IPM - Instituto de Previdência do Município

Jousé Lima

Josué de Sousa Lima

Natural de Pentecoste-CE (1955), Josué de Sousa Lima é advogado com 39 anos de atuação profissional e assumiu a Superintendência do Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM) em 2021.

Graduado na Universidade de Fortaleza (Unifor) em 1984, com Pós-Graduação (lato sensu) em Direito Penal na Unifor em 1992, é também membro do Conselho de Administração da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor); possui certificado de gestor de Regime Próprio de Previdência Social (CGRPPS), emitido pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec).

Advogou por mais de uma década na comarca de Pentecoste, na defesa dos interesses da população carente, atuando também como defensor público. Foi assessor jurídico de Relações Institucionais da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Integrou a lista tríplice do quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional do Ceará, para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Na OAB-CE, também exerceu diversos cargos, como conselheiro, secretário geral-adjunto, vice-presidente e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina.

Servidor público aposentado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde assumiu funções de presidente da Comissão Permanente de Tomada de Contas Especial (CPTCE), membro titular da Comissão de Ética, chefe da Divisão de Recursos Humanos, diretor do Departamento Regional de Pessoal e chefe da Seção de Legislação, Direitos e Deveres.