20 de January de 2022 em Fortaleza

Confira como está o atendimento ao público nos órgãos da Prefeitura de Fortaleza

A maioria dos órgãos segue funcionando normalmente, mas é necessário acompanhar as atualizações pelos canais da Prefeitura de Fortaleza


trabalhador manuseando um saco de lixo em um ecoponto
Os 90 Ecopontos disponíveis na Capital estão funcionando normalmente, de segunda-feira a sábado, de 8h às 12h e de 14h às 17h (Foto: Rodrigo Carvalho)

Com intuito de preservar a saúde dos fortalezenses, alguns serviços públicos da Prefeitura de Fortaleza tiveram o modo de atendimento ao público alterado devido à incidência de casos de síndrome gripal e Covid-19 na Capital. É o caso da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), que suspendeu, temporariamente, o atendimento presencial ao público. O Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos Imparh) também o atendimento e as aulas presenciais suspensos temporariamente. A maioria dos órgãos segue funcionando normalmente, mas é necessário acompanhar as atualizações pelos canais da Prefeitura.

A coleta domiciliar de lixo em Fortaleza está em plena atividade, seguindo os cronogramas preestabelecidos para cada região. A orientação da Prefeitura é para que os moradores coloquem o lixo ensacado nas calçadas, em frente a cada residência, apenas nos dias e horários já agendados da coleta domiciliar para evitar o acúmulo.

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), responsável pelo serviço, disponibiliza um aplicativo onde a população pode obter informações sobre os dias e horários da coleta domiciliar nos bairros. O aplicativo é Fortaleza + Limpa, mantido pela Ecofor Ambiental.

Os 90 Ecopontos disponíveis na Capital também estão funcionando normalmente, de segunda-feira a sábado, de 8h às 12h e de 14h às 17h.

Iluminação pública

Os serviços de manutenção da iluminação pública também permanecem funcionando. Em casos de pontos apagados à noite ou acesos durante o dia, a orientação é que a população telefone gratuitamente para o número 156 ou acesse o aplicativo da Central 156 e solicite serviço.

Atendimento veterinário

interior da clínica jacó
A população também consegue atendimento gratuito na clínica Veterinária Jacó (Foto: Kiko Silva)

Quem precisar recorrer aos serviços dos VetMóveis pode procurar os dois equipamentos que estão realizando atendimento, no Polo de Lazer da Aerolândia e no estacionamento do Shopping Iguatemi, funcionando de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h. Agendamentos para castrações nos dois VetMóveis são feitos exclusivamente pelo telefone 156.

A população também consegue atendimento gratuito na clínica Veterinária Jacó (Av. dos Paroáras, 60 - Passaré). O local funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 17h.

Atualmente, é possível realizar o agendamento on-line para os atendimentos da clínica. Para viabilizar o serviço, os interessados devem acessar o site Clínica Jacó ou o link no Catálogo de Serviços do Portal da Prefeitura todos os dias, a partir de 18h, até completarem as 15 fichas diárias de marcação. Na clínica, há entrega das senhas diárias para atendimento no local, com início às 8h.

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) continua realizando o controle do trânsito e patrulhamento das ruas normalmente.

Quem precisa buscar atendimento da entidade, como recorrer de multa, antecipar penalidade, solicitar credencial de idosos e deficientes, dentre outros serviços, a orientação é para que faça por meio dos canais digitais: aplicativo AMC Trânsito ou site amctransito.com.br.

Também é possível recorrer ao atendimento presencial, todas as centrais da AMC continuam abertas, mas o atendimento exige agendamento por meio dos canais digitais.

No Pátio da AMC, o atendimento ocorre de 8h às 18h de segunda a sexta-feira e, de 8h às 13h, aos sábados; e no Shopping Del Paseo (Avenida Santos Dumont, 3131 - Aldeota), de 9h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

Nos demais pontos de atendimento presencial da Autarquia, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Sefin

Os serviços realizados nos Vapt-Vupts de Messejana e Antônio Bezerra, vinculados à Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), permanecem ocorrendo normalmente por meio de agendamento prévio on-line. O atendimento nos locais ocorre de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Para ser atendido nos Núcleos de Acolhimento ao Cidadão (NACs) da Sefin, também é necessário agendamento prévio, por meio do site Sefin. A sede do órgão fica no Centro de Fortaleza, com entrada pela rua Monsenhor Luiz Rocha, em frente à Praça dos Voluntários. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

O NAC localizado no Shopping Del Paseo funciona de segunda a sexta-feira, de 10h às 17h30. O cidadão pode tirar dúvidas pelo telefones: (85) 3456.3345.

A Sefin também disponibiliza os canais Fale Com a Sefin, e Guichê Virtual, disponíveis também no site da Secretaria.

Imparh

No Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), de 20 a 31 de janeiro, a Secretaria do Centro de Línguas irá atender somente por agendamento, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. As aulas presenciais estão suspensas.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Fortaleza deve ser acionada via Ciops, através do número 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24 horas, para atender as demandas da população.

Meio Ambiente

Os serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) continuam em pleno funcionamento, por meio do Licenciamento Digital, no Canal Urbanismo e Meio Ambiente.

Além disso, quem precisa de atendimento de pré-análise pode fazê-lo tanto na forma presencial quanto por videoconferência ou mensagem.

Turismo

A Casa do Turista do Aeroporto de Fortaleza segue funcionando diariamente, das 8h às 20h. Bem como a Casa do Turista do Mercado Central, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Ouvidoria

Os serviços da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) seguem funcionando de forma presencial e on-line.

O cidadão pode cadastrar manifestações direcionadas à Ouvidoria, sejam sugestões, elogios, reclamações ou denúncias, acessando o Sistema de Ouvidoria Digital pelo link: ouvidoria.cgm.fortaleza.ce.gov.br/portal. Ou pode enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Também é possível cadastrar sua manifestação por meio do telefone: (85) 98814 4478 ou pelo aplicativo Ouvidoria Digital, disponível até o momento para a versão Android.

Pedidos de informações para compor trabalhos acadêmicos ou dados da gestão municipal podem ser feitos pelo Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão.

Além disso, a Prefeitura dispõe da plataforma Portal da Transparência, no qual é possível consultar informações relacionadas a despesas, receitas, orçamentos, contratos e convênios, além das licitações e repasse de recursos Estadual e Federal.

A CGM está localizada na avenida Dom Luis,  807 - Aldeota, 11º andar.

Secretarias Executivas Regionais

As 12 Secretarias Executivas Regionais seguem funcionando diariamente, de 8h ao meio-dia e das 13h às 17 horas. As centrais de acolhimento ao público permanecem atendendo em regime presencial com serviços como Ouvidoria, Cadastro Único, abertura de processos relacionados à infraestrutura, limpeza urbana e solicitação de autorizações, entre outros.

Etufor

A Etufor disponibiliza o atendimento presencial em sua sede, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h30, nas unidades dos shoppings RioMar Kennedy e Aldeota, de 8h às 16h30, e na Central da Cidadania na Câmara Municipal de Vereadores, mediante agendamento para solicitação de carteira estudantil, Bilhetinho, Bilhete Único, cartão do Idoso e cartão gratuidade pra pessoas com deficiência.

Outra alternativa para os usuários buscarem os serviços da Etufor são os postos do Vapt Vupt, que retomaram o atendimento presencial e agendado, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h30.

Para fazer o agendamento, basta entrar no site da Etufor.

O atendimento para solicitação de carteiras estudantis, seja 1ª ou 2ª via, inclusive para atualizar ou realizar a biometria facial deve ser feito prioritariamente pela plataforma Identidade Estudantil.

O atendimento presencial deve ser evitado, porém está disponível na sede da Etufor, nas lojas dos shopping RioMar Kennedy ou Aldeota e nos Vapt-Vupt Antônio Bezerra e Messejana.

Para agendar, o estudante deve acessar o site da Etufor.

O atendimento está disponível para Bilhetinho, Bilhete Único e Cartão do Idoso, somente mediante agendamento. Dúvidas: 3101.3090

A emissão de carteira padrão para motoristas de todos os modais estão sendo realizadas normalmente. Não é necessário agendar. Dúvidas: 3452.9241.

O atendimento para vistorias será mantido mediante agendamento pelo site da Etufor. A prioridade é para aqueles que nunca realizaram as vistorias de veículos e pretendem começar a operar nas plataformas de transporte por aplicativo. As vistorias de táxis, moto-táxis, transporte escolar porem ser realizadas sem agendamento na sede da Etufor.

No entanto, em 2022 as vistorias estão prorrogadas, ou seja quem realizou em 2021 não precisa agendar novamente. Dúvidas: 3452.9320.

O atendimento para emissão de 1ª via de cartão gratuidade pode ser feito mediante agendamento por telefone 3131.7834 ou 3105.3096 ou pelo site da Etufor. Os cartões gratuidade devem ser renovados de acordo com a validade que é de um ano.

O protocolo de documentos de órgãos/entidades externos ficará submetido ao regime de trabalho presencial. Dúvidas: 3452.9228

Procon

O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) segue atendimento normal presencial, das 8h às 17h, com agendamento prévio no Portal da Prefeitura de Fortaleza, na seção Defesa do Consumidor do Catálogo de Serviços.

Também é possível registrar reclamação on-line no mesmo endereço eletrônico, clicando em reclamação virtual.

Dúvidas e denúncias podem ser registradas pelo número 151.

Procuradoria Geral do Município (PGM)

Todos os atendimentos da PGM estão sendo agendados. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Se o atendimento for relacionado à Dívida Ativa e Refis Covid, é possível realizar o contato pelos celulares (85) 9 9841.2045 e 9 98412942 ou pelo WhatsApp (85) 3265.4652

Infraestrutura

A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) suspendeu o atendimento presencial ao público. Todas as solicitações ao órgão devem ser enviadas por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Equipamentos da Juventude

O atendimento ao público dos equipamentos da Secretaria Municipal da Juventude ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em modos presencial e remoto.

Nos Cucas Jangurussu, José Walter e Barra, há atendimento presencial de segunda a sexta, das 8h às 17h nos seguintes setores: Cuca Saudável, Cuca Ambiental, Empregabilidade, bibliotecas e Matrícula.

O Cuca Mondubim estará fechado durante todo o mês de janeiro para reforma.

A Pracinha da Cultura do Ancuri também tem atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Assim como o Centro Cultural Canindezinho.



Confira como está o atendimento ao público nos órgãos da Prefeitura de Fortaleza

A maioria dos órgãos segue funcionando normalmente, mas é necessário acompanhar as atualizações pelos canais da Prefeitura de Fortaleza

trabalhador manuseando um saco de lixo em um ecoponto
Os 90 Ecopontos disponíveis na Capital estão funcionando normalmente, de segunda-feira a sábado, de 8h às 12h e de 14h às 17h (Foto: Rodrigo Carvalho)

Com intuito de preservar a saúde dos fortalezenses, alguns serviços públicos da Prefeitura de Fortaleza tiveram o modo de atendimento ao público alterado devido à incidência de casos de síndrome gripal e Covid-19 na Capital. É o caso da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), que suspendeu, temporariamente, o atendimento presencial ao público. O Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos Imparh) também o atendimento e as aulas presenciais suspensos temporariamente. A maioria dos órgãos segue funcionando normalmente, mas é necessário acompanhar as atualizações pelos canais da Prefeitura.

A coleta domiciliar de lixo em Fortaleza está em plena atividade, seguindo os cronogramas preestabelecidos para cada região. A orientação da Prefeitura é para que os moradores coloquem o lixo ensacado nas calçadas, em frente a cada residência, apenas nos dias e horários já agendados da coleta domiciliar para evitar o acúmulo.

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), responsável pelo serviço, disponibiliza um aplicativo onde a população pode obter informações sobre os dias e horários da coleta domiciliar nos bairros. O aplicativo é Fortaleza + Limpa, mantido pela Ecofor Ambiental.

Os 90 Ecopontos disponíveis na Capital também estão funcionando normalmente, de segunda-feira a sábado, de 8h às 12h e de 14h às 17h.

Iluminação pública

Os serviços de manutenção da iluminação pública também permanecem funcionando. Em casos de pontos apagados à noite ou acesos durante o dia, a orientação é que a população telefone gratuitamente para o número 156 ou acesse o aplicativo da Central 156 e solicite serviço.

Atendimento veterinário

interior da clínica jacó
A população também consegue atendimento gratuito na clínica Veterinária Jacó (Foto: Kiko Silva)

Quem precisar recorrer aos serviços dos VetMóveis pode procurar os dois equipamentos que estão realizando atendimento, no Polo de Lazer da Aerolândia e no estacionamento do Shopping Iguatemi, funcionando de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h. Agendamentos para castrações nos dois VetMóveis são feitos exclusivamente pelo telefone 156.

A população também consegue atendimento gratuito na clínica Veterinária Jacó (Av. dos Paroáras, 60 - Passaré). O local funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 17h.

Atualmente, é possível realizar o agendamento on-line para os atendimentos da clínica. Para viabilizar o serviço, os interessados devem acessar o site Clínica Jacó ou o link no Catálogo de Serviços do Portal da Prefeitura todos os dias, a partir de 18h, até completarem as 15 fichas diárias de marcação. Na clínica, há entrega das senhas diárias para atendimento no local, com início às 8h.

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) continua realizando o controle do trânsito e patrulhamento das ruas normalmente.

Quem precisa buscar atendimento da entidade, como recorrer de multa, antecipar penalidade, solicitar credencial de idosos e deficientes, dentre outros serviços, a orientação é para que faça por meio dos canais digitais: aplicativo AMC Trânsito ou site amctransito.com.br.

Também é possível recorrer ao atendimento presencial, todas as centrais da AMC continuam abertas, mas o atendimento exige agendamento por meio dos canais digitais.

No Pátio da AMC, o atendimento ocorre de 8h às 18h de segunda a sexta-feira e, de 8h às 13h, aos sábados; e no Shopping Del Paseo (Avenida Santos Dumont, 3131 - Aldeota), de 9h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

Nos demais pontos de atendimento presencial da Autarquia, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Sefin

Os serviços realizados nos Vapt-Vupts de Messejana e Antônio Bezerra, vinculados à Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), permanecem ocorrendo normalmente por meio de agendamento prévio on-line. O atendimento nos locais ocorre de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Para ser atendido nos Núcleos de Acolhimento ao Cidadão (NACs) da Sefin, também é necessário agendamento prévio, por meio do site Sefin. A sede do órgão fica no Centro de Fortaleza, com entrada pela rua Monsenhor Luiz Rocha, em frente à Praça dos Voluntários. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

O NAC localizado no Shopping Del Paseo funciona de segunda a sexta-feira, de 10h às 17h30. O cidadão pode tirar dúvidas pelo telefones: (85) 3456.3345.

A Sefin também disponibiliza os canais Fale Com a Sefin, e Guichê Virtual, disponíveis também no site da Secretaria.

Imparh

No Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), de 20 a 31 de janeiro, a Secretaria do Centro de Línguas irá atender somente por agendamento, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. As aulas presenciais estão suspensas.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Fortaleza deve ser acionada via Ciops, através do número 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24 horas, para atender as demandas da população.

Meio Ambiente

Os serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) continuam em pleno funcionamento, por meio do Licenciamento Digital, no Canal Urbanismo e Meio Ambiente.

Além disso, quem precisa de atendimento de pré-análise pode fazê-lo tanto na forma presencial quanto por videoconferência ou mensagem.

Turismo

A Casa do Turista do Aeroporto de Fortaleza segue funcionando diariamente, das 8h às 20h. Bem como a Casa do Turista do Mercado Central, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Ouvidoria

Os serviços da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) seguem funcionando de forma presencial e on-line.

O cidadão pode cadastrar manifestações direcionadas à Ouvidoria, sejam sugestões, elogios, reclamações ou denúncias, acessando o Sistema de Ouvidoria Digital pelo link: ouvidoria.cgm.fortaleza.ce.gov.br/portal. Ou pode enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Também é possível cadastrar sua manifestação por meio do telefone: (85) 98814 4478 ou pelo aplicativo Ouvidoria Digital, disponível até o momento para a versão Android.

Pedidos de informações para compor trabalhos acadêmicos ou dados da gestão municipal podem ser feitos pelo Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão.

Além disso, a Prefeitura dispõe da plataforma Portal da Transparência, no qual é possível consultar informações relacionadas a despesas, receitas, orçamentos, contratos e convênios, além das licitações e repasse de recursos Estadual e Federal.

A CGM está localizada na avenida Dom Luis,  807 - Aldeota, 11º andar.

Secretarias Executivas Regionais

As 12 Secretarias Executivas Regionais seguem funcionando diariamente, de 8h ao meio-dia e das 13h às 17 horas. As centrais de acolhimento ao público permanecem atendendo em regime presencial com serviços como Ouvidoria, Cadastro Único, abertura de processos relacionados à infraestrutura, limpeza urbana e solicitação de autorizações, entre outros.

Etufor

A Etufor disponibiliza o atendimento presencial em sua sede, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h30, nas unidades dos shoppings RioMar Kennedy e Aldeota, de 8h às 16h30, e na Central da Cidadania na Câmara Municipal de Vereadores, mediante agendamento para solicitação de carteira estudantil, Bilhetinho, Bilhete Único, cartão do Idoso e cartão gratuidade pra pessoas com deficiência.

Outra alternativa para os usuários buscarem os serviços da Etufor são os postos do Vapt Vupt, que retomaram o atendimento presencial e agendado, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h30.

Para fazer o agendamento, basta entrar no site da Etufor.

O atendimento para solicitação de carteiras estudantis, seja 1ª ou 2ª via, inclusive para atualizar ou realizar a biometria facial deve ser feito prioritariamente pela plataforma Identidade Estudantil.

O atendimento presencial deve ser evitado, porém está disponível na sede da Etufor, nas lojas dos shopping RioMar Kennedy ou Aldeota e nos Vapt-Vupt Antônio Bezerra e Messejana.

Para agendar, o estudante deve acessar o site da Etufor.

O atendimento está disponível para Bilhetinho, Bilhete Único e Cartão do Idoso, somente mediante agendamento. Dúvidas: 3101.3090

A emissão de carteira padrão para motoristas de todos os modais estão sendo realizadas normalmente. Não é necessário agendar. Dúvidas: 3452.9241.

O atendimento para vistorias será mantido mediante agendamento pelo site da Etufor. A prioridade é para aqueles que nunca realizaram as vistorias de veículos e pretendem começar a operar nas plataformas de transporte por aplicativo. As vistorias de táxis, moto-táxis, transporte escolar porem ser realizadas sem agendamento na sede da Etufor.

No entanto, em 2022 as vistorias estão prorrogadas, ou seja quem realizou em 2021 não precisa agendar novamente. Dúvidas: 3452.9320.

O atendimento para emissão de 1ª via de cartão gratuidade pode ser feito mediante agendamento por telefone 3131.7834 ou 3105.3096 ou pelo site da Etufor. Os cartões gratuidade devem ser renovados de acordo com a validade que é de um ano.

O protocolo de documentos de órgãos/entidades externos ficará submetido ao regime de trabalho presencial. Dúvidas: 3452.9228

Procon

O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) segue atendimento normal presencial, das 8h às 17h, com agendamento prévio no Portal da Prefeitura de Fortaleza, na seção Defesa do Consumidor do Catálogo de Serviços.

Também é possível registrar reclamação on-line no mesmo endereço eletrônico, clicando em reclamação virtual.

Dúvidas e denúncias podem ser registradas pelo número 151.

Procuradoria Geral do Município (PGM)

Todos os atendimentos da PGM estão sendo agendados. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Se o atendimento for relacionado à Dívida Ativa e Refis Covid, é possível realizar o contato pelos celulares (85) 9 9841.2045 e 9 98412942 ou pelo WhatsApp (85) 3265.4652

Infraestrutura

A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) suspendeu o atendimento presencial ao público. Todas as solicitações ao órgão devem ser enviadas por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Equipamentos da Juventude

O atendimento ao público dos equipamentos da Secretaria Municipal da Juventude ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em modos presencial e remoto.

Nos Cucas Jangurussu, José Walter e Barra, há atendimento presencial de segunda a sexta, das 8h às 17h nos seguintes setores: Cuca Saudável, Cuca Ambiental, Empregabilidade, bibliotecas e Matrícula.

O Cuca Mondubim estará fechado durante todo o mês de janeiro para reforma.

A Pracinha da Cultura do Ancuri também tem atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Assim como o Centro Cultural Canindezinho.