Funci - Fundação da Criança e da Família Cidadã

Tânia Gurgel

Tânia Gurgel
Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) com Especialização em Saúde do Adolescente pela Universidade Federal do Ceará (UFC), participou da Escola de Formação de Governantes.

Iniciou sua atuação em 1º de setembro de 1981, na Fundação Estadual do Bem Estar Menor do Ceará (Febemce). Também atuou como diretora do Centro Educacional José Moacir Bezerra.

Em 1996, assumiu a presidência da Fundação da Ação Social (FAS), onde contribuiu com ações de combate às violações de direitos no Estado.

Entre os anos de 1999 e 2002, foi subsecretária da Secretaria de Ação Social (SAS), hoje Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), do Governo do Estado do Ceará.

Em 2002, foi eleita deputada estadual. No exercício do cargo, desenvolveu suas funções na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e conseguiu propor, emendar e revogar leis estaduais voltadas para os direitos dos idosos e de crianças e adolescentes.

Foi relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Estado do Ceará, criada por meio do Requerimento nº 523/2005.

Tânia Gurgel também integra o colegiado do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), órgão responsável por definir normas e diretrizes para a formulação das políticas públicas de atendimento integral de Crianças e Adolescentes da Capital.