22 de dezembro de 2021 em Educação

90% dos alunos da Rede Municipal, entre 12 e 17 anos, já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Desde o início do processo de vacinação em Fortaleza, a Rede Municipal colabora para o avanço da imunização

Aluno se vacinando
Para viabilizar o acesso dos alunos, no mês de novembro, a SME iniciou uma ação estratégica de transporte para levá-los aos locais de vacinação contra Covid-19

Desde o início da imunização contra a Covid, a Prefeitura de Fortaleza uniu esforços, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para garantir a vacinação dos trabalhadores e alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, assim como de seus familiares.

A partir do mapeamento realizado pela Rede de Ensino, já foram cadastrados 98,6% dos 73.428 dos estudantes matriculados, na faixa etária de 12 a 17 anos. Deste total, 90% dos alunos já receberam a primeira dose da vacina. Para viabilizar o acesso destes estudantes, no mês de novembro, a SME iniciou uma ação estratégica de transporte para levá-los aos postos de saúde da Capital - ao todo, foram mobilizados 93 postos na força-tarefa. É importante destacar que as estratégias continuam para que 100% dos estudantes recebam a vacina.

“Desde o início do processo de vacinação, a nossa Rede vem colaborando para o avanço da imunização. Quando chegou a vez dos estudantes, seguimos a mesma estratégia", pontua secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, destacando a campanha contra a Covid-19, que também incluiu a vacinação dos trabalhadores da Educação como prioridade. A imunização dos profissionais foi etapa importante para a retomada das aulas presenciais, iniciada em setembro.

Ressalta-se ainda que, mesmo antes do início da retomada das aulas presenciais de forma escalonada e gradual, todas as unidades de ensino realizaram ações de mobilização e até funcionaram como pontos de cadastramento para que os familiares dos mais de 240 mil alunos efetuassem a inserção dos dados no Saúde Digital e garantissem o acesso à vacina.

Rastreio Covid Fortaleza

A Prefeitura continua monitorando casos suspeitos e positivos de Covid-19 na Rede Municipal de Ensino e rastreando todos os que tiverem contato com os infectados. O sistema Rastreio Covid Fortaleza foi desenvolvido pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), em parceria com a Secretaria da Saúde e da Educação, por meio da Parceria por Cidades Saudáveis.

Vacinação de crianças de 5 a 9 anos

Diante da orientação que pais e/ou responsáveis de crianças de 5 a 11 anos de idade, residentes na Capital devem realizar o cadastro no Saúde Digital, a Secretaria Municipal da Educação (SME) seguirá com estratégia de estimular a apoiar às famílias para garantir o cadastro no Saúde Digital e, em breve, a vacinação contra a Covid-19 de todas as crianças matriculas na Rede Municipal.

De acordo com a SMS, as doses para crianças de 5 a 11 anos são diferentes das aplicadas no restante do público, inclusive a dosagem será menor que aquela utilizada em maiores de 12 anos.

Aluno se vacinando

Rastreio Covid Fortaleza