17 de December de 2021 em Habitação

Secretaria do Desenvolvimento Habitacional recebe Prêmio Fortaleza Transparente

A comenda vem consolidar as políticas públicas de transparência, com base na Lei de Acesso à Informação


gestores na sede da Habitafor
A entrega da certificação ocorreu, nesta sexta-feira (17/12), na sede do órgão

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) recebeu "Prêmio Fortaleza Transparente: Os Gestores Municipais em Compromisso com os cidadãos”. A entrega da certificação ocorreu, nesta sexta-feira (17/12), na sede do órgão e contou com a presença do titular da pasta, Adail Fontenele, da secretária-executiva da Habitafor, Juliana Sena, e da secretária chefe da Controladoria Geral do Município (CGM), Christina Machado.

O certificado reconhece o empenho do órgão para atender as demandas do cidadão, principalmente pelo Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e o conteúdo das respostas também é analisado, conforme as instâncias de avaliações, divididas em 1ª, 2ª e 3ª. A iniciativa vem consolidar as políticas públicas de transparência, com base na Lei de Acesso à Informação (LAI). “A Habitafor está entre os dez órgãos que mais se destacaram na qualidade e tempo das respostas à população junto à LAI, que garante que o cidadão tenha os seus questionamentos e demandas respondidas quando ele não encontra nos canais de transparência e informação. A Habitafor atendeu as expectativas do cidadão, inclusive com baixo índice de recurso”, destacou Christina Machado. Ainda segundo a secretária chefe, a Secretaria teve suas demandas respondidas num tempo médio de nove dias, quando a legislação condiciona as respostas num prazo até 20 dias, sem contar os dez dias de prorrogação.

A ouvidora da Habitafor, Joseane Stone, destacou o fluxo de trabalho desenvolvido pela secretaria no intuito de melhor atender o cidadão. “Diariamente recebemos as manifestações dos usuários pelo sistema de ouvidoria digital, por telefone e presencialmente, e a gente busca responder no prazo e nenhum cidadão fica sem resposta para sua manifestação que é registrada e acompanhada até a sua conclusão”.

Para o secretário Adail Fontenele, o certificado reconhece o empenho de todos que fazem a política habitacional da cidade, sobretudo aqueles que estão lidando com respostas diretas ao cidadão. “Nos sentimentos muito felizes e orgulhosos de ter recebido esse reconhecimento da CGM como um órgão que dá resposta as pessoas. Nós, como gestores públicos, temos a responsabilidade de darmos as respostas que o cidadão procura. Agradeço o reconhecimento da CGM e parabenizo pela forma responsável e diligente que tem observado os diversos órgãos que compõem a Prefeitura de Fortaleza”, observou Fontenele.

Também estiveram no encontro a Ouvidora Geral do Município, Lilian Fontele, o coordenador de Transparência e Integridade, Paulo Cavalcante, e a coordenadora Administrativo-Financeira da Habitafor, Nathália Tavares.

Secretaria do Desenvolvimento Habitacional recebe Prêmio Fortaleza Transparente

A comenda vem consolidar as políticas públicas de transparência, com base na Lei de Acesso à Informação

gestores na sede da Habitafor
A entrega da certificação ocorreu, nesta sexta-feira (17/12), na sede do órgão

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) recebeu "Prêmio Fortaleza Transparente: Os Gestores Municipais em Compromisso com os cidadãos”. A entrega da certificação ocorreu, nesta sexta-feira (17/12), na sede do órgão e contou com a presença do titular da pasta, Adail Fontenele, da secretária-executiva da Habitafor, Juliana Sena, e da secretária chefe da Controladoria Geral do Município (CGM), Christina Machado.

O certificado reconhece o empenho do órgão para atender as demandas do cidadão, principalmente pelo Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e o conteúdo das respostas também é analisado, conforme as instâncias de avaliações, divididas em 1ª, 2ª e 3ª. A iniciativa vem consolidar as políticas públicas de transparência, com base na Lei de Acesso à Informação (LAI). “A Habitafor está entre os dez órgãos que mais se destacaram na qualidade e tempo das respostas à população junto à LAI, que garante que o cidadão tenha os seus questionamentos e demandas respondidas quando ele não encontra nos canais de transparência e informação. A Habitafor atendeu as expectativas do cidadão, inclusive com baixo índice de recurso”, destacou Christina Machado. Ainda segundo a secretária chefe, a Secretaria teve suas demandas respondidas num tempo médio de nove dias, quando a legislação condiciona as respostas num prazo até 20 dias, sem contar os dez dias de prorrogação.

A ouvidora da Habitafor, Joseane Stone, destacou o fluxo de trabalho desenvolvido pela secretaria no intuito de melhor atender o cidadão. “Diariamente recebemos as manifestações dos usuários pelo sistema de ouvidoria digital, por telefone e presencialmente, e a gente busca responder no prazo e nenhum cidadão fica sem resposta para sua manifestação que é registrada e acompanhada até a sua conclusão”.

Para o secretário Adail Fontenele, o certificado reconhece o empenho de todos que fazem a política habitacional da cidade, sobretudo aqueles que estão lidando com respostas diretas ao cidadão. “Nos sentimentos muito felizes e orgulhosos de ter recebido esse reconhecimento da CGM como um órgão que dá resposta as pessoas. Nós, como gestores públicos, temos a responsabilidade de darmos as respostas que o cidadão procura. Agradeço o reconhecimento da CGM e parabenizo pela forma responsável e diligente que tem observado os diversos órgãos que compõem a Prefeitura de Fortaleza”, observou Fontenele.

Também estiveram no encontro a Ouvidora Geral do Município, Lilian Fontele, o coordenador de Transparência e Integridade, Paulo Cavalcante, e a coordenadora Administrativo-Financeira da Habitafor, Nathália Tavares.