O Centro Cultural Belchior (CCBel), equipamento da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), promove, entre os dias 3 e 31 de outubro, uma programação gratuita em comemoração ao aniversário do artista que dá nome ao espaço. A celebração pelos 79 anos de Antônio Carlos Gomes Belchior reúne lançamentos de livros, oficinas, shows, ações de graffiti, entre outras atividades.
A agenda do mês inicia na sexta-feira (03/10), às 18h30, com o lançamento do livro infantil “A Menina e o Touro”, das autoras Tétis Falcon, psicóloga clínica e escolar, e Louisianne Barros de Siqueira, psicóloga e psicoterapeuta. Às 19h, será realizada mais uma edição do projeto Sexta Rock, com apresentações das bandas As Caramelas, Caipirizando e Attaquezumbi, além de campanha de doação de brinquedos.
No sábado (04/10), às 15h, será lançado o livro “Cartas para Belchior” (volume 2), organizado por Nonato Nogueira. Às 19h, a programação segue com o show Noite de Cais, comandado pelos cantores, compositores e produtores culturais Isaac Cândido e André Marinho, acompanhados da banda Os Verdinhos.
Ao longo do mês, a agenda contempla atividades como Vivências Ancestrais: Saberes e Fazeres da Nossa Ancestralidade Sagrada, com Mãe Jaque, do Ponto de Cultura Palácio Mestra Maria Luziaria da Conceição; Samba da Barbada, com Mulher Barbada; apresentação dos Filhos de Zé; encerramento da exposição “Odoyá! Salve a mãe de todas as cabeças!”; e o 11º Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC).
Celebração dos 79 anos de Belchior
Em 26 de outubro, Belchior completaria 79 anos, e o CCBel segue sendo um espaço de valorização da obra e da memória do artista. Para marcar a data, foi planejada uma programação especial. Entre os destaques, estão o lançamento do livro “Cartas para Belchior” - volume 2 (04/10); Alucinação Sonora: uma viagem musical na obra do Belchior, com DJ Alan Moraes (24/10); show especial Toda suja de batom - Um tributo a Belchior, com Makem.
Murais de graffiti na Barra do Ceará
O projeto Alucinação Arte Urbana também integra a programação, levando murais de graffiti a comunidades como Graviola, Titanzinho, Moura Brasil e Pirambu. As ações são realizadas em formato de vivência imersiva, em processo colaborativo entre artistas e moradores, fortalecendo a coletividade, a sociabilidade e os encontros nos territórios. No dia 18 de outubro, a atividade chega ao bairro Barra do Ceará, na Associação dos Moradores do Conjunto Barramar, com o artista visual e arte-educador Barney.
Ondas Formativas
O programa Ondas Formativas promove novas oficinas voltadas ao universo da música. Entre as atividades, estão os cursos livres Artesanias Sonoras: Laboratório de Música e Tecnologias Sonoras, com Eric Barbosa, Direção de Palco, com Tiago Nogueira, e o workshop Produção para Projetos Periféricos, com Kelly Brown.
