A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) implementa iniciativas voltadas para a promoção da mobilidade segura e inclusiva da população idosa em Fortaleza. No Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado nesta quarta-feira (1º/10), confira algumas medidas que abrangem desde atividades educativas até melhorias de infraestrutura viária que garantem mais respeito, acessibilidade e autonomia a esse público.
Atividades educativas
No campo da educação para o trânsito, agentes da AMC realizam regularmente ações de sensibilização em espaços públicos, escolas e diversos cruzamentos da cidade, orientando sobre os cuidados necessários nos deslocamentos.
Além dos principais fatores de risco, as ações educativas do órgão abordam direitos e deveres no trânsito, boas práticas sobre a travessia segura e a convivência harmoniosa entre todos os usuários da via. As mensagens repassadas por agentes e educadores de trânsito reforçam a necessidade de que os condutores de veículos motorizados devem priorizar os pedestres, incluindo os idosos.
Engenharia de tráfego
Em relação às medidas de engenharia voltadas à segurança viária, as intervenções da AMC que favorecem o deslocamento a pé contribuem diretamente para a mobilidade de pessoas da terceira idade.
A implantação e revitalização de faixas de pedestre, a readequação da velocidade de vias para 50 km/h e a implementação de travessias elevadas, que são as faixas acima do nível da rua e alinhada com a calçada para priorizar a passagem dos transeuntes, estão entre essas ações. As esquinas seguram também auxiliam a travessia, uma vez que o prolongamento de calçadas executado com sinalização horizontal e balizadores diminuem a distância para o pedestre atravessar e reduz a prática de estacionamento irregular nos cruzamentos.
Já os semáforos com estágio para pedestres possuem botoeiras sonoras que seguem o padrão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), beneficiando pessoas com mobilidade reduzida. Os dispositivos emitem sinais sonoros e mensagens de voz, que informam o acionamento da travessia. Os alertas sonoros variam conforme o tempo restante de travessia, auxiliando a percepção do pedestre para mais conforto e segurança.
Credenciais de estacionamento
Além disso, a Autarquia é responsável pela emissão de credenciais de estacionamento para idosos, que é atualmente um dos serviços mais procurados pela população. O documento assegura o uso de vagas exclusivas em estacionamentos públicos e privados, representando um direito fundamental para facilitar os deslocamentos.
Para obter a credencial, os interessados devem comparecer a uma das 11 unidades de atendimento da AMC apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço atualizado informando que reside em Fortaleza. O serviço também está disponível nos canais digitais, como o site da AMC, no aplicativo AMC Trânsito e na Carteira Digital de Trânsito.
O documento pode ser utilizado em qualquer veículo ocupado pelo beneficiário, seja na condição de condutor ou passageiro. O prazo de validade é de cinco anos.
“Com essas ações, a AMC reafirma seu compromisso de construir uma cidade inclusiva e acessível, que cuida de todas as gerações. Garantir a segurança e a prioridade desse público no trânsito é reconhecer a sua dignidade”, destaca Sérgio Costa, superintendente do órgão.
