10 de setembro de 2018 em Cultura

Ciclofaixa Cultural e feira de economia criativa são destaques na programação da Prefeitura de Fortaleza

A Vila das Artes realiza, nesta semana, a Mostra “Imagem em Carne Viva”, na Casa do Barão de Camocim


Crianças brincam em pula pula no projeto Bom de Fortaleza
O projeto Bom de Fortaleza segue, neste sábado (15/09), animando praças das sete regionais de Fortaleza (Foto: Gustavo Simão)

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), realiza uma programação especial, nesta semana, com destaques para mais uma edição da Ciclofaixa Cultural, para a feira criativa e para o projeto Bom de Fortaleza. As três atividades fazem parte da programação do Corredor Cultural do Benfica.

A Ciclofaixa Cultural conecta em uma rota ciclística, neste domingo (16/09), diferentes bens de relevante interesse histórico-cultural da capital cearense, que ficarão abertos à visitação do público das 8h às 12h. Entre os espaços contemplados na segunda edição do percurso, estão a Reitoria da Universidade Federal do Ceará, Casa do Barão de Camocim, Museu da Indústria com a exposição sobre a Carnaúba, Palácio João Brígido e bosque Pajeú.

A feira de economia criativa, organizada pela Secultfor, ocorrerá na Avenida da Universidade, no domingo (16/09), das 8h às 12h, durante o Corredor Cultural do Benfica. No local, 31 expositores cearenses apresentarão produtos dos segmentos de decoração, vestuário, moda, artesanato, acessórios, pets, vinil, bordado, fotografia, macramê, entre outros.

O projeto Bom de Fortaleza segue animando praças das sete Regionais de Fortaleza, neste sábado (15/09), com shows musicais, feiras diversas, espaço infantil, contação de histórias, espaço de exposição e muito mais. A programação inicia às 17h e segue até às 21h, exceto na regional do Centro, que ocorre das 7h às 11h.

Na Biblioteca Cristina Poeta, localizada no Autran Nunes, o destaque é para a Oficina de Confecção de Bonecos com o mestre Cleodon da Cia Chacoalho, que ensina a fazer marionetes utilizando material descartável. O curso inicia nesta quinta-feira (13/09) e as inscrições seguem até a quarta-feira (12/09), na Rua Raimundo Ribeiro, 580 – Autran Nunes.

O cineclube da Vila das Artes, Telas Abertas, traz todo o mês uma mostra temática feita por um curador diferente. Em setembro, “Imagem em Carne Viva” apresenta filmes que mostram novas formas de existir, agir e indagar as violências estruturais aos corpos marginalizados. A exibição do filme ocorre de segunda a sexta-feira, às 18h30, na Casa do Barão de Camocim.

Confira abaixo a programação completa.

Especial Corredor Cultural do Benfica

Ciclofaixa Cultural
A segunda edição da Ciclofaixa Cultural tem o intuito de promover um passeio ciclístico que proporcionará aos participantes, visitas aos patrimônios históricos culturais da cidade de Fortaleza. A Ciclofaixa Cultural acontece junto a programação do Corredor Cultural do Benfica.
Quando: Domingo (16/09), das 8h às 12h
Locais de Visitação: Reitoria da UFC, Casa do Barão de Camocim, Museu da indústria com a exposição sobre a Carnaúba, Palácio João Brígido e bosque Pajeú.

Feira de Economia Criativa
Mais de 30 expositores que participam das feiras de economias criativas da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, apresentarão seus produtos no Corredor Cultural do Benfica.
Quando: Domingo (16/09), das 8h às 12h
Local: Avenida da Universidade – Benfica

Bom de Fortaleza
Todos os sábados, praças nas sete Regionais recebem programação cultural e artística gratuita. A iniciativa conta com shows musicais, feiras diversas, espaço infantil, contação de histórias, espaço de exposição e muito mais.
Quando: Sábado (15/09), das 17h às 21h (exceto na Praça do Mercado São Sebastião, com programação das 7h às 11h)
Onde: Praça Central do Mercado São Sebastião, Praça do Chafariz, Praça da Encosta do Morro Santa Terezinha, Praça do Ipiranga, Praça João Gentil, Praça da Conquista e Praça do Conjunto Sumaré

Mercado dos Pinhões
Feira Orgânica
Feira de produtos orgânicos realizada às terças-feiras pela Associação para o Desenvolvimento da Agropecuária Orgânica (Adao).
Quando: Terça-feira (11/09)
Horário: 5h às 13h
Onde: Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)
Acesso Gratuito

Mercado Cultural dos Pinhões
Festival de Comida Nordestina
Renomados chefs da Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC) apresentam pratos característicos da culinária nordestina, por um preço acessível de R$10.
Quando: Quinta, sexta e sábado (13, 14 e 15/09), das 18h às 22h.
Local: Mercado Cultural dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)
Acesso gratuito

Passeio Público
Passeio Instrumental
O almoço ao som da música instrumental nas alamedas do Passeio Público é uma das melhores pedidas para o fim de semana.
Quando: Sábado (15/09), às 12h30
Atração: Macaúba e Tarcísio Sardinha
Quando: Domingo (16/09), às 12h30
Atração: Samuel Rocha Convida
Onde: Passeio Público de Fortaleza (Rua Dr. João Moreira, 198-250 – Centro)
Gratuito

Piquenique no Passeio
O projeto Piquenique no Passeio apresenta uma programação especial voltada para o público infantil e para toda a família, sempre aos domingos, com teatro, confecção de brinquedos populares e danças de salão.
Quando: Domingo (16/09), das 9h às 11h
Atração: Contação de Histórias com o Grupo Zip Zap
Onde: Passeio Público de Fortaleza (Rua Dr. João Moreira, 198-250 – Centro)
Aberto ao Público
Gratuito

Biblioteca Municipal Dolor Barreira
Oficina de Iniciação Teatral
Oficina de princípios básicos de arte dramática/teatral para pessoas a partir 15 anos de idade, com o facilitador Cicero Teixeira.
Nº vagas: 25 vagas
Inscrição: 03 a 15/09 na recepção da Biblioteca Dolor Barreira.
Duração: todas as segunda e sábados por 4 meses, das 15h às 17 h
Local: Auditoria da Gibiteca
Onde: Biblioteca Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Gratuito

Contação de histórias
O projeto incentiva os leitores a ouvir, ler e contar histórias. Proporciona a reflexão e a discussão sobre as obras narradas pelo contador de histórias Chicão Oliveira. Realizado mediante agendamento.
Quando: Terça e quinta-feira (11 e 13/09), às 9h e às 14h
Onde: Biblioteca Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Gratuito

Curso de Geofilosofia e Meditação
Realizado pela Associação de Geofilosofia (AGEAC), o projeto apresenta a filosofia nas diversas culturas antigas, além de oferecer gratuitamente aulas práticas de meditação. Recomendável trazer toalha ou colchonete.
Quando: Quinta-feira (13/09), às 17h (1ª aula) e 18h30 (2ª aula)
Tema: “Entendendo a 4ª Dimensão: O mundo espiritual” e “Despertando a Consciência”
Onde: Biblioteca Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Gratuito

Biblioteca Além do Espaço Físico
O projeto oferece a apresentação cênica de contos, poesias, crônicas de autores universais, com a narrativa de Cícero Teixeira Lopes.
Quando: Mediante agendamento
Para agendamento: Av. da Universidade, 2572 – Benfica, Fone: (85) 3105.1299, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gratuito

Visita guiada
A visita guiada apresenta e situa o usuário dentro do espaço físico da Biblioteca. O serviço oferecido é a porta de entrada para mostrar os recursos disponíveis no equipamento cultural para o público em geral.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (Mediante agendamento)
Para agendamento: Av. da Universidade, 2572 – Benfica, Fone: (85) 3105.1299, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gratuito

Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel
Brinquedoteca
A Biblioteca Herbênia Gurgel oferece ao público infantil, durante toda a semana, espaço para brincadeiras e jogos pedagógicos, com fantoches, quebra-cabeça, livros em 3D, jogo de damas, xadrez, entre outros.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará).
Gratuito

Parquinho Infantil
De segunda a sexta-feira, crianças e adolescentes têm acesso ao parquinho da Biblioteca Herbênia Gurgel, com escorregadores, balanços e gangorras infantis.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará)
Gratuito

Desenho e Pintura Livre
A Biblioteca Herbênia Gurgel oferece ao público infantil, de segunda a sexta-feira, espaço para desenho e pintura.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará)
Gratuito

Visita Guiada
A visita guiada apresenta e situa o usuário dentro do espaço físico da Biblioteca. O serviço oferecido é a porta de entrada para mostrar os recursos disponíveis do equipamento cultural para o público visitante.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará).
Gratuito

Aulas de Capoeira
Como uma maneira de estimular a prática da capoeira entre as crianças, a Biblioteca Herbênia Gurgel oferece aulas da modalidade, toda semana, com o professor Rômulo Ferreira, do Grupo de Capoeira Luta Brasileira. A atividade acontece nas segundas e quartas-feiras, das 17 às 18h.
Quando: Segunda e quarta, das 17h às 18h
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará).
Gratuito

Projeto Enel Compartilha Cidadania
Projeto que desenvolve palestras e rodas de conversa, destinando-se ao atendimento social, englobado temas como economia de energia, cidadania e sustentabilidade.
Quando: Quarta e Quinta-feira (12 e 13/09), das 9 às 17h.
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará).
Gratuito

Biblioteca Cristina Poeta
Brinquedoteca
A Biblioteca Pública Cristina Poeta oferece ao público infantil, durante toda a semana, espaço para brincadeiras e jogos pedagógicos, como fantoches, quebra-cabeça, pega-varetas, jogo de damas, xadrez, entre outros.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Biblioteca Biblioteca Pública Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro,580-Autran Nunes)
Gratuito

Pesquisa online
A biblioteca disponibiliza ao público, durante toda a semana, sala com computadores com acesso a internet.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: Biblioteca Pública Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro,580-Autran Nunes)
Gratuito

Visita guiada na Biblioteca Cristina Poeta
A visita guiada conduz o visitante aos espaços da Biblioteca Cristina Poeta, como o telecentro, a sala multiúso, o pomar e os jardins. Mediante agendamento.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
Para agendamento: Biblioteca Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro,580 – Autran Nunes), Fone (85) 3452 3891, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gratuito

Oficina de Confecção de Bonecos
A oficina com o mestre Cleodon da Cia Chacoalho ensina a fazer marionetes utilizando material descartável. Podem se inscrever pessoas acima de 12 anos. Total de vagas: 15.
Inscrições: Biblioteca Pública Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro,580-Autran Nunes)
Quando: 13, 18 e 20/09, das 14h às 17h
Onde: Biblioteca Pública Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro,580-Autran Nunes)
Gratuito

Exposição Teatro de Bonecos da Cia Chacoalho
A Biblioteca Cristina Poeta recebe, em setembro, a exposição Teatro de bonecos da Companhia Chacoalho. A exposição é gratuita e aberta ao público.
Quando: 03 a 28/09, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Biblioteca Pública Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro,580-Autran Nunes)
Gratuito

Palestra sobre autismo com Alex Ferreira
O artista plástico Alex Ferreira relata sua experiência enquanto pai de autista. Ele fala sobre como identificou e como lida diariamente com a causa do autista e suas descobertas na educação do seu filho.
Quando: Quarta-feira (12/09), às 14h
Onde: Biblioteca Pública Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro,580-Autran Nunes)
Gratuito

Vila das Artes
Conversa de Academia, com Alysson Amancio
Momento de reflexão sobre a problematização em torno do treinamento técnico em dança contemporânea com o professor, bailarino e coreógrafo Alysson Amancio.
Quando: Segunda-feira (10/09), às 19h
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro

Cineclube Telas Abertas – Mostra “Imagem em Carne Viva”
O cineclube da Vila das Artes, Telas Abertas, traz todo o mês uma mostra temática feita por um curador diferente. Em setembro, “Imagem em Carne Viva” apresenta filmes que mostram novas formas de existir, agir e indagar as violências estruturais aos corpos marginalizados.
Quando: 10 a 14/09, às 18h30
Local: Casa do Barão de Camocim – Rua General Sampaio, 1632, Centro

Cineclube 24 Quadros – Mostra “Grandes Comédias, Grandes Dramas”
Cineclube realizado mediante cessão de espaço na Vila das Artes. Apresenta no mês de setembro a mostra “Grandes Comédias, Grandes Dramas”, com filmes que emocionam e divertem públicos das mais diferentes gerações.
Quando: Sexta-feira (14/09), às 18h30
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro

Oficinas “Dançar a Qualquer Tempo”, com Letícia Vasconcelos e Rubéns Lopes
Aulas práticas de dança com ênfase na consciência corporal, ritmo e dinâmicas de movimento mediadas por estagiários dos cursos de graduação em dança da Universidade Federal do Ceará. As aulas são abertas e voltadas aos familiares dos alunos do Curso de Formação Básica em Dança.
Quando: 13/09, das 8h às 9h30
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro

Programa Aulas Abertas - “O Corpo Qi: Integração do Corpo Oriente/Ocidente”
A oficina, ministrada pela massoterapeuta e acupunturista Tatiana Rodello, tem como objetivo conscientizar o indivíduo do seu Corpo de Qi e desenvolver o diálogo do CORPO integrado na filosofia chinesa com o CORPO dançante do ocidente.
Período de inscrição: 27/08 a 17/09
Realização: 27 a 29/09, de 10h às 12h
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro
viladasartesfortaleza.com.br

Curso “Negros e Negras no Teatro Brasileiro”
O curso, com o facilitador Fernando Antônio Fontenele Leão, apresenta alguns capítulos da história do Teatro no Brasil, protagonizados por artistas e personagens negros, da primeira metade do século XX.
Período de inscrição: até 13/09
Realização: 17 a 22/09, das 18h às 21h
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro
viladasartesfortaleza.com.br

Ciclofaixa Cultural e feira de economia criativa são destaques na programação da Prefeitura de Fortaleza

A Vila das Artes realiza, nesta semana, a Mostra “Imagem em Carne Viva”, na Casa do Barão de Camocim

Crianças brincam em pula pula no projeto Bom de Fortaleza
O projeto Bom de Fortaleza segue, neste sábado (15/09), animando praças das sete regionais de Fortaleza (Foto: Gustavo Simão)

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), realiza uma programação especial, nesta semana, com destaques para mais uma edição da Ciclofaixa Cultural, para a feira criativa e para o projeto Bom de Fortaleza. As três atividades fazem parte da programação do Corredor Cultural do Benfica.

A Ciclofaixa Cultural conecta em uma rota ciclística, neste domingo (16/09), diferentes bens de relevante interesse histórico-cultural da capital cearense, que ficarão abertos à visitação do público das 8h às 12h. Entre os espaços contemplados na segunda edição do percurso, estão a Reitoria da Universidade Federal do Ceará, Casa do Barão de Camocim, Museu da Indústria com a exposição sobre a Carnaúba, Palácio João Brígido e bosque Pajeú.

A feira de economia criativa, organizada pela Secultfor, ocorrerá na Avenida da Universidade, no domingo (16/09), das 8h às 12h, durante o Corredor Cultural do Benfica. No local, 31 expositores cearenses apresentarão produtos dos segmentos de decoração, vestuário, moda, artesanato, acessórios, pets, vinil, bordado, fotografia, macramê, entre outros.

O projeto Bom de Fortaleza segue animando praças das sete Regionais de Fortaleza, neste sábado (15/09), com shows musicais, feiras diversas, espaço infantil, contação de histórias, espaço de exposição e muito mais. A programação inicia às 17h e segue até às 21h, exceto na regional do Centro, que ocorre das 7h às 11h.

Na Biblioteca Cristina Poeta, localizada no Autran Nunes, o destaque é para a Oficina de Confecção de Bonecos com o mestre Cleodon da Cia Chacoalho, que ensina a fazer marionetes utilizando material descartável. O curso inicia nesta quinta-feira (13/09) e as inscrições seguem até a quarta-feira (12/09), na Rua Raimundo Ribeiro, 580 – Autran Nunes.

O cineclube da Vila das Artes, Telas Abertas, traz todo o mês uma mostra temática feita por um curador diferente. Em setembro, “Imagem em Carne Viva” apresenta filmes que mostram novas formas de existir, agir e indagar as violências estruturais aos corpos marginalizados. A exibição do filme ocorre de segunda a sexta-feira, às 18h30, na Casa do Barão de Camocim.

Confira abaixo a programação completa.

Especial Corredor Cultural do Benfica

Ciclofaixa Cultural
A segunda edição da Ciclofaixa Cultural tem o intuito de promover um passeio ciclístico que proporcionará aos participantes, visitas aos patrimônios históricos culturais da cidade de Fortaleza. A Ciclofaixa Cultural acontece junto a programação do Corredor Cultural do Benfica.
Quando: Domingo (16/09), das 8h às 12h
Locais de Visitação: Reitoria da UFC, Casa do Barão de Camocim, Museu da indústria com a exposição sobre a Carnaúba, Palácio João Brígido e bosque Pajeú.

Feira de Economia Criativa
Mais de 30 expositores que participam das feiras de economias criativas da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, apresentarão seus produtos no Corredor Cultural do Benfica.
Quando: Domingo (16/09), das 8h às 12h
Local: Avenida da Universidade – Benfica

Bom de Fortaleza
Todos os sábados, praças nas sete Regionais recebem programação cultural e artística gratuita. A iniciativa conta com shows musicais, feiras diversas, espaço infantil, contação de histórias, espaço de exposição e muito mais.
Quando: Sábado (15/09), das 17h às 21h (exceto na Praça do Mercado São Sebastião, com programação das 7h às 11h)
Onde: Praça Central do Mercado São Sebastião, Praça do Chafariz, Praça da Encosta do Morro Santa Terezinha, Praça do Ipiranga, Praça João Gentil, Praça da Conquista e Praça do Conjunto Sumaré

Mercado dos Pinhões
Feira Orgânica
Feira de produtos orgânicos realizada às terças-feiras pela Associação para o Desenvolvimento da Agropecuária Orgânica (Adao).
Quando: Terça-feira (11/09)
Horário: 5h às 13h
Onde: Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)
Acesso Gratuito

Mercado Cultural dos Pinhões
Festival de Comida Nordestina
Renomados chefs da Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC) apresentam pratos característicos da culinária nordestina, por um preço acessível de R$10.
Quando: Quinta, sexta e sábado (13, 14 e 15/09), das 18h às 22h.
Local: Mercado Cultural dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)
Acesso gratuito

Passeio Público
Passeio Instrumental
O almoço ao som da música instrumental nas alamedas do Passeio Público é uma das melhores pedidas para o fim de semana.
Quando: Sábado (15/09), às 12h30
Atração: Macaúba e Tarcísio Sardinha
Quando: Domingo (16/09), às 12h30
Atração: Samuel Rocha Convida
Onde: Passeio Público de Fortaleza (Rua Dr. João Moreira, 198-250 – Centro)
Gratuito

Piquenique no Passeio
O projeto Piquenique no Passeio apresenta uma programação especial voltada para o público infantil e para toda a família, sempre aos domingos, com teatro, confecção de brinquedos populares e danças de salão.
Quando: Domingo (16/09), das 9h às 11h
Atração: Contação de Histórias com o Grupo Zip Zap
Onde: Passeio Público de Fortaleza (Rua Dr. João Moreira, 198-250 – Centro)
Aberto ao Público
Gratuito

Biblioteca Municipal Dolor Barreira
Oficina de Iniciação Teatral
Oficina de princípios básicos de arte dramática/teatral para pessoas a partir 15 anos de idade, com o facilitador Cicero Teixeira.
Nº vagas: 25 vagas
Inscrição: 03 a 15/09 na recepção da Biblioteca Dolor Barreira.
Duração: todas as segunda e sábados por 4 meses, das 15h às 17 h
Local: Auditoria da Gibiteca
Onde: Biblioteca Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Gratuito

Contação de histórias
O projeto incentiva os leitores a ouvir, ler e contar histórias. Proporciona a reflexão e a discussão sobre as obras narradas pelo contador de histórias Chicão Oliveira. Realizado mediante agendamento.
Quando: Terça e quinta-feira (11 e 13/09), às 9h e às 14h
Onde: Biblioteca Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Gratuito

Curso de Geofilosofia e Meditação
Realizado pela Associação de Geofilosofia (AGEAC), o projeto apresenta a filosofia nas diversas culturas antigas, além de oferecer gratuitamente aulas práticas de meditação. Recomendável trazer toalha ou colchonete.
Quando: Quinta-feira (13/09), às 17h (1ª aula) e 18h30 (2ª aula)
Tema: “Entendendo a 4ª Dimensão: O mundo espiritual” e “Despertando a Consciência”
Onde: Biblioteca Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Gratuito

Biblioteca Além do Espaço Físico
O projeto oferece a apresentação cênica de contos, poesias, crônicas de autores universais, com a narrativa de Cícero Teixeira Lopes.
Quando: Mediante agendamento
Para agendamento: Av. da Universidade, 2572 – Benfica, Fone: (85) 3105.1299, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gratuito

Visita guiada
A visita guiada apresenta e situa o usuário dentro do espaço físico da Biblioteca. O serviço oferecido é a porta de entrada para mostrar os recursos disponíveis no equipamento cultural para o público em geral.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (Mediante agendamento)
Para agendamento: Av. da Universidade, 2572 – Benfica, Fone: (85) 3105.1299, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gratuito

Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel
Brinquedoteca
A Biblioteca Herbênia Gurgel oferece ao público infantil, durante toda a semana, espaço para brincadeiras e jogos pedagógicos, com fantoches, quebra-cabeça, livros em 3D, jogo de damas, xadrez, entre outros.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará).
Gratuito

Parquinho Infantil
De segunda a sexta-feira, crianças e adolescentes têm acesso ao parquinho da Biblioteca Herbênia Gurgel, com escorregadores, balanços e gangorras infantis.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará)
Gratuito

Desenho e Pintura Livre
A Biblioteca Herbênia Gurgel oferece ao público infantil, de segunda a sexta-feira, espaço para desenho e pintura.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará)
Gratuito

Visita Guiada
A visita guiada apresenta e situa o usuário dentro do espaço físico da Biblioteca. O serviço oferecido é a porta de entrada para mostrar os recursos disponíveis do equipamento cultural para o público visitante.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará).
Gratuito

Aulas de Capoeira
Como uma maneira de estimular a prática da capoeira entre as crianças, a Biblioteca Herbênia Gurgel oferece aulas da modalidade, toda semana, com o professor Rômulo Ferreira, do Grupo de Capoeira Luta Brasileira. A atividade acontece nas segundas e quartas-feiras, das 17 às 18h.
Quando: Segunda e quarta, das 17h às 18h
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará).
Gratuito

Projeto Enel Compartilha Cidadania
Projeto que desenvolve palestras e rodas de conversa, destinando-se ao atendimento social, englobado temas como economia de energia, cidadania e sustentabilidade.
Quando: Quarta e Quinta-feira (12 e 13/09), das 9 às 17h.
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará).
Gratuito

Biblioteca Cristina Poeta
Brinquedoteca
A Biblioteca Pública Cristina Poeta oferece ao público infantil, durante toda a semana, espaço para brincadeiras e jogos pedagógicos, como fantoches, quebra-cabeça, pega-varetas, jogo de damas, xadrez, entre outros.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Biblioteca Biblioteca Pública Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro,580-Autran Nunes)
Gratuito

Pesquisa online
A biblioteca disponibiliza ao público, durante toda a semana, sala com computadores com acesso a internet.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: Biblioteca Pública Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro,580-Autran Nunes)
Gratuito

Visita guiada na Biblioteca Cristina Poeta
A visita guiada conduz o visitante aos espaços da Biblioteca Cristina Poeta, como o telecentro, a sala multiúso, o pomar e os jardins. Mediante agendamento.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
Para agendamento: Biblioteca Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro,580 – Autran Nunes), Fone (85) 3452 3891, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gratuito

Oficina de Confecção de Bonecos
A oficina com o mestre Cleodon da Cia Chacoalho ensina a fazer marionetes utilizando material descartável. Podem se inscrever pessoas acima de 12 anos. Total de vagas: 15.
Inscrições: Biblioteca Pública Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro,580-Autran Nunes)
Quando: 13, 18 e 20/09, das 14h às 17h
Onde: Biblioteca Pública Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro,580-Autran Nunes)
Gratuito

Exposição Teatro de Bonecos da Cia Chacoalho
A Biblioteca Cristina Poeta recebe, em setembro, a exposição Teatro de bonecos da Companhia Chacoalho. A exposição é gratuita e aberta ao público.
Quando: 03 a 28/09, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Biblioteca Pública Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro,580-Autran Nunes)
Gratuito

Palestra sobre autismo com Alex Ferreira
O artista plástico Alex Ferreira relata sua experiência enquanto pai de autista. Ele fala sobre como identificou e como lida diariamente com a causa do autista e suas descobertas na educação do seu filho.
Quando: Quarta-feira (12/09), às 14h
Onde: Biblioteca Pública Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro,580-Autran Nunes)
Gratuito

Vila das Artes
Conversa de Academia, com Alysson Amancio
Momento de reflexão sobre a problematização em torno do treinamento técnico em dança contemporânea com o professor, bailarino e coreógrafo Alysson Amancio.
Quando: Segunda-feira (10/09), às 19h
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro

Cineclube Telas Abertas – Mostra “Imagem em Carne Viva”
O cineclube da Vila das Artes, Telas Abertas, traz todo o mês uma mostra temática feita por um curador diferente. Em setembro, “Imagem em Carne Viva” apresenta filmes que mostram novas formas de existir, agir e indagar as violências estruturais aos corpos marginalizados.
Quando: 10 a 14/09, às 18h30
Local: Casa do Barão de Camocim – Rua General Sampaio, 1632, Centro

Cineclube 24 Quadros – Mostra “Grandes Comédias, Grandes Dramas”
Cineclube realizado mediante cessão de espaço na Vila das Artes. Apresenta no mês de setembro a mostra “Grandes Comédias, Grandes Dramas”, com filmes que emocionam e divertem públicos das mais diferentes gerações.
Quando: Sexta-feira (14/09), às 18h30
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro

Oficinas “Dançar a Qualquer Tempo”, com Letícia Vasconcelos e Rubéns Lopes
Aulas práticas de dança com ênfase na consciência corporal, ritmo e dinâmicas de movimento mediadas por estagiários dos cursos de graduação em dança da Universidade Federal do Ceará. As aulas são abertas e voltadas aos familiares dos alunos do Curso de Formação Básica em Dança.
Quando: 13/09, das 8h às 9h30
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro

Programa Aulas Abertas - “O Corpo Qi: Integração do Corpo Oriente/Ocidente”
A oficina, ministrada pela massoterapeuta e acupunturista Tatiana Rodello, tem como objetivo conscientizar o indivíduo do seu Corpo de Qi e desenvolver o diálogo do CORPO integrado na filosofia chinesa com o CORPO dançante do ocidente.
Período de inscrição: 27/08 a 17/09
Realização: 27 a 29/09, de 10h às 12h
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro
viladasartesfortaleza.com.br

Curso “Negros e Negras no Teatro Brasileiro”
O curso, com o facilitador Fernando Antônio Fontenele Leão, apresenta alguns capítulos da história do Teatro no Brasil, protagonizados por artistas e personagens negros, da primeira metade do século XX.
Período de inscrição: até 13/09
Realização: 17 a 22/09, das 18h às 21h
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro
viladasartesfortaleza.com.br