27 de January de 2016 em Cultura

Blocos de pré-carnaval, Dia do Quadrinho Nacional, música e Bailinho no fim de semana

Programação é gratuita e acontece de quinta-feira a domingo


Um dos destaques da programação será a apresentação dos blocos sábado (30) no Aterrinho, que estarão unidos pela primeira vez. (Foto: Marcos Moura)
O último fim de semana de janeiro chega se despedindo dos blocos, ensaios abertos e das festas de pré-carnaval, mas já anuncia a folia momina. Mais uma vez Fortaleza se enche de alegria com a programação do Ciclo Carnavalesco 2016, que presta uma homenagem ao 290 anos da querida capital cearense. Desde a primeira semana do ano, o público segue animado pelos tradicionais desfiles na Praia de Iracema, ensaios abertos, bailinhos infantis, atrações variadas nos equipamentos culturais da Prefeitura e apresentações de blocos nas setes regionais.
 
Logo na quinta-feira (28/1), o público festeja com as concentrações/desfiles de blocos e ensaios abertos das agremiações selecionados via edital público. A animação toma de conta dos bairros Vicente Pizon, José Walter, Lagoa Redonda, Monte Castelo, Jardim  das Oliveiras, Conjunto Ceará e muitos outros. Confira a programação completa por data e com endereços ao final do texto.
 
Também tem programação para os saudosistas carnavalescos. Na quinta-feira (28/1) o projeto Revival recebe a bandaMaria Escandalosa, que apresentará o show “Marchinhas e Frevos - Um tributo aos interpretes de antigos carnavais”. A programação é gratuita e acontece a partir das 20 horas, no Estoril.
 
Na rota dos foliões de Fortaleza, o Mercado dos Pinhões é parada obrigatória e nesta sexta-feira (29/1), a partir das 19 horas, não será diferente. O equipamento cultural se enche de alegria com mais uma apresentação do Luxo da Aldeia. O público se diverte com o repertório do bloco que presta homenagem a compositores cearenses de nascimento ou de coração, como Fausto Nilo, Lauro Maia, Luis Assunção, Ednardo, Paulo Gomes, Marcus Dias e outros, além de cair na dança com as composições autorais do Bloco, que já virou uma tradição do pré-carnaval da terrinha. 
 
No sábado (30/1) os blocos Num Ispaia Sinão Ienche e Concentra Mas Não Sai animam o Bar da Mocinha, na Praia de Iracema, e a Praça do Ferreira, respectivamente, a partir das 18 horas.
 
Também no sábado (30/1) os tradicionais desfiles de blocos na Praia de Iracema reservam uma surpresa. A partir das 16 horas, os blocos Unidos da Cachorra, Baqueta, Camaleões do Vila e Cheiro percorrem, nesta sequência, o circuito que sai da Caixa Cultural e segue pela Avenida Historiador Raimundo Girão, finalizando no Aterrinho da Praia de Iracema. 
 
No palco, a partir das 18 horas, as baterias dos três blocos encerrarão a programação do pré-carnaval tocando juntas pela primeira vez! 
 
Mercado da Aerolândia também receberá a folia do Ciclo Carnavalesco. Sábado (30/1), a partir das 16 horas, tem oEncontro dos Blocos da Aerolândia, com os blocos Melhor Idade, Mercafolia e Vou com Esse. Já no domingo (31/1), das 17 às 20 horas, Tarcísio Sardinha e Banda Fortaleza Alegria agitam o recém-inaugurado equipamento.
 
O Ciclo Carnavalesco traz diversão para toda a família e para agradar a criançada o Passeio Público recebe neste domingo (31/1), de 9 às 11 horas, mais uma edição o Piquenique Bailinho. Junte os pequenos e prepare as fantasias pois a música e as brincadeiras ficarão por conta da charanga do Tio Marcão Lindão.
 
Encerrando a programação pré-carnavalesca, domingo (31/1), das 17 às 22 horas, o Estoril volta a apresentar o Polo Multicultural do Bloco Tambores Carnavalescos. A programação contará com a participação do Afoxé Acabaca, Bloco Tambores Carnavalescos (Caravana Cultural) e Filhos de Maria.
 
Babado de Carnaval faz a festa dos foliões
Babado Coletivo chega à sua 13ª edição nesta quinta-feira (28/1) com o Babado de Carnaval. O evento será temático e o público que comparecer a uma das feirinhas mais movimentadas e repletas de novidade da cidade, poderá adquirir produtos relacionados à festa momina, como fantasias, adereços e acessórios. A programação acontecerá das 16 às 22 horas no Mercado dos Pinhões, com entrada gratuita.
 
Mais de 40 expositores estão confirmados e entre as atrações estão a festa TOME de Batom Vermelho, diversos food trucks, além de um bingo solidário, que terá o lucro revertido para a Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca).
 
Programação do Dia do Quadrinho Nacional acontece no Estoril e TAN
Nesta sexta-feira (29/1) e sábado (30/1), Estoril e Teatro Antonieta Noronha recebem a sexta edição do QDN (Dia do Quadrinho Nacional). Realizado pelo Fórum de Quadrinhos do Estado do Ceará, em parceria com a Gibiteca Municipal de Fortaleza, o evento traz para a capital cearense uma série de ações gratuitas, que contemplam os diversos públicos que formam a comunidade que curte, trabalha ou coleciona quadrinhos. 
 
Na sexta, a partir das 16 horas, no Estoril, acontece a primeira Gibi War, que consiste em um novo espaço para a venda de quadrinhos e afins, no qual o público poderá adquirir gibis e produtos geek, pop e nerd, tudo a um preço justo. 
 
Já no sábado, de 13 às 18 horas, o DQN estará no Teatro Antonieta Noronha com os quadrinistas Alzir Alves (colorista e agente), Daniel Brandão (empreendedor e artista) e José Luís (artista que trabalha para o mercado americano de comics). Os três baterão um papo sobre assuntos relacionado ao mercado de quadrinhos no Brasil e nos Estados Unidos.
 
Passeio instrumental segue embalando almoços no Passeio Público
As tardes de sábados e domingos do Passeio Público seguem embaladas pelo som das atrações do Passeio Instrumental. A atividade, que acontece a partir das 12h30min, recebe neste sábado (30) Macaúba e Tarcisio Sardinha. No domingo (31), a música ficará por conta de Brenna Freire e Alysson Felix.
 
Última chance de conferir a mostra “Os Seres São Vivos”
Quem ainda não conferiu a exposição “Os Seres São Vivos”, em cartaz no Estoril, tem até domingo (31/1) para admirar o belo trabalho do fotógrafo Celso Oliveira. A mostra está aberta para visitação de 14 às 22 horas, na Galeria Mário Baratta, e reúne 12 imagens e se propõe a refletir sobre a responsabilidade de cada espécie em prol da harmonia da biosfera e a exploração desenfreada dos recursos naturais. A entrada é gratuita.
 
Forró no Mercado fecha o fim de semana no Mercado dos Pinhões
No domingão, claro, não pode faltar aquele tradicional pé-de-serra no Mercado dos Pinhões. A cada fim de semana, sempre a partir das 19 horas, uma atração diferente bota todo mundo para dançar com o Forró no Mercado. Neste dia 31 não será diferente! A banda Cumpade Barbosa garantirá a animação. 
 
Dolor Barreira recebe Curso de Geofilosofia e Contação de Histórias
Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.
 
As quintas-feiras também são dedicadas ao Workshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17 horas e às 18h30min e é realizada pela Associação de Geofilosofia – AGEAC, que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação. 
 
Neste dia 28/01, os temas serão “A mente interior: o poder da intuição” e “Karma: leia de causa e efeito”, às 18h30min. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.
 
SERVIÇO*:
Ciclo Carnavalesco 2016
Bloco Luxo da Aldeia
Quando: Sexta-feira (29/1), a partir das 19h
Onde: Mercado dos Pinhões
 
Desfiles dos Blocos de Rua na Praia de Iracema / Aterrinho
Quando: Sábado (30), a partir das 16h
Concentração: Caixa Cultural. Percurso: Historiador Raimundo Girão – Aterrinho
16h – Unidos da Cachorra  
16h45 – Baqueta
17h30 – Camaleões da Vila
18h30 – Cheiro (Percurso João Cordeiro)
 
Apresentações no palco do Aterrinho
A partir das 18h. Encerrando o último dia de Pré-Carnaval, haverá encontrão de todas as
baterias, tocando juntas pela primeira vez.
 
Piquenique Bailinho
Quando: Domingo (31/1) e durante o carnaval, de 9h às 11h
Onde: Passeio Público
Atração: Charanga do Tio Marcão Lindão
 
Num Ispaia Sinão Ienche 
Quando: Sábado (30/1), e durante o carnaval, sempre a partir das 18 horas
Onde: Bar da Mocinha – Praia de Iracema
 
Concentra Mas Não Sai
Quando: Sábado (30/1), a partir das 18 horas
Onde: Praça do Ferreira
 
Mercado da Aerolândia
Encontro dos Blocos da Aerolândia
Quando: Sábado (30/1), a partir das 16h
Atrações: Blocos Melhor Idade, Mercafolia e Vou com Esse
 
Show com Tarcísio Sardinha e Banda Fortaleza Alegria
Quando: Domingo (31/1), das 17h às 20h
 
Polo Multicultural do Bloco Tambores Carnavalescos
Quando: Domingo (31/1), a partir das 17h
Onde: Estoril
Atrações: Afoxé Acabaca, Bloco Tambores Carnavalescos (Caravana Cultural) e convidados. 
 
Blocos e Ensaios Abertos
> Quinta-feira (28/1)
19h – A Turma do Mamão. Onde: Praça dos Navegantes (Rua Aprendiz de Marinheiro) - Moura Brasil
19h às 21h30 – Ensaio Escola de Samba Imperadores da Parquelândia. Onde: Av. Jovita Feitosa esquina com a Rua Viriato Ribeiro – Parquelandia
19h30 – Ensaio Maracatu Az de Ouro. Onde: Rua Edith Braga nº 395 - Jardim América
 
> Sexta-feira (29/1)
16h – Lord. Onde: Rua Major Facundo, Nº 1712 – Centro
17h – Maria Galinha. Onde: Praça central do conjunto Renascer - Dias Macedo 
17h – Ensaio Escola de Samba Mocidade Independente de Bela Vista. Onde: Rua Chile, 715 - Bela Vista
17h – Doido é Tu. Onde: Rua Frei Marcelino, Quadra do Campo Novo Ideal, em frente a Fundação Educacional Silvestre Gomes, Nº 1511 - Rodolfo Teófilo
17h30 – Afro Kebra Mola. Onde: Rua Entardecer, s/n na Praça do ABC - Vicente Pinzon, Santa Terezinha
18h - Coração Benfica. Onde: Rua Adolf Herbster com Waldery Uchôa  - Benfica 
18h – Amigos da Folia. Onde: Avenida Plácido Castelo, Nº 473 - Jardim das Oliveiras, Tancredo Neves
18h – Segura o Copo. Onde: Praça João Gentil - Benfica 
18h – Bloco do Jardim América. Onde: Praça do Jardim América - Rua Delmiro de Farias - Jardim América  
18h – Jardim Folia. Onde: Rua Arakem, pracinha do conjunto Jaciara - Jardim Iracema 
18h – Simpatia. Onde: Praça do Conjunto Enéas Arruda, situada entre as ruas Cap. ,João Fereira Lima - Dias Macedo 
18h – Cabeça de Touro. Onde: Rua 69, 2ª Etapa - José Walter
18h às 21h – Ensaio Maracatu Nação Iracema. Onde: Rua Rio Solimões 605 - Jardim Iracema
18h30 – Vassouras do Babau. Onde: Rua Floriano Peixoto com Antônio Pompeu - José Bonifácio
19h – K + 1. Onde: Rua Padre Mororó, Nº 1191 -  Centro
19h – Pirambulando (Bloco infantil). Onde: Vila do Mar, esquina com Tv Deuzimar - Pólo Parque Oeste – Pìrambu
19h – Luxo da Aldeia. Onde: Mercado dos Pinhões - Praça Visconde de Pelotas, Nº 41 - Centro
19h – A Turma do Mamão. Onde: Praça dos Navegantes (Rua Aprendiz de Marinheiro) - Moura Brasil
19h – Maria da Legião. Onde: Rua Teófilo Gurgel entre as ruas Henrique Autran e Julio Pinto - Monte Castelo 
19h – Kururu da Lagoa. Onde: Rua Valdemar Tavares, esquina com Francisco Matias - Lagoa Redonda
20h – Kuekão de Kouro. Onde: Rua Gonçalves Alves Rodrigues, Nº 402 – Pici
Unidos do Morro. Onde: Travessa da Saudade, esquina com rua do Trilho - Moura Brasil
 
> Sábado (30/1)
14h – Bons Amigos. Onde: Centro Cultural Dragão do Mar - Praia de Iracema 
16h – Baqueta. Onde: Rua Almirante Jaceguai - Centro Dragão do Mar - Praia de Iracema 
16h – Maria Galinhas. Onde: Avenida Pedro Dantas s/n, em frente a EEFM Antônio Dias Macedo - Dias Macedo 
16h – Unidos da Cachorra. Onde: Rua Dragão do Mar, Nº 20 - Praia de Iracema 
16h às 18h – Ensaio Maracatu Vozes da África. Onde: Rua Sousa Girão nº 365 - José Bonifácio
17h - Camaleões do Vila. Onde: Rua Dragão do Mar, Nº 80 - Restaurante Amicis
17h – Doido é Tu. Onde: Rua Frei Marcelino, Quadra do Campo Novo Ideal, em frente a Fundação Educacional Silvestre Gomes, Nº 1511 - Rodolfo Teófilo
17h – Bloco do Isprito. Onde: Rua L, Nº 126 conjunto João Paulo II – Barroso
17h – Que Merda É Essa? Onde: Rua João Cordeiro, Nº 556 - Praia de Iracema 
17h – Me Ache Folia. Onde: Rua Vicente de Paulo entre as ruas Thomaz Rodrigues e Perdigão - Antônio Bezerra
17h – Ensaio Maracatu Nação Pici. Onde: Rua Alagoas em frente ao prédio do DNOCS - Pici
17h30 – Matou a Pau...ta!. Onde: Praça Murilo Borges - Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro I – Centro
17h30 – Bonde Batuque. Onde: Rua João Cordeiro, Nº 655 - Praia de Iracema 
18h – Concentra Mas Não Sai. Onde: Praça do Ferreira – Centro
18h – Império da Vila. Onde: Rua Gomes Passos com Vicente Saboia (Praça Valentim Monteiro) - Carlito Pamplona 
18h - Sai na Marra. Onde: Rua Douto Almeida Filho, Nº 326 - Bairro Ellery
18h – Monte Folia. Onde: Praça Coronel João Pontes (rua Benjamim Barroso com rua Antônio Drumont) - Monte Castelo
18h – Cachorra Magra. Onde: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Nº 216 – Benfica
18h - Balaku Baku Folia. Onde: Rua Rúbia Sampaio, Nº 1469 - Farias Brito
18h – Peryboneco. Onde: Rua Dom Henrique, Nº 305 - Vila Pery 
18h – Bloco do Jardim América. Onde: Praça do Jardim América - Rua Delmiro de Farias - Jardim América  
18h – Jardim Folia. Onde: Rua Arakem, pracinha do conjunto Jaciara - Jardim Iracema 
18h – Tá Dentro Deixa. Onde: Avenida Central - 3ª Etapa - Conjunto Ceará 
19h – Carnalito. Onde: Rua Teodoro Cabral, Nº 600 - Carlito Pamplona 
19h - Zueira. Onde: Rua Mato Grosso, Nº 387 - Pan Americano  
19h – Kururu da Lagoa. Onde: Rua Valdemar Tavares, esquina com Francisco Matias - Lagoa Redonda
19h – Tô com Juninho. Onde: Rua Rio Grande do Norte, Nº 707 (Campo Guararapes) - Demócrito Rocha 
20h – Cheiro. Onde: Rua Padre Justino, Nº 168 - Praia de Iracema 
 
> Domingo (31/1)
9h – Sivozinha Folia (Bloco infantil). Onde: Avenida Washington Soares, Nº 6055 – Messejana
15h – Pirambulando (Bloco infantil). Onde: Vila do Mar, esquina com Tv Deuzimar - Pólo Parque Oeste - Pìrambu
16h – Tambores Carnavalescos. Onde: Rua dos Tabajaras, Nº 397 - Praia de Iracema 
16h – Fina Flor. Onde: Parque Arquiteto Otacílio Teixeira Lima Neto (Bisão) – Beira-Mar
16h – A Turma do Barba Roxa. Onde: Avenida Lea Pompeu com rua João Luiz Santiago - Jardim das Oliveiras
17h – Relaxa Bebê. Onde: Rua Dom Jeronimo, Nº 256 - Farias Brito 
17h – Bloco dos Bodes. Onde: Desembargador Faustino de Albuquerque - Praça Nossa Senhora Aparecida - Jardim das Oliveiras
18h – Tá Dentro Deixa. Onde: Avenida Central - 3ª Etapa - Conjunto Ceará 
19h – Tô com Juninho. Onde: Rua Rio Grande do Norte, Nº 707 (Campo Guararapes) - Demócrito Rocha 
19h30 – Ensaio Maracatu Az de Ouro. Onde: Rua Edith Braga nº 395 - Jardim América
 
 
Programação regular dos equipamentos culturais
MERCADO DOS PINHÕES
(Praça Visconde de Pelotas, s/n – Centro)
Babado de Carnaval
Quando: Quinta-feira (28/1), das 16h às 22h
 
Forró no Mercado
Quando: Domingo (31/1), das 19h às 21h
Atração: Cumpade Barbosa
 
ESTORIL
(Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)
Revival
Quando: Quinta-feira (28/1), a partir das 20 horas
Atração: Banda Maria Escandalosa
 
Dia do Quadrinho Nacional - 1º Gibi War
Quando: Sexta-feira (29), a partir das 16 horas
 
Exposição “Os Seres São Vivos”, do fotógrafo Celso Oliveira
Quando: Até domingo (31/1), de 14 às 22 horas na Galeria Mário Baratta
 
TEATRO ANTONIETA NORONHA
(Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro)
Dia do Quadrinho Nacional
Quando: Sábado (30/1), de 13h às 18h
Atração: Palestra com os quadrinistas Alzir Alves (colorista e agente), Daniel Brandão (empreendedor e artista) e José Luís (artista que trabalha para o mercado americano de comics)
 
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DOLOR BARREIRA
(Av. da Universidade, 2572 - Benfica) 
Contação de História
Quando: Terças e quintas-feiras, às 9h e às 14h
Atração: Chicão Oliveira
 
Curso de Geofilosofia e Meditação
Quando: Quinta-feira (28/1), 17 horas e às 18h30min 
Temas: “A mente interior: o poder da intuição” e “Karma: leia de causa e efeito”
 
*Programação sujeita a alteração

Blocos de pré-carnaval, Dia do Quadrinho Nacional, música e Bailinho no fim de semana

Programação é gratuita e acontece de quinta-feira a domingo

Um dos destaques da programação será a apresentação dos blocos sábado (30) no Aterrinho, que estarão unidos pela primeira vez. (Foto: Marcos Moura)
O último fim de semana de janeiro chega se despedindo dos blocos, ensaios abertos e das festas de pré-carnaval, mas já anuncia a folia momina. Mais uma vez Fortaleza se enche de alegria com a programação do Ciclo Carnavalesco 2016, que presta uma homenagem ao 290 anos da querida capital cearense. Desde a primeira semana do ano, o público segue animado pelos tradicionais desfiles na Praia de Iracema, ensaios abertos, bailinhos infantis, atrações variadas nos equipamentos culturais da Prefeitura e apresentações de blocos nas setes regionais.
 
Logo na quinta-feira (28/1), o público festeja com as concentrações/desfiles de blocos e ensaios abertos das agremiações selecionados via edital público. A animação toma de conta dos bairros Vicente Pizon, José Walter, Lagoa Redonda, Monte Castelo, Jardim  das Oliveiras, Conjunto Ceará e muitos outros. Confira a programação completa por data e com endereços ao final do texto.
 
Também tem programação para os saudosistas carnavalescos. Na quinta-feira (28/1) o projeto Revival recebe a bandaMaria Escandalosa, que apresentará o show “Marchinhas e Frevos - Um tributo aos interpretes de antigos carnavais”. A programação é gratuita e acontece a partir das 20 horas, no Estoril.
 
Na rota dos foliões de Fortaleza, o Mercado dos Pinhões é parada obrigatória e nesta sexta-feira (29/1), a partir das 19 horas, não será diferente. O equipamento cultural se enche de alegria com mais uma apresentação do Luxo da Aldeia. O público se diverte com o repertório do bloco que presta homenagem a compositores cearenses de nascimento ou de coração, como Fausto Nilo, Lauro Maia, Luis Assunção, Ednardo, Paulo Gomes, Marcus Dias e outros, além de cair na dança com as composições autorais do Bloco, que já virou uma tradição do pré-carnaval da terrinha. 
 
No sábado (30/1) os blocos Num Ispaia Sinão Ienche e Concentra Mas Não Sai animam o Bar da Mocinha, na Praia de Iracema, e a Praça do Ferreira, respectivamente, a partir das 18 horas.
 
Também no sábado (30/1) os tradicionais desfiles de blocos na Praia de Iracema reservam uma surpresa. A partir das 16 horas, os blocos Unidos da Cachorra, Baqueta, Camaleões do Vila e Cheiro percorrem, nesta sequência, o circuito que sai da Caixa Cultural e segue pela Avenida Historiador Raimundo Girão, finalizando no Aterrinho da Praia de Iracema. 
 
No palco, a partir das 18 horas, as baterias dos três blocos encerrarão a programação do pré-carnaval tocando juntas pela primeira vez! 
 
Mercado da Aerolândia também receberá a folia do Ciclo Carnavalesco. Sábado (30/1), a partir das 16 horas, tem oEncontro dos Blocos da Aerolândia, com os blocos Melhor Idade, Mercafolia e Vou com Esse. Já no domingo (31/1), das 17 às 20 horas, Tarcísio Sardinha e Banda Fortaleza Alegria agitam o recém-inaugurado equipamento.
 
O Ciclo Carnavalesco traz diversão para toda a família e para agradar a criançada o Passeio Público recebe neste domingo (31/1), de 9 às 11 horas, mais uma edição o Piquenique Bailinho. Junte os pequenos e prepare as fantasias pois a música e as brincadeiras ficarão por conta da charanga do Tio Marcão Lindão.
 
Encerrando a programação pré-carnavalesca, domingo (31/1), das 17 às 22 horas, o Estoril volta a apresentar o Polo Multicultural do Bloco Tambores Carnavalescos. A programação contará com a participação do Afoxé Acabaca, Bloco Tambores Carnavalescos (Caravana Cultural) e Filhos de Maria.
 
Babado de Carnaval faz a festa dos foliões
Babado Coletivo chega à sua 13ª edição nesta quinta-feira (28/1) com o Babado de Carnaval. O evento será temático e o público que comparecer a uma das feirinhas mais movimentadas e repletas de novidade da cidade, poderá adquirir produtos relacionados à festa momina, como fantasias, adereços e acessórios. A programação acontecerá das 16 às 22 horas no Mercado dos Pinhões, com entrada gratuita.
 
Mais de 40 expositores estão confirmados e entre as atrações estão a festa TOME de Batom Vermelho, diversos food trucks, além de um bingo solidário, que terá o lucro revertido para a Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca).
 
Programação do Dia do Quadrinho Nacional acontece no Estoril e TAN
Nesta sexta-feira (29/1) e sábado (30/1), Estoril e Teatro Antonieta Noronha recebem a sexta edição do QDN (Dia do Quadrinho Nacional). Realizado pelo Fórum de Quadrinhos do Estado do Ceará, em parceria com a Gibiteca Municipal de Fortaleza, o evento traz para a capital cearense uma série de ações gratuitas, que contemplam os diversos públicos que formam a comunidade que curte, trabalha ou coleciona quadrinhos. 
 
Na sexta, a partir das 16 horas, no Estoril, acontece a primeira Gibi War, que consiste em um novo espaço para a venda de quadrinhos e afins, no qual o público poderá adquirir gibis e produtos geek, pop e nerd, tudo a um preço justo. 
 
Já no sábado, de 13 às 18 horas, o DQN estará no Teatro Antonieta Noronha com os quadrinistas Alzir Alves (colorista e agente), Daniel Brandão (empreendedor e artista) e José Luís (artista que trabalha para o mercado americano de comics). Os três baterão um papo sobre assuntos relacionado ao mercado de quadrinhos no Brasil e nos Estados Unidos.
 
Passeio instrumental segue embalando almoços no Passeio Público
As tardes de sábados e domingos do Passeio Público seguem embaladas pelo som das atrações do Passeio Instrumental. A atividade, que acontece a partir das 12h30min, recebe neste sábado (30) Macaúba e Tarcisio Sardinha. No domingo (31), a música ficará por conta de Brenna Freire e Alysson Felix.
 
Última chance de conferir a mostra “Os Seres São Vivos”
Quem ainda não conferiu a exposição “Os Seres São Vivos”, em cartaz no Estoril, tem até domingo (31/1) para admirar o belo trabalho do fotógrafo Celso Oliveira. A mostra está aberta para visitação de 14 às 22 horas, na Galeria Mário Baratta, e reúne 12 imagens e se propõe a refletir sobre a responsabilidade de cada espécie em prol da harmonia da biosfera e a exploração desenfreada dos recursos naturais. A entrada é gratuita.
 
Forró no Mercado fecha o fim de semana no Mercado dos Pinhões
No domingão, claro, não pode faltar aquele tradicional pé-de-serra no Mercado dos Pinhões. A cada fim de semana, sempre a partir das 19 horas, uma atração diferente bota todo mundo para dançar com o Forró no Mercado. Neste dia 31 não será diferente! A banda Cumpade Barbosa garantirá a animação. 
 
Dolor Barreira recebe Curso de Geofilosofia e Contação de Histórias
Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.
 
As quintas-feiras também são dedicadas ao Workshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17 horas e às 18h30min e é realizada pela Associação de Geofilosofia – AGEAC, que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação. 
 
Neste dia 28/01, os temas serão “A mente interior: o poder da intuição” e “Karma: leia de causa e efeito”, às 18h30min. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.
 
SERVIÇO*:
Ciclo Carnavalesco 2016
Bloco Luxo da Aldeia
Quando: Sexta-feira (29/1), a partir das 19h
Onde: Mercado dos Pinhões
 
Desfiles dos Blocos de Rua na Praia de Iracema / Aterrinho
Quando: Sábado (30), a partir das 16h
Concentração: Caixa Cultural. Percurso: Historiador Raimundo Girão – Aterrinho
16h – Unidos da Cachorra  
16h45 – Baqueta
17h30 – Camaleões da Vila
18h30 – Cheiro (Percurso João Cordeiro)
 
Apresentações no palco do Aterrinho
A partir das 18h. Encerrando o último dia de Pré-Carnaval, haverá encontrão de todas as
baterias, tocando juntas pela primeira vez.
 
Piquenique Bailinho
Quando: Domingo (31/1) e durante o carnaval, de 9h às 11h
Onde: Passeio Público
Atração: Charanga do Tio Marcão Lindão
 
Num Ispaia Sinão Ienche 
Quando: Sábado (30/1), e durante o carnaval, sempre a partir das 18 horas
Onde: Bar da Mocinha – Praia de Iracema
 
Concentra Mas Não Sai
Quando: Sábado (30/1), a partir das 18 horas
Onde: Praça do Ferreira
 
Mercado da Aerolândia
Encontro dos Blocos da Aerolândia
Quando: Sábado (30/1), a partir das 16h
Atrações: Blocos Melhor Idade, Mercafolia e Vou com Esse
 
Show com Tarcísio Sardinha e Banda Fortaleza Alegria
Quando: Domingo (31/1), das 17h às 20h
 
Polo Multicultural do Bloco Tambores Carnavalescos
Quando: Domingo (31/1), a partir das 17h
Onde: Estoril
Atrações: Afoxé Acabaca, Bloco Tambores Carnavalescos (Caravana Cultural) e convidados. 
 
Blocos e Ensaios Abertos
> Quinta-feira (28/1)
19h – A Turma do Mamão. Onde: Praça dos Navegantes (Rua Aprendiz de Marinheiro) - Moura Brasil
19h às 21h30 – Ensaio Escola de Samba Imperadores da Parquelândia. Onde: Av. Jovita Feitosa esquina com a Rua Viriato Ribeiro – Parquelandia
19h30 – Ensaio Maracatu Az de Ouro. Onde: Rua Edith Braga nº 395 - Jardim América
 
> Sexta-feira (29/1)
16h – Lord. Onde: Rua Major Facundo, Nº 1712 – Centro
17h – Maria Galinha. Onde: Praça central do conjunto Renascer - Dias Macedo 
17h – Ensaio Escola de Samba Mocidade Independente de Bela Vista. Onde: Rua Chile, 715 - Bela Vista
17h – Doido é Tu. Onde: Rua Frei Marcelino, Quadra do Campo Novo Ideal, em frente a Fundação Educacional Silvestre Gomes, Nº 1511 - Rodolfo Teófilo
17h30 – Afro Kebra Mola. Onde: Rua Entardecer, s/n na Praça do ABC - Vicente Pinzon, Santa Terezinha
18h - Coração Benfica. Onde: Rua Adolf Herbster com Waldery Uchôa  - Benfica 
18h – Amigos da Folia. Onde: Avenida Plácido Castelo, Nº 473 - Jardim das Oliveiras, Tancredo Neves
18h – Segura o Copo. Onde: Praça João Gentil - Benfica 
18h – Bloco do Jardim América. Onde: Praça do Jardim América - Rua Delmiro de Farias - Jardim América  
18h – Jardim Folia. Onde: Rua Arakem, pracinha do conjunto Jaciara - Jardim Iracema 
18h – Simpatia. Onde: Praça do Conjunto Enéas Arruda, situada entre as ruas Cap. ,João Fereira Lima - Dias Macedo 
18h – Cabeça de Touro. Onde: Rua 69, 2ª Etapa - José Walter
18h às 21h – Ensaio Maracatu Nação Iracema. Onde: Rua Rio Solimões 605 - Jardim Iracema
18h30 – Vassouras do Babau. Onde: Rua Floriano Peixoto com Antônio Pompeu - José Bonifácio
19h – K + 1. Onde: Rua Padre Mororó, Nº 1191 -  Centro
19h – Pirambulando (Bloco infantil). Onde: Vila do Mar, esquina com Tv Deuzimar - Pólo Parque Oeste – Pìrambu
19h – Luxo da Aldeia. Onde: Mercado dos Pinhões - Praça Visconde de Pelotas, Nº 41 - Centro
19h – A Turma do Mamão. Onde: Praça dos Navegantes (Rua Aprendiz de Marinheiro) - Moura Brasil
19h – Maria da Legião. Onde: Rua Teófilo Gurgel entre as ruas Henrique Autran e Julio Pinto - Monte Castelo 
19h – Kururu da Lagoa. Onde: Rua Valdemar Tavares, esquina com Francisco Matias - Lagoa Redonda
20h – Kuekão de Kouro. Onde: Rua Gonçalves Alves Rodrigues, Nº 402 – Pici
Unidos do Morro. Onde: Travessa da Saudade, esquina com rua do Trilho - Moura Brasil
 
> Sábado (30/1)
14h – Bons Amigos. Onde: Centro Cultural Dragão do Mar - Praia de Iracema 
16h – Baqueta. Onde: Rua Almirante Jaceguai - Centro Dragão do Mar - Praia de Iracema 
16h – Maria Galinhas. Onde: Avenida Pedro Dantas s/n, em frente a EEFM Antônio Dias Macedo - Dias Macedo 
16h – Unidos da Cachorra. Onde: Rua Dragão do Mar, Nº 20 - Praia de Iracema 
16h às 18h – Ensaio Maracatu Vozes da África. Onde: Rua Sousa Girão nº 365 - José Bonifácio
17h - Camaleões do Vila. Onde: Rua Dragão do Mar, Nº 80 - Restaurante Amicis
17h – Doido é Tu. Onde: Rua Frei Marcelino, Quadra do Campo Novo Ideal, em frente a Fundação Educacional Silvestre Gomes, Nº 1511 - Rodolfo Teófilo
17h – Bloco do Isprito. Onde: Rua L, Nº 126 conjunto João Paulo II – Barroso
17h – Que Merda É Essa? Onde: Rua João Cordeiro, Nº 556 - Praia de Iracema 
17h – Me Ache Folia. Onde: Rua Vicente de Paulo entre as ruas Thomaz Rodrigues e Perdigão - Antônio Bezerra
17h – Ensaio Maracatu Nação Pici. Onde: Rua Alagoas em frente ao prédio do DNOCS - Pici
17h30 – Matou a Pau...ta!. Onde: Praça Murilo Borges - Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro I – Centro
17h30 – Bonde Batuque. Onde: Rua João Cordeiro, Nº 655 - Praia de Iracema 
18h – Concentra Mas Não Sai. Onde: Praça do Ferreira – Centro
18h – Império da Vila. Onde: Rua Gomes Passos com Vicente Saboia (Praça Valentim Monteiro) - Carlito Pamplona 
18h - Sai na Marra. Onde: Rua Douto Almeida Filho, Nº 326 - Bairro Ellery
18h – Monte Folia. Onde: Praça Coronel João Pontes (rua Benjamim Barroso com rua Antônio Drumont) - Monte Castelo
18h – Cachorra Magra. Onde: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Nº 216 – Benfica
18h - Balaku Baku Folia. Onde: Rua Rúbia Sampaio, Nº 1469 - Farias Brito
18h – Peryboneco. Onde: Rua Dom Henrique, Nº 305 - Vila Pery 
18h – Bloco do Jardim América. Onde: Praça do Jardim América - Rua Delmiro de Farias - Jardim América  
18h – Jardim Folia. Onde: Rua Arakem, pracinha do conjunto Jaciara - Jardim Iracema 
18h – Tá Dentro Deixa. Onde: Avenida Central - 3ª Etapa - Conjunto Ceará 
19h – Carnalito. Onde: Rua Teodoro Cabral, Nº 600 - Carlito Pamplona 
19h - Zueira. Onde: Rua Mato Grosso, Nº 387 - Pan Americano  
19h – Kururu da Lagoa. Onde: Rua Valdemar Tavares, esquina com Francisco Matias - Lagoa Redonda
19h – Tô com Juninho. Onde: Rua Rio Grande do Norte, Nº 707 (Campo Guararapes) - Demócrito Rocha 
20h – Cheiro. Onde: Rua Padre Justino, Nº 168 - Praia de Iracema 
 
> Domingo (31/1)
9h – Sivozinha Folia (Bloco infantil). Onde: Avenida Washington Soares, Nº 6055 – Messejana
15h – Pirambulando (Bloco infantil). Onde: Vila do Mar, esquina com Tv Deuzimar - Pólo Parque Oeste - Pìrambu
16h – Tambores Carnavalescos. Onde: Rua dos Tabajaras, Nº 397 - Praia de Iracema 
16h – Fina Flor. Onde: Parque Arquiteto Otacílio Teixeira Lima Neto (Bisão) – Beira-Mar
16h – A Turma do Barba Roxa. Onde: Avenida Lea Pompeu com rua João Luiz Santiago - Jardim das Oliveiras
17h – Relaxa Bebê. Onde: Rua Dom Jeronimo, Nº 256 - Farias Brito 
17h – Bloco dos Bodes. Onde: Desembargador Faustino de Albuquerque - Praça Nossa Senhora Aparecida - Jardim das Oliveiras
18h – Tá Dentro Deixa. Onde: Avenida Central - 3ª Etapa - Conjunto Ceará 
19h – Tô com Juninho. Onde: Rua Rio Grande do Norte, Nº 707 (Campo Guararapes) - Demócrito Rocha 
19h30 – Ensaio Maracatu Az de Ouro. Onde: Rua Edith Braga nº 395 - Jardim América
 
 
Programação regular dos equipamentos culturais
MERCADO DOS PINHÕES
(Praça Visconde de Pelotas, s/n – Centro)
Babado de Carnaval
Quando: Quinta-feira (28/1), das 16h às 22h
 
Forró no Mercado
Quando: Domingo (31/1), das 19h às 21h
Atração: Cumpade Barbosa
 
ESTORIL
(Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)
Revival
Quando: Quinta-feira (28/1), a partir das 20 horas
Atração: Banda Maria Escandalosa
 
Dia do Quadrinho Nacional - 1º Gibi War
Quando: Sexta-feira (29), a partir das 16 horas
 
Exposição “Os Seres São Vivos”, do fotógrafo Celso Oliveira
Quando: Até domingo (31/1), de 14 às 22 horas na Galeria Mário Baratta
 
TEATRO ANTONIETA NORONHA
(Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro)
Dia do Quadrinho Nacional
Quando: Sábado (30/1), de 13h às 18h
Atração: Palestra com os quadrinistas Alzir Alves (colorista e agente), Daniel Brandão (empreendedor e artista) e José Luís (artista que trabalha para o mercado americano de comics)
 
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DOLOR BARREIRA
(Av. da Universidade, 2572 - Benfica) 
Contação de História
Quando: Terças e quintas-feiras, às 9h e às 14h
Atração: Chicão Oliveira
 
Curso de Geofilosofia e Meditação
Quando: Quinta-feira (28/1), 17 horas e às 18h30min 
Temas: “A mente interior: o poder da intuição” e “Karma: leia de causa e efeito”
 
*Programação sujeita a alteração