12 de dezembro de 2019 em Infraestrutura

Prefeitura executa serviços de infraestrutura viária em toda a Cidade

Reformas de pedra tosca, implantação de calha e readequação de canteiro são algumas das obras realizadas nesta quinta-feira (12/12)

banner requalificação viária

O Programa de Requalificação Viária segue seu roteiro de obras e serviços nesta quinta-feira (12/12). A Prefeitura de Fortaleza executa, entre outras atividades, construção de faixa elevada e de lombadas, tapa-buraco, readequação de canteiros e reforma de pedra tosca e de paralelo. O Programa visa recuperar a malha asfáltica da Cidade após o período chuvoso de 2019 e promover melhorias de mobilidade e segurança viária para motoristas e pedestres.

Confira o roteiro de obras desta quinta-feira (12/12)

As obras de reforma de pedra tosca ocorrem na Travessa Santa Lúcia (Regional I) e nas ruas Brumado, Maria e Itacira, todas na Regional V. Já a R. Lineu Jucá, R. Jorge Acúrcio e R. Felino Barroso (Regional IV) passam por construção de lombada.

Dando continuidade à força-tarefa de recuperação da malha asfáltica, serviços de tapa-buraco ocorrem vias dos bairros Cristo Redentor, Luciano Cavalcante, Quintino Cunha, Montese, Parque Iracema e José de Alencar, além de recapeamento na Rua 406, no São Cristóvão (Regional VI).

Meta superada

De janeiro a agosto, foi ultrapassada a meta de 750.000 m² estabelecida para recuperação de vias durante todo o ano, alcançando o total de 929.213,28 m², mesmo com a ocorrência atípica de chuvas, que estavam acima da média do início do ano.

Nesse serviço, foram contempladas mais de 840 vias (algumas em diversos pontos), beneficiando todos os bairros em todas as sete Regionais da Cidade. Do volume total de ações, uma área de 723.497,20 m² foi recuperada com asfalto e 205.716,08 m² foi contemplada com pedra tosca ou paralelepípedo (calçamento). Isso corresponde a recuperada no município de uma área equivalente à extensão de cerca de 154 quilômetros de uma rodovia com 6 metros de largura. Além da requalificação das vias, foram realizados também serviços de microdrenagem, tendo sido implantados cerca de 2.246,70 metros de calhas de concreto em diversos pontos da cidade.

Confira o roteiro de obras e serviços realizados desde o mês de julho

Estratégias de execução

O trabalho de recuperação de vias tem como prioridade a conservação e melhoria das avenidas com corredores exclusivos de ônibus, das ruas secundárias que apresentem necessidade deste serviço, além das vias que tenham binários, ciclovias e ciclofaixas, já implantados ou a serem implantados, a fim de proporcionar mais segurança ao tráfego do transporte público, pedestres, ciclistas e veículos.

Também são realizadas reformas e melhorias da pavimentação no entorno dos postos de saúde, escolas, creches, recuperação de galerias de drenagem e implantação de calhas e sarjetas, além da execução de serviços de reparos ou melhorias de drenagem em calhas de concreto, galerias, sarjetas e bocas de lobo.

Solicitação de serviços

A recuperação de vias pode ser solicitada pela população por meio do número 156. Além disso, as sete Regionais podem ser acionadas por meio da sua Ouvidoria e intermediar a demanda junto ao órgão responsável pela resolutividade.

Ouvidorias

Regional Centro: 3226-5059
Regional 1: 3433-6875
Regional 2: 3241-4802