.jpg)
A nota dada por turistas em relação ao grau de felicidade e satisfação vivido em Fortaleza aumentou. Em média, os turistas que visitaram a capital cearense entre julho e agosto deste ano avaliaram a experiência com um 9,4. Os dados são da 5ª edição da pesquisa “Perfil, Percepção da Satisfação e Felicidade do Turista em Fortaleza”, realizada pela Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), por meio do Observatório de Turismo.
O número supera a média de 9,17 registrada na última edição. Fortaleza é pioneira na realização da pesquisa de satisfação do turismo, sendo a primeira cidade brasileira a implementar o estudo em 2022. Os dados mostram os principais atrativos e pontos de melhoria apontados pelos turistas, servindo como base para a elaboração de políticas públicas no setor.
Ao todo, 89% dos turistas afirmaram ter vivido experiências novas em Fortaleza, com uma avaliação média de 9,3 para o grau de felicidade e satisfação vivido na cidade. Beira-Mar, Praia do Futuro e Praia de Iracema foram destaque entre as experiências citadas. Atrativos naturais (24%), experiências vividas (19%), receptividade (13,6%) e gastronomia (12,3%) foram apontados como os maiores aspectos marcantes da cidade.
A pesquisa aponta que 98% dos entrevistados voltariam a Fortaleza, com 98,6% afirmando que indicariam o destino para outras pessoas. A secretária de turismo de Fortaleza, Denise Carrá, comemora o resultado.
“Queremos, cada vez mais, que quem conheça Fortaleza possa se tornar um embaixador espontâneo, indicando para amigos e familiares nossas belezas e nossa receptividade”, reforça.
Perfil do turista
Segundo o estudo, 9% dos entrevistados vieram de destinos internacionais, com destaque para países como Argentina, Estados Unidos e França. Os turistas nacionais vieram, principalmente, de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Mais da metade (58%) visitavam Fortaleza pela primeira vez.
Lazer foi o que mais motivou a vinda de turistas à capital cearense, apontado como motivo por 67,5% dos entrevistados. Visita a amigos/parentes (12,9%), negócios (7,7%) e eventos (3,9%) seguiram a lista de motivações.
A pesquisa foi realizada por meio de questionário digital, estruturado e padronizado, com aplicação presencial no Aeroporto de Fortaleza.
