A Escola Pública de Circo da Vila das Artes promove, nesta quinta-feira (13/11), a terceira e última aula aberta da segunda edição do Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses. A convidada do encontro é Analu Faria, acrobata, trapezista e pessoa com deficiência visual. A atividade, intitulada Narrativas de Corpos Dissidentes no Circo, será realizada presencialmente na Vila das Artes, das 19h às 21h, com transmissão ao vivo no canal do equipamento no YouTube.
Para o encontro presencial, serão disponibilizadas 20 vagas voltadas a artistas circenses, pessoas interessadas em acessibilidade e estudantes do Núcleo de Pesquisa.
A segunda edição da iniciativa propõe uma reflexão sobre o papel das tecnologias assistivas e dos recursos de acessibilidade no contexto do circo, considerando tanto a experiência do público quanto a atuação de artistas com deficiência em cena. São três eixos principais: tecnologias assistivas para o circo, narrativas de corpos dissidentes e acessibilidades poéticas.
Sobre Analu Faria
Do Rio de Janeiro (RJ), Analu Faria é atriz, acrobata, trapezista e pessoa cega. Formada em Educação Física, estudou nas instituições fluminenses O Tablado, Escola Nacional de Circo, Circo Crescer e Viver e Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, considerada a mais antiga da América Latina em atividade.
A artista nasceu com apenas 8% de visão e a perdeu totalmente ao longo da vida, em decorrência do glaucoma. Ao narrar sua trajetória, Analu compartilha a metodologia que vem desenvolvendo para orientar suas práticas artísticas, apresentando referências de autoras(es), obras e instituições que pesquisam arte e deficiência. Atualmente, integra a Trupe de Lá TAG e a Cia Multifoco de Teatro, levando ao palco uma arte que transcende limites e celebra a potência do corpo e da imaginação.
Serviço
Aula aberta Narrativas de corpos dissidentes no Circo, do Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses, com Analu Faria
Data: 13/11 (quinta-feira)
Horário: 19h às 21h30
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Vagas: 20 (presenciais)
Classificação indicativa: 16+
Transmissão ao vivo no canal da Vila das Artes no YouTube
