SEPOG orienta rede do PPA

A Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Monitoramento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG)  vem se reunindo diariamente com os responsáveis pela elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2014-2017 nos órgãos da Prefeitura de Fortaleza. Cada secretaria, regional e vinculada tem servidores discutindo e definindo os programas e ações de suas pastas para o PPA.

Antes de começar essa fase de elaboração do plano, a rede de servidores envolvida com o trabalho participou de um seminário sobre a metodologia do processo. Agora a equipe da SEPOG responsável pela elaboração do PPA cumpre uma intensa agenda de reuniões para orientar cada um dos órgãos envolvidos.

“É uma preocupação do próprio secretário (Philipe Nottingham) que a gente discuta com vocês esse conceito da gestão por resultado, esse novo jeito de fazer gestão. Antes de olhar para orçamento, temos que entender que política a Cidade está pensando. Temos que ter em mente nossa missão, nossos objetivos. É uma visão coletiva, compartilhada. Estamos planejando juntos, integrando políticas de diversas áreas”, disse Aparecida Façanha, coordenadora de Planejamento, Orçamento e Monitoramento, na abertura da reunião com representantes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Instituto de Previdência do Município (IPM) e Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb), na manhã de quarta-feira (3/7).

Na terça-feira, a reunião da manhã foi com a equipe da Secretaria de Infraestrutura (Seinf) e a da tarde com representantes da Secretaria de Saúde. Na tarde de terça-feira, a reunião foi com a Secretaria de Segurança Cidadã, Defesa Civil e Guarda Municipal.

As ações e programas definidos por cada órgão serão cadastrados num sistema e, posteriormente, consolidadas dentro do PPA pela equipe da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Monitoramento, responsável pela redação final do documento. “Temos um PPA participativo em dois níveis. Debatemos com a sociedade e debatemos internamente também, com nossos técnicos”