A Vila das Artes, equipamento da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), disponibiliza de forma on-line, nesta sexta-feira (28/11), o livro digital e o audiolivro PROJÉTIL – Conversas sobre projeto de vida, gestão de carreira e projetos culturais, novo trabalho do artista-gestor, pesquisador e professor Gyl Giffony, publicado pela Editora Substânsia. O lançamento está disponível no canal da Vila no YouTube.
PROJÉTIL – Conversas sobre projeto de vida, gestão de carreira e projetos culturais
Realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secultfor, o projeto convida artistas, estudantes, produtores, produtoras e profissionais da cultura a mergulharem em uma reflexão direta, afetiva e prática sobre o fazer artístico contemporâneo no Brasil. A obra aborda temas como gestão de carreira, planejamento, sustentabilidade na vida artística, políticas culturais e elementos essenciais para a elaboração de projetos culturais.
Pensado como um diálogo aberto, PROJÉTIL surge do impulso do autor em dividir aprendizados reunidos ao longo de sua atuação. O livro adota o projétil como imagem-guia para pensar como artistas colocam seus projetos em movimento, equilibrando vontade, método e criatividade. A metáfora também ajuda a mostrar os vínculos entre o que já foi vivido, o que se constrói no presente e os futuros que se pretende alcançar.
Com uma escrita objetiva, a obra conversa principalmente com quem está dando os primeiros passos na vida artística, oferecendo orientações práticas e caminhos possíveis para iniciar uma trajetória mais consciente. Ao mesmo tempo, também abre espaço para que artistas já atuantes revisitem seus processos e repensem seus rumos. O projeto ganha ainda mais força com o design de Andrei Bessa, ilustrações de Raro de Oliveira e a versão em audiolivro, narrada pelo próprio autor, e com trilha sonora de Pedro Madeira.
Sobre o autor
Gyl Giffony (Fortaleza–CE, 1986) é artista-gestor, pesquisador e professor da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de pesquisa na Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC Chile), é cofundador da Inquieta Cia., atuando em múltiplas linguagens. Publicou De Quem é a Cena? (2010) e O Lugar Invocado (2023), além de desenvolver investigações e práticas ligadas à memória social, políticas culturais, direitos culturais e artes vivas.
