Fortaleza vive a segunda semana do Festival Bora, de sexta-feira a domingo (11 a 13/07), com programação gratuita em diferentes pontos da cidade. Realizado pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), o festival reforça o protagonismo de artistas pretos, periféricos e independentes e promove experiências coletivas em diálogo com diversos territórios da capital cearense, da Barra do Ceará ao Titanzinho.
A descentralização cultural e a diversidade de linguagens artísticas seguem como marcas do festival, que reúne atividades e apresentações de dança, teatro, design e música, além de rodas de conversa, arte urbana e turismo comunitário.
No último fim de semana, cerca de 30 mil pessoas vivenciaram a programação do Bora, que segue até o dia 20 de julho.
Compromisso socioambiental
Para além da programação artística plural e descentralizada, o Bora Fortaleza é comprometido com práticas sustentáveis no conceito “Lixo Zero”. Assim como foi feito em outros eventos estruturantes, como o São João e os aniversários de 100 anos da Praia de Iracema e de 119 anos da comunidade Poço da Draga, nos últimos meses de maio e junho, o festival vai promover, em parceria com a Verdear Eventos, conscientização ambiental ao longo de toda a programação.
Coletores sinalizados com placas educativas e uma tenda de triagem de resíduos estarão espalhados pelos territórios, com participação fundamental da Rede Estadual de Catadores e Catadoras de materiais recicláveis, além de agentes ambientais capacitados para abordagens de conscientização ambiental com o público.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (11/07)
Na sexta-feira (11/07) às 17h, marca o início da segunda semana do Festival Bora Fortaleza com o Ateliê Aberto no Estúdio Érico Gondim, dentro da agenda Fortaleza Cidade Criativa do Design. Em seguida, às 19h, o Teatro São José recebe o espetáculo de dança “Preta Rainha”, da Cia Dita, exaltando a força das mulheres negras em cena.
Sábado (12/07)
No sábado (12/07), o festival ocupa diversos pontos da Praia de Iracema. Às 16h, o Centro Cultural Belchior sedia o Conexão Bora, roda de conversa com Duquesa e Cabulosa, com mediação de Fernanda Matias. No mesmo horário, acontece a Feira La Grue no Largo e Rua dos Tremembés, e o show instrumental de Felipe Adjafre, na Ponte dos Ingleses.
Às 17h, o projeto SouL Pará agita a Rua dos Tabajaras com os projetos Carretera Sounds, Estrela do Norte, DJ Wes e o tradicional Carimbó da Vovó. Às 18h, no embalo das rimas e batidas que atravessam gerações, o Centro Cultural Belchior recebe o espetáculo Alucinação Hip-Hop, comandado por Ynaiã.
O palco do Estoril concentra uma sequência de atrações musicais com DJ Negona, Cabulosa e Duquesa. Já o Teatro São José recebe o espetáculo “Desterro”, do Grupo Nóis de Teatro, às 19h.
Domingo (17/07)
O domingo (13/07) começa com atividades de turismo comunitário e movimento no Titanzinho, com o Passeio Ciclístico Roda Rosa e a Trilha Urbana pelo Grande Mucuripe, ambas com acesso mediante inscrição. Às 9h, a Comunidade da Graviola recebe uma oficina de Maculelê e Capoeira, com o Grupo Viva, Capoeira Viva!.
O encerramento do fim de semana será ao som de muito samba e orquestra: o tradicional Samba dos Amigos toma conta do Espigão do Titanzinho às 14h, seguido da Orquestra Cabulosa no Anfiteatro da Beira-Mar, às 17h.
