Citinova - Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza

luiz alberto sabioi posa para a foto diante de um mapa de Fortaleza

Luiz Alberto Sabóia é presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). Até 2020, foi secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos e coordenador do Programa de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito da Prefeitura (Paitt) de Fortaleza, cargo que engloba, dentre outras, a política cicloviária e de caminhada, carros elétricos compartilhados e ações voltadas ao Transporte Público, além de atuar como líder técnico dos programas de Segurança Viária e Parceria por Cidades Saudáveis, com a Bloomberg Philantropies, Vital Strategies e Organização Mundial de Saúde.

Anteriormente, trabalhou no setor privado e no setor público, especialmente na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Ceará, onde ocupou o cargo de diretor executivo, atuando nas áreas de energia elétrica, saneamento básico e transporte rodoviário.

Graduado em Administração de Empresas, com especialização em Tecnologia da Informação, é mestre em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará e detém, dentre outros, cursos na área de Segurança Viária pela Johns Hopkins University, e de Economia Comportamental na Harvard Kennedy School. É professor vinculado ao Departamento de Pesquisa e Inovação da Universidade de Fortaleza.