A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) divulga a programação de seus equipamentos vinculados e espaços parceiros nestes próximos dias, para que fortalezenses e turistas possam curtir as férias com uma agenda extensa e diversificada repleta de atrações gratuitas. A agenda inclui oficinas artísticas com inscrições abertas, atividades formativas para diferentes faixas etárias, exposição em cartaz, sessões de cineclube, apresentações de dança, música e teatro, além de ações especiais do Festival Bora, que ocorre no mês de julho, e dos Festejos Juninos do São João de Fortaleza 2025.
Programação do Festival Bora de 11 a 13 de julho
Depois de circular por 11 Regionais de Fortaleza, o programa de escuta e diálogo da Secultfor, para apresentar as oportunidades da Secretaria e ouvir as demandas da população para a Pasta, finaliza nesta segunda-feira (7/7) com encontro aberto dirigido à Regional 9.
O São João de Fortaleza 2025 segue com apresentações e festivais de quadrilhas nos bairros e praças da cidade. Neste final de semana, será a vez do Parque Araxá e do Jardim América receberem as etapas competitivas dos Festejos Juninos.
Na Vila das Artes, seguem abertas as inscrições para diversas oficinas e cursos gratuitos durante o mês de julho. A oficina O cadáver decapitado de Arowë, com Luzia Amélia, propõe investigações afro-diaspóricas e indígenas em dança. Em Poesia Corpoética, Samuel Facundo trabalha o corpo e a palavra como potência criativa. Já a oficina Introdução à Pintura a Óleo, com Camila Albuquerque e Gabriel Gripp, apresenta técnicas básicas de pintura. Também está aberta a seleção para a 2ª turma do Curso de Preservação Audiovisual, voltado ao cuidado e à memória das imagens.
A Vila das Artes também realiza oficinas artísticas ao longo da semana nas escolas públicas de teatro, dança, circo e artes visuais. Algumas atividades já estão com inscrições encerradas, mas outras seguem com acesso por ordem de chegada, como as oficinas voltadas para crianças e adolescentes, a exemplo de CAPOEIRANÇA, Dança Criança e O Corpo, Som e Ritmo.
Em cartaz no Centro Cultural Belchior, a exposição "4TOWNGRAFIA: entre o corte da prata e o brilho da prata" vai chegando aos seus últimos dias, com visitação até sexta-feira (12/7). No local, as atividades regulares do mês incluem aulas de dança de salão e ritmos, com destaque para o projeto Minha Dança, Meu Lar, com Lolly Pop, e programação voltada ao público 50+ com Heliane Lopes e Valterlan Menezes.
A programação do Festival Bora continua movimentando diferentes pontos da cidade, com atrações nas áreas de dança, música, teatro, moda, design e cultura urbana. Os eventos acontecem em espaços como o Centro Cultural Belchior, Estoril, Teatro São José, Espigão do Titanzinho, Rua dos Tabajaras e Ponte dos Ingleses, além de atividades itinerantes como a Roda Rosa e a Trilha Urbana pelo Grande Mucuripe.
Outro equipamento gerido pela Secultfor, o centenário Teatro São José recebe, na sexta-feira (11/7), às 19h, o espetáculo “Preta Rainha”, apresentado pela Cia Dita. Voltado para pessoas com idade a partir de 14 anos, o espetáculo é um solo autobiográfico apresentado por Wilemara Barros, que gira em torno da trajetória da bailarina e seus 50 anos no universo da dança.
A agenda de atividades também se estende às biblioteca públicas: na Herbênia Gurgel com contação de histórias e lançamento literário; na Cristina Poeta com leitura de livro e visita ao Museu da Fotografia, e na Dolor Barreira com o cineclube Cine Trash e Mercado Geek.
No domingo (13/7), acontece mais uma edição do Tá Meio Musical esse Ambiente, a partir das 15h, no Parque Rio Branco. E a atração convidada desta edição será o grupo Os Transacionais, que apresenta “o melhor da música retrô brasileira”.

