O Encontro Nacional de Políticas Públicas para o Teatro, realizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), encerrou a primeira edição com a entrega de documento de pactuação produzido pelos participantes a partir dos debates gerados durante o Encontro, contendo as demandas da classe. Participaram gestores públicos, artistas e profissionais do Teatro de várias partes do país.
Esta primeira edição do Encontro teve o objetivo de levantar o debate com gestores públicos, de forma ampla e imersiva, sobre as políticas públicas voltadas para o Teatro, incluindo a implementação da Política Nacional das Artes (PNA), a partir de seu texto-base, "Brasil das Artes: Uma Política Nacional".
Estiveram presentes o diretor-executivo da Funarte, Leonardo Lessa, e a diretora do Centro de Teatro do órgão, Aline Vila Real, que mediou mesa de debate com a presidenta da Funarte, Maria Marighella, a secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, e a secretária executiva da Secultfor, Ticiana Studart.
A presidenta da Funarte, Maria Marighella, destacou a importante conquista proporcionada pelo Encontro às demandas e aos cenários do território da cultura brasileira. “É muito emocionante receber um documento com essa qualidade, com essa consistência e amarração institucional”, avaliou.
Para a secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, o fato de Fortaleza sediar a primeira edição do Encontro Nacional de Políticas Públicas para o Teatro representa um importante reconhecimento e reafirma o protagonismo de Fortaleza no cenário cultural nacional. "Estou muito feliz, pois quando a política nacional nos enxerga como um ponto fundamental para a execução do direito cultural, sobretudo hoje, na linguagem do teatro, quer dizer que a gente está trabalhando bem e conseguiu, minimamente, posicionar novamente Fortaleza dentro de um cenário de importância da política cultural nacional", pontuou.
Ainda na sexta-feira, durante o encerramento da 16ª Edição do Festival de Teatro de Fortaleza, no Teatro São José, o documento de pactuação foi assinado no palco pela presidenta da Funarte, Maria Marighella, a secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, e a secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, firmando o compromisso entre as três instituições no fortalecimento do trabalho continuado da classe teatral no Brasil.
Encontro Nacional de Políticas Públicas
Reunindo um total de 56 artistas e profissionais do Teatro, que foram indicados por entidades e associações representativas de todo o país, a iniciativa buscou aprimorar as políticas públicas destinadas ao setor.
As atividades — que incluíram plenárias e trabalhos em grupos temáticos — ocorreram no Teatro Antonieta Noronha e na Escola Porto Iracema das Artes, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Ao final, foi entregue um documento produzido coletivamente durante o encontro.
A organização foi construída pela Funarte, com coordenação metodológica da Andante Gestão de Cultura. O diretor Leonardo Lessa disse que esta primeira edição do Encontro ficou marcada pela união de forças definitivas em prol de uma política pública bem desenvolvida.
“A primeira parceria essencial é com a sociedade civil organizada, mobilizada, que produz, cria e reflete sobre cultura e sobre política para as artes. É também com as instituições públicas que representam não só as articulações territoriais, como a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza e o caso da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, mas que também representam uma articulação federativa, essencial em qualquer pactuação em todas as políticas públicas”, afirmou.
