17 de setembro de 2019 em Infraestrutura

71 serviços de requalificação viária são executados em Fortaleza

banner requalificação viária

A Prefeitura de Fortaleza desenvolve, nesta terça-feira (17/09), 71 intervenções do Programa Requalificação Viária. Estão sendo executadas atividades, como construção de novos calçamentos, drenagens, fresagens, implantação de calçadas, tapa-buraco, entre outras.

Confira o roteiro de obras desta terça-feira (17/09)

Passam por obras de drenagem as ruas Alberto de Oliveira (Regional I), Martins Neto e Maria Quintela (Regional III), além da Avenida Senador Fernandes Távora e a Rua José Mendonça (Regional V). Já entre as vias contempladas com reformas de pedra tosca, estão as ruas Urucutuba (Regional V), José Nogueira Freire, Bruno Porto, Consuelo Freire e R. Natasha Lima (Regional VI).

Ao todo, 30 serviços de tapa-buraco acontecem em seis Regionais (I, II, III, IV, V e VI), a exemplo das que ocorrem na Avenida Dr. Theberge, Rua Raul Pompeia, Rua Cruzeiro do Sul e Rua Antônio Fontenele, todas na Regional I. Diversas outras ocorrem nos bairros Carlito Pamplona, Jacarecanga, Álvaro Weyne, Aldeota, Luciano Cavalcante, Henrique Jorge, Presidente Kennedy, Benfica, Parquelândia, Amadeu Furtado, Montese, Itaoca, Jardim América, José Walter, Conjunto Esperança, Conjunto Tupã Mirim e Cajazeiras.

As atividades são realizadas pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) com apoio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Um total de 30 grupos trabalha de forma contínua para reparar os estragos causados pela extensa e forte quadra chuvosa de 2019. Outras 20 equipes atuam em serviços complementares de conservação.

O Programa de Requalificação Viária prioriza vias com corredores exclusivos de ônibus, ciclofaixas e ciclovias a fim de proporcionar mais segurança ao tráfego do transporte público, pedestres, ciclistas e veículos. Ao todo, a Prefeitura está investindo mais de R$ 80 milhões na operação.

Recuperação de Vias 2019

Em relação à recuperação de vias, no primeiro semestre de 2019, uma área equivalente a 322.124,15 m² recebeu intervenções, incluindo mais de 370 vias. Desse volume total de serviços, 244.331,99 m² foram recuperados com asfalto e 77.792,16 m² com pedra tosca ou paralelepípedo.

Em termos comparativos, é possível apontar que, durante esse período, foi recuperada na Cidade uma área equivalente à extensão de 53 quilômetros de uma rodovia com 6 metros de largura. Além da requalificação das vias, foram realizados serviços de microdrenagem, tendo sido implantados cerca de 1.393,90 metros de calhas de concreto.

Até o fim deste ano, 750.000m² de área, distribuídos por todas as Regionais da Cidade, deverão ser contemplados.

Solicitação de serviços

A recuperação de vias pode ser solicitada pela população por meio do número 156. Além disso, as sete Regionais podem ser acionadas por meio da sua Ouvidoria e intermediar a demanda junto ao órgão responsável pela resolutividade.

Ouvidorias

Regional Centro: 3226-5059
Regional 1: 3433-6875
Regional 2: 3241-4802