A Vila das Artes celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro, com uma programação especial voltada à valorização das identidades e das criações artísticas de pessoas trans de Fortaleza. O equipamento da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), promove ao longo do mês o Arte e Identidade: Programação da Visibilidade Trans, evento gratuito organizado pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes em parceria com artistas e coletivos LGBTQIAPN+.
A programação será realizada nos dias 21, 22, 28 e 29 de janeiro e reúne diferentes linguagens artísticas, como audiovisual, dança, performance e cultura Ballroom. Estão previstas exibições de filmes, debates, oficinas formativas e a realização de um ball, baile competitivo que articula dança, moda, performance e celebração da cultura trans e travesti. Para participar das oficinas, é necessário realizar inscrição prévia por meio de formulário on-line disponível no site da Vila das Artes.
A parte formativa tem início na quarta-feira (21/01), com a oficina de audiovisual Ballroom, ministrada por Prince Cissy Cabal, seguida da mesa de conversa Criando Imagens Históricas, com participação de Legendary Cid. No dia 28, a programação segue com aulas práticas de Face, com Cailly Bodega, e Vogue Femme, com Legendary Taniyah Cabal.
No campo do audiovisual, o público poderá acompanhar, na quinta-feira (22/01), a exibição dos filmes “Monumentas Vivas”, “Jaci” e "Sob a Terra do Encoberto", seguida de debate com as diretoras Amorfas e Loba La Loba. Já no dia 29, será exibido o longa "Salão de Baile: This Is Ballroom", dirigido por Juru e Vitã.
A cultura Ballroom ganha destaque no encerramento da programação, em 29 de janeiro, com a realização da segunda edição do T de TransBall, no grid da Escola Pública de Circo da Vila das Artes. O evento competitivo tem foco no protagonismo de pessoas trans e integra arte, identidade de gênero e performance.
Sobre o Arte e Identidade: Programação da Visibilidade Trans
O Arte e Identidade é uma programação dedicada à valorização, visibilidade e protagonismo de pessoas trans e travestis nas artes. O evento promove encontros entre arte, identidade de gênero, memória e cultura dissidente, com foco na construção de narrativas trans a partir de perspectivas decoloniais, afro-indígenas e periféricas, ampliando espaços de escuta, formação e celebração no campo cultural.
Confira a programação:
21/01 (quarta-feira)
Oficina de Audiovisual Ballroom, com Prince Cissy Cabal + mesa de conversa Criando Imagens Históricas, com Legendary Cid e Prince Cissy Cabal
Horário: 17h às 21h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro)
Vagas: 20
Faixa etária: 16+
A oficina explora o potencial do audiovisual (cinema, documentário, videoarte) para construir novas narrativas históricas. O foco está nas representações decoloniais, de gênero, raça e memória. O programa integra teoria, análise fílmica e prática criativa, visando a capacitar realizadores a produzir imagens históricas críticas e inovadoras.
22/01 (quinta-feira)
Exibição dos filmes “Monumentas Vivas”, “Jaci” e “Sob a Terra do Encoberto” + Debate com as realizadoras
Horário: 17h às 21h (sessão) / 20h às 21h (debate)
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro)
Vagas: 20
Faixa etária: livre
Monumentas Vivas parte do desejo de tensionar as relações entre visibilidade, celebração e apagamento. Ao acompanhar Lavínia, Mathilda e Wendy — do coletivo Preta Chic —, o filme elabora uma estética da presença como contra-arquivo das narrativas hegemônicas. (Dir: Amorfas, 15 min, documentário)
Jaci é uma artista solitária que tenta completar uma maquete, enquanto enfrenta os problemas estruturais de sua própria casa. Ela está atormentada pelo sopro de um crack. À medida que a relação entre realidade e representação começa a desmoronar, ela é levada em uma jornada de reconstrução interior. (Dir: Loba La Loba, 15 min, drama, suspense).
Sob A Terra Do Encoberto é uma obra audiovisual de caráter experimental elaborada através de multi narrativas audiovisuais, tendo como foco o conflito entre o documentário e a ficção. (Dir: Xan Marçall e Libra Lima, 60 min, documentário experimental)
28/01 (quarta-feira)
Aula de Face, com Cailly Bodega + Aula de Vogue Femme, com Legendary Taniyah Cabal
Horário: 17h às 19h (Aula de Face) / 19h às 21h (Aula de Vogue)
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro)
Vagas: 20 para cada aula
Faixa etária: livre
As aulas práticas são um mergulho nos fundamentos técnicos, históricos e expressivos das categorias Face e Vogue Femme da cultura Ballroom. Os participantes aprenderão a construir uma performance completa, começando pela criação de uma persona autêntica.
29/01 (quinta-feira)
Exibição do longa “Salão de Baile: This Is Ballroom”
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Horário: 17h
Vagas: sujeito à lotação do espaço
Faixa etária: 14+
Sinopse: na cidade do Rio de Janeiro e arredores, jovens LGBTQ+ negros recriam a cultura Ballroom à sua maneira. Um retrato de seus dramas, das performances de voguing e da arte do shade, 50 anos após o surgimento desse movimento em Nova York (Dir: Juru e Vitã, 94 minutos; documentário).
T de TransBall 2 na Vila das Artes
Horário: 18h30 às 22h30
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Vagas: sujeito à lotação do espaço
Faixa etária: 16+
Dresscode para o ball: Ballroom Ceará Designs - vista uma peça nova ou utilizada anteriormente, mas que tenha sido feita por membros da Comunidade Ballroom Cearense (designers, costureiras ou até mesmo você).
Categorias:
Beginners Performance
Beginners Runway
FQ Face
Realness (Transman & Transwoman)
Best Dressed
Comentador vs Comentador
All American Runway
European Runway up in Pumps
VF Performance (BQ,NB,FQ,RWT)
(Trans)Sex Siren
O T de TransBall 2 é um evento competitivo da cultura Ballroom cearense, com foco no protagonismo de pessoas trans e na afirmação da cena local, articulando moda, estética, performance e identidade de gênero.
