais de 1.400 crianças e adolescentes lotaram o Ginásio Paulo Sarasate em uma manhã lúdica repleta de brincadeiras.
O Atleta Cidadão oferece à população aulas regulares dentro das comunidades, com a realização de atividades físicas e brincadeiras. A iniciativa estimula a convivência social e a formação cidadã. Os 78 núcleos esportivos foram criados em praças, equipamentos esportivos e associações de Fortaleza.
As aulas do programa têm a orientação de profissionais de educação física e incluem futebol, capoeira, hóquei, futsal, judô, duathlon, triathlon, natação, futebol de areia, caratê, caratê olímpico, basquete, badminton e voleibol.
Para o secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Carlos Dutra, o evento auxilia ainda mais no processo de formação dos jovens que participam do programa.
“Ver o Ginásio Paulo Sarasate tomado pelas crianças e adolescentes do Atleta Cidadão é algo mágico, ainda mais neste período natalino. O projeto busca trabalhar a inclusão social de aproximadamente 5 mil jovens por meio do esporte e do lazer, e eventos como esse são fundamentais nesse processo, pois há uma interação muito mais ampla entre os alunos e professores”, pensa o titular da Secel.
A confraternização teve também o apoio do Exército Brasileiro, que auxiliou na orientação para as atividades recreativas com 105 militares do 23º Batalhão de Caçadores (BC).
“O Exército tem a satisfação de apoiar projetos que trabalhem a inserção da criança por meio do esporte, como o Atleta Cidadão faz. Eventos assim nos permitem mostrar um pouco do nosso trabalho, alem de auxiliar nas ações de socialização propostas”, afirmou Coronel Figueiredo.