
Com o intuito de sensibilizar a população e a sociedade civil acerca da segurança viária e da preservação da vida, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) participa, mais uma vez, da Semana Nacional do Trânsito. Com o tema central “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a programação acontece dos dias 18 a 25 de setembro e inclui ações educativas, fiscalização preventiva e engenharia do tráfego.
A abertura das atividades será nesta quinta-feira (18/09), a partir das 6h, na Praça das Flores, em apoio à mobilização promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran/CE). Além da AMC, também participam da atividade de conscientização e redução de sinistros nas vias o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).
Na área de engenharia de tráfego, está previsto para sexta-feira (19/09) o início da operação de um novo semáforo exclusivo para pedestres no bairro Novo Mondubim. No trecho da Rua Cônego de Castro, localizado em frente ao Shopping Solares, há um intenso fluxo de deslocamentos a pé, o que faz necessária a 15ª implantação de equipamento semafórico na cidade só este ano.
No mesmo dia, agentes de trânsito instalam antenas corta-pipa no estacionamento do Ginásio da Parangaba, localizado no cruzamento da Av. General Osório de Paiva com a Rua Gomes Brasil, a partir das 9h. O dispositivo protege os ocupantes do veículo de acidentes provocados por linhas com cerol, linha chilena ou por outros materiais cortantes usados em pipas.
Ainda durante a programação, a AMC finaliza a renovação da sinalização da Av. da Universidade, entre as avenidas José Jatahy e Domingos Olímpio. As melhorias incluem a revitalização das faixas de pedestres e a repintura de 1,5 km de ciclofaixa.
A mobilidade ativa ainda tem vez na segunda-feira (22/09). O Dia Mundial sem Carro será marcado pelo passe livre dos usuários do Bicicletar, o sistema público de bicicletas compartilhadas de Fortaleza, um dos maiores e mais populares do país. No mesmo dia, de 16h às 18h, o Papo de Pedal reúne técnicos da AMC e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) para ouvir ciclistas em um importante trecho de circulação destes usuários.
Cultura de segurança no trânsito
Como a educação para o trânsito começa na infância, o projeto AMC nas Escolas chegará ao bairro Prefeito Conjunto José Walter na terça-feira (23/09). Agentes de trânsito realizam durante todo o dia palestras e atividades lúdicas na Escola Municipal Ari de Sá Cavalcante. O intuito é também mobilizar toda a comunidade escolar sobre as normas de circulação e as políticas de mobilidade urbana que tornam Fortaleza referência em segurança no trânsito.
Na mesma data, na sede da AMC, motociclistas por aplicativo participam de mais uma edição do curso de pilotagem segura a partir das 14h. A formação, que já capacitou este ano cerca de 180 condutores de motocicleta, possui etapas teórica e prática, voltadas ao desenvolvimento de habilidades para uma condução responsável e defensiva que possibilita enfrentar qualquer situação no trânsito.
Na quinta-feira (25/09), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), será desenvolvida uma atividade de conscientização dos pontos cegos nos coletivos, áreas dos veículos que escapam da visão dos motoristas e que não são captadas pelos espelhos, exigindo atenção e distanciamento dos demais usuários da via. A atividade será realizada a partir das 9h, na AMC.
Debate
A programação será finalizada no dia 30 de setembro, quando a AMC promove o 1° Seminário de Trânsito Municipal: Desafios e Soluções para a Segurança Viária, reunindo órgãos parceiros e especialistas na área. O evento, que será realizado no teatro do Cuca Pici, tem como objetivo criar um espaço de debate, reflexão e troca de experiências sobre práticas, políticas e soluções que contribuam para a redução de acidentes e a preservação da vida no trânsito.
