O Centro Cultural Belchior (CCBel) promove, nesta semana, uma programação variada com oficinas, festivais e exposições. Entre os destaques estão o curso “Desmontando a House Music em Corpo-festa”, com o grupo MarÉHouse, o Festival Internacional de Danças Urbanas na Cena (Fiduc), o Baile CucaNey e a mostra em homenagem à Iemanjá, Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), o CCBel inicia a programação nesta terça-feira (09/09), às 18h, com o workshop Desmontando a House Music em Corpo-festa, ministrado por Jônatas Joca, artista e integrante do grupo MarÉHouse. A atividade, com 20 vagas, propõe uma imersão na musicalidade da house, explorando discotecagem, sample e dança em uma experiência de corpo-festa.
Na quinta e sexta-feira (11 e 12/09), o palco do CCBel será ocupado pelo Festival Internacional de Danças Urbanas na Cena (Fiduc), com aulas, batalhas e vivências em diferentes estilos do hip hop, dando destaque ao protagonismo feminino.
No sábado (13/09), às 14h, o projeto Alucinação Arte Urbana chega à comunidade do Moura Brasil com a artista visual Erica Rodrigues, que desenvolve trabalhos a partir da poética do corpo feminino e das memórias afetivas que o atravessam. A ação promove vivências imersivas e colaborativas entre artistas e moradores, fortalecendo a coletividade, a sociabilidade e os encontros nos territórios.
Também às 14h, na sede do CCBel, será realizada a intervenção interativa Zine na Calçada, que convida o público a criar fanzines com temáticas ligadas à diversidade e ao respeito. A atividade estimula a expressão criativa e funcionará como um espaço de escuta ativa e acolhimento, aproximando frequentadores e moradores do entorno ao universo artístico e social do coletivo.
Encerrando a programação da semana, às 17h, o Baile CucaNey ocupa a Casa de Praia da Música. O coletivo tem como pilares a inclusão, o protagonismo jovem, a valorização de artistas locais e o incentivo ao empreendedorismo comunitário.
A programação traz apresentações que exaltam a pluralidade cultural e a força da representatividade. Entre as atrações confirmadas estão Dafny Bariolli, com performance drag de dança e “bate cabelo”; Dih Marques, em show musical com repertório pop e referências à cultura LGBTQIAPN+; e Fabiano Brandão, com apresentação que une a musicalidade nordestina à identidade regional, reafirmando as raízes e a potência cultural do Ceará.
Exposição salvaguarda Festa de Iemanjá de Fortaleza
A programação de setembro se completa com a exposição “Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!”, sob curadoria de Jean dos Anjos. A mostra celebra a tradicional Festa de Iemanjá de Fortaleza e reúne fotografias produzidas em 2016, durante o processo de registro da celebração como Patrimônio Cultural Imaterial, revelando rituais, símbolos e afetos que marcam a força espiritual e coletiva do evento.
Serviço
Programação completa do Centro Cultural Belchior (CCBel)
Local: Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema
Atividades gratuitas e livres
- Exposição: Odoyá! Salve a Mãe de todas as cabeças!
Visitação de terça a sábado, das 9h às 21h
- Workshop: Desmontando a House Music em Corpo-festa
Mediação: Jônatas Joca (MarÉHouse)
Data: terça-feira (09/09)
Horário: a partir das 18h
- Festival Internacional de Danças Urbanas na Cena (Fiduc)
Data: quinta e sexta-feira (11 e 12/09)
Horário: a partir das 9h
Mais informações em @f.i.d.u.c
- Workshop: Belchior, poética e cearensidades musicais
Mediação: Vanick Belchior
Data: quinta-feira (11/09)
Horário: a partir das 18h
- Oficina Zine na Calçada, com Coletivo CucaNey
Data: sábado (13/09)
Horário: 14h
- Baile CucaNey: Diversidade, Cultural, Arte, Diálogo e Resistência com Dafny Bariolli, Dih Marques e Fabiano Brandão
Data: sábado (13/09)
Horário: 17h
