História
A formação de Fortaleza remonta à presença indígena e ao contato com colonizadores europeus no início do século XVI. A ocupação efetiva ocorreu no século XVII, com a construção de fortificações. Em 1649, os holandeses ergueram o Forte Schoonenborch, retomado pelos portugueses em 1654 e rebatizado como Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, origem do nome da cidade.
No final do século XVII e ao longo do XVIII, Fortaleza consolidou-se como núcleo político. Em 13 de abril de 1726, foi elevada à categoria de vila, data que marca o aniversário da cidade. Em 1799, após a separação do Ceará da Capitania de Pernambuco, firmou-se como capital, sendo elevada à categoria de cidade em 1823.
A partir do século XX, vivenciou rápido crescimento demográfico e urbanístico, impulsionado por reformas de infraestrutura, industrialização e fortalecimento do turismo. As décadas de 1950 e 1960 marcaram expressiva expansão econômica e, a partir dos anos 1970, a instalação de polos industriais consolidou sua posição como centro econômico regional.
Com a redemocratização, a cidade passou por transformações políticas e, nas décadas seguintes, consolidou-se como uma metrópole de referência no Nordeste, com atuação destacada nos setores administrativo, cultural, turístico e industrial.
Fortaleza em Números
Fortaleza está situada no litoral Atlântico, com 34 km de praias. O município possui área de 312,353 km² e população de 2.428.678 habitantes, de acordo com Censo de 2022, sendo a maior cidade do Nordeste em número de habitantes e a quarta do Brasil.
Sua economia é alicerçada nos setores de serviços e comércio, o que a coloca como a cidade de maior Produto Interno Bruto (PIB) da região Nordeste, com aproximadamente R$ 73 bilhões. No turismo, destaca-se como um dos destinos mais procurados do país.
Desde 1997, a gestão administrativa da Prefeitura de Fortaleza está descentralizada em Regionais, que atualmente abrangem 121 bairros.
A localização estratégica confere à cidade papel de destaque como um dos principais centros de conexões do Brasil com o mundo. Fortaleza abriga hubs tecnológicos, marítimos e aéreos. A capital também possui voos internacionais diretos e diários para destinos como Lisboa, Paris, Miami e Buenos Aires, além de conexões com os principais aeroportos brasileiros.
Fortaleza em Mapas
Conheça a plataforma da Prefeitura com informações georreferenciadas da Cidade:
Fortaleza por Bairros
Conheça Fortaleza por meio dos seus 121 bairros:
Fortaleza em Bairros é uma plataforma de acesso público, com informações confiáveis, uniformes e acessíveis sobre os 121 bairros da capital cearense. Seu objetivo é aproximar a população da leitura da cidade na escala humana e comunitária, a partir de dados e cartografias úteis para o dia a dia do cidadão. A iniciativa valoriza a cultura de bairro como identidade da Capital.

