
O sol de sábado (05/07) ainda estava começando a baixar, se aproximando do mar da Praia de Iracema, mas o público animado já curtia, em ritmo de choro, os primeiros acordes do Festival Bora. Iniciado nesta sexta-feira (04/07), o evento segue movimentando os finais de semana de Fortaleza com programação intensa até o dia 20 de julho. Neste domingo (06/07), o Festival oferta atividades para a criançada a partir das 8h no Passeio Público. Também haverá programação diversa na Barra do Ceará e na Beira-Mar.
Neste sábado, a festa foi animada pela banda New Choro; a Feira Bem Vintage + cervejarias artesanais; o Baile Groovado (com as DJs Viúva Negra, Bugzinha e Rafa Lima); o Fuá da Sil, com Mallu Viturino + Agê, Taru e Danilo Coutinho e DJ Flávio Sampaio; a Roda Iracema com os grupos Mesura e Karenzinha; o Show Caos e Benção, com Di Ferreira; o espetáculo Vita & Virgínia, da Cia Bravia; e show de Os Garotin.
A programação começou às 16h, na Ponte dos Ingleses, com a banda New Choro, grupo que explora a tradição e a modernidade da música brasileira por meio do chorinho.
Na Praia de Iracema para curtir o Festival, a auxiliar de departamento pessoal Letícia Ferreira, só precisou se aproximar da Ponte dos Ingleses para confirmar que estava no rumo certo. "Eu nunca tinha visto uma programação artística aqui e achei muito lindo. A paisagem, junto com a música, está uma 'vibe' maravilhosa," observa. Para ela, a diversidade de linguagens é uma das qualidades do evento. "São novos ares, muita cultura sendo exposta ao mesmo tempo, isso é maravilhoso," celebra.
Catarinense radicada no Acre, a arte-educadora Alonita Martinha veio passar férias em Fortaleza, aproveitou a programação e dançou ao som do chorinho. “Eu soube que ia ter o chorinho e vim correndo, porque adoro. E estar tão perto do mar, com uma paisagem dessa, vendo o pôr do sol e ouvindo chorinho, é uma alimentação pra alma. E também é legal a programação ocupar vários pontos da orla. Um projeto desses faz a gente ter uma boa percepção da cidade. Mudou a minha viagem,” considera Alonita.
A alguns passos da ponte, no Estoril, as DJs Viúva Negra, Bugzinha e Rafa Lima tocavam o Baile Groovado, um set de grandes sucessos do house, dancehall, afrobeats, soul music, r&b e disco. Mais adiante, uma vibrante feira de brechós encheu a rua dos Tremembés. A Feira Bem Vintage apresentou ao público 20 marcas de moda circular, além de quatro cervejarias artesanais.
Dona do Jaguatirica Brechó, a empreendedora Miriam da Silva ressaltou a importância de o Festival ter a Feira em sua programação, considerando que Fortaleza é uma cidade em que a moda circular é uma cultura muito presente. “É muito importante estar aqui expondo, vendo que a Prefeitura se preocupou em colocar a gente nesse evento que também é voltado para o nosso público, a galera jovem, que gosta desse estilo de roupa e acredita na moda circular. Hoje está sendo um dia muito bom e eu já consegui vender bastante” conta ela.
A contadora Maria Elenice da Silva também celebrou a programação diversa. “Eu vim com foco na Feira, soube do Festival e vou aproveitar. Já dá pra fazer várias coisas ao mesmo tempo. Faz muita diferença no sábado,” avalia.
O percurso pelo Festival seguiu pela Rua dos Tabajaras. Fechada para trânsito de carros, a via, que é tradição no circuito cultural fortalezense, foi movimentada por uma edição do Fuá da Sil, criação da Estilista Silvania de Deus. A programação contou com Mallu Viturino + Agê, Taru e Danilo Coutinho e DJ Flávio Sampaio.
Ocupando a Praia de Iracema com seu ateliê há algumas décadas, Silvania destaca a importância de o Festival ser construído junto com a comunidade local. “É a primeira edição do Festival e eu sou uma das pessoas que está participando como criativa do bairro. E é interessante ter um diálogo maior com o poder público, sempre é muito melhor, porque cultura não se faz só. Esse diálogo facilita e fortalece o trabalho de quem faz parte desses espaços mais culturais,” pondera Silvania.
Festival Bora
De 4 a 20 de julho, a capital cearense é palco do Festival Bora Fortaleza, uma celebração que promove arte, cultura e experiências afetivas na orla da cidade, da Barra do Ceará ao Grande Mucuripe, passando pelo Centro. Com programação ampla e diversidade de linguagens artísticas, o evento alcança diferentes territórios, dando continuidade à descentralização das ações culturais da Prefeitura de Fortaleza. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
O Festival Bora é um convite coletivo ao pertencimento. Com atividades distribuídas às sextas, aos sábados e aos domingos, o projeto ocupa espaços emblemáticos com uma programação que contempla dança, teatro, música, design, arte urbana, circo, feiras criativas e atividades para o público infantil. Além da Praia de Iracema, a agenda chega a territórios como Barra do Ceará, Pirambu, Centro e Grande Mucuripe.
Programação
A programação musical do evento inclui apresentações de nomes como Os Garotin, Di Ferreira, Duquesa, Cabulosa, Fernando Catatau, Baile do Ganja + BNegão, Outragalera, Baile Groovado (DJs Viúva Negra, Bugzinha e Rafa Lima), DJ Negona, Gabi Nunes, Dipas e Felipe Adjafre.
Às sextas e aos sábados, o Teatro São José, no Centro da Capital, recebe espetáculos que valorizam a produção local nas linguagens do teatro e da dança, a exemplo da Cia Bravia, dos grupos Nóis de Teatro e Bagaceira e da bailarina Wilemara Barros.
As manhãs de domingo são voltadas para o público infantil, com o programa Infância Viva na Praça, em parceria com a Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi) da Prefeitura de Fortaleza. As atividades serão realizadas no Passeio Público e na Praça do Mirante do Conjunto Santa Terezinha, no bairro Vicente Pinzón.
Outros destaques incluem os projetos Conexão Bora (rodas de conversa com artistas da programação do Estoril) e Farol Encantado, que levará grafite às escadarias do Mucuripe; passeios de barco na Barra do Ceará; passeio ciclístico Roda Rosa, no Grande Mucuripe; além de feiras criativas e mutirões de limpeza de praias. Alguns eventos serão acessados mediante inscrição e as orientações serão divulgadas posteriormente.
