22 de novembro de 2019 em Infraestrutura

Prefeitura segue Programa de Requalificação Viária com a construção de novos Ecopontos

Outros serviços estão em execução em todas as Regionais nesta sexta-feira (22/11)

banner requalificação viária

Seis Ecopontos estão sendo construídos nesta sexta-feira (22/11) em Fortaleza. As obras fazem parte do roteiro de serviços executados pelo Programa de Requalificação Viária, coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). Os equipamentos, voltados para a coleta de resíduos sólidos e descarte seletivo, estão localizados nos bairros Álvaro Weyne, Barroso, Santa Filomena, Vicente Pinzón, Aldeota e Centro. Além disso, também estão sendo desenvolvidas atividades de recuperação asfáltica e infraestruturua viária em todas as Regionais.

Confira o roteiro de obras desta sexta-feira (22/11)

Ruas das Regionais I, II, III, V e VI estão em processo de recuperação da malha asfáltica com a operação tapa-buraco, entre elas Visconde de Mauá, Getúlio Vargas, Paulo Sobrinho, 20 de Janeiro, Estevão de Campos, Euclides César, Oliveira Sobrinho, Virgílio Paes, Pedro Firmeza, Manoel Monteiro e Paulo Sobrinho.

O roteiro de obras desta sexta-feira (22/11) inclui ainda a contrução de calçadões, reforma e readequação de canteiro, drenagem, reforma de pedra tosca, substituição de laje, implantação de calha, entre outras.

Meta superada

De janeiro a agosto, foi ultrapassada a meta de 750.000 m² estabelecida para recuperação de vias durante todo o ano, alcançado o total de 929.213,28 m², mesmo com a ocorrência atípica de chuvas, que estavam acima da média do início do ano.

Nesse serviço, foram contempladas mais de 840 vias (algumas em diversos pontos), beneficiando todos os bairros em todas as sete Regionais da Cidade. Do volume total de ações, uma área de 723.497,20 m² foi recuperada com asfalto e 205.716,08 m² foi contemplada com pedra tosca ou paralelepípedo (calçamento). Isso corresponde a recuperada no município de uma área equivalente à extensão de cerca de 154 quilômetros de uma rodovia com 6 metros de largura. Além da requalificação das vias, foram realizados também serviços de microdrenagem, tendo sido implantados cerca de 2.246,70 metros de calhas de concreto em diversos pontos da cidade.

Confira o roteiro de obras e serviços realizados desde o mês de julho

Estratégias de execução

O trabalho de recuperação de vias tem como prioridade a conservação e melhoria das avenidas com corredores exclusivos de ônibus, das ruas secundárias que apresentem necessidade deste serviço, além das vias que tenham binários, ciclovias e ciclofaixas, já implantados ou a serem implantados, a fim de proporcionar mais segurança ao tráfego do transporte público, pedestres, ciclistas e veículos.

Também são realizadas reformas e melhorias da pavimentação no entorno dos postos de saúde, escolas, creches, recuperação de galerias de drenagem e implantação de calhas e sarjetas, além da execução de serviços de reparos ou melhorias de drenagem em calhas de concreto, galerias, sarjetas e bocas de lobo.

Solicitação de serviços

A recuperação de vias pode ser solicitada pela população por meio do número 156. Além disso, as sete Regionais podem ser acionadas por meio da sua Ouvidoria e intermediar a demanda junto ao órgão responsável pela resolutividade.

Ouvidorias

Regional Centro: 3226-5059
Regional 1: 3433-6875
Regional 2: 3241-4802