A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) inicia, nesta quinta-feira (06/11), o funcionamento de um novo semáforo com estágio para pedestres no cruzamento da Avenida Bernardo Manuel com a Travessa São José, no bairro Mondubim. O equipamento, décimo sétimo implantado em 2025, tem como objetivo reforçar a segurança viária e garantir mais fluidez ao tráfego na região.
O trecho liga diferentes bairros e possui intensa movimentação de veículos e pedestres, tendo em vista a existência de estabelecimentos comerciais, praça e posto de saúde. Por isso, o novo semáforo operará em três tempos, sendo um deles destinado exclusivamente à travessia de pedestres.
“A acessibilidade é uma das principais características do dispositivo. O pedestre que deseja realizar a travessia conta com botoeiras que emitem sinais sonoros e mensagens de voz indicando o acionamento. Além disso, uma placa em Braille e um alerta vibratório permitem que a informação também seja percebida pelo tato”, destaca Lélio do Vale, gerente da Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito da AMC.
Com a nova instalação, a rede semafórica de Fortaleza passa a contar com 1.094 equipamentos em funcionamento, ampliando as ações da AMC voltadas à melhoria da mobilidade urbana e à promoção de um trânsito mais seguro.
Sinalização
A população pode solicitar intervenções de sinalização de trânsito por meio do aplicativo AMC Trânsito ou do site amctransito.com.br. Os pedidos incluem implantação de semáforos, revisão dos tempos semafóricos, pintura nas ruas, tachões, lombadas e placas.
Ao receber a solicitação online, técnicos da AMC realizam vistoria no local para comprovar a necessidade, com base em critérios técnicos como volume de tráfego, registro de acidentes e fluxo de pedestres e veículos.
