A programação musical da Vila das Artes está repleta de atrações. A Escola Pública de Música recebe concertos, lançamento de álbum, palestra e apresentações musicais de 19 a 22 de maio. Todos os eventos são gratuitos, livres para todos os públicos e realizados no prédio anexo da Vila das Artes, localizado no bairro Joaquim Távora.
Essa é uma iniciativa cultural da Vila das Artes, equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
A semana começa com a apresentação musical “A Tempo: A História da Música Ocidental Narrada e Executada pelo Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música”, marcada para segunda-feira (19/5), às 10h. Composto pelos professores Nadilson Gama (violino), Vanessa Gomes (violino), Jonatas Reis (viola) e Johnnie Nascimento (violoncelo), o espetáculo traz as composições típicas da era clássica da música erudita dos séculos 18 e 19, época famosa pelas composições de Ludwig van Beethoven, Wolfgang Amadeus Mozart e Joseph Haydn.
Na terça-feira (20/5), às 19h, é a vez da dupla Rodrigo Castro e Daniel Sombra apresentar um concerto voltado à música de câmara, tipo de sonoridade erudita feita por poucos músicos de orquestra.
Na quarta-feira (21/5), às 18h, o Grupo 30 Cordas lança o álbum “Raia”. O grupo carrega em sua identidade a mistura da música popular e erudita, combinando tradição e inovação nas composições. A formação surgiu em 2014, com os violinistas Eduardo Teixeira, Fábio Lustosa, Felipe Ferreira, Marco Fukuda e Michel Barros, todos vindos do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O projeto do álbum “Raia” conta com patrocínio do Edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) e da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
Já na quinta-feira, duas atrações acontecerão na Escola de Música. Às 15h, o professor e luthier Elton Barbano conduz uma palestra sobre Luthieria Brasileira, na qual será discutida sua jornada como construtor de instrumentos musicais (nome em português para “luthier”), sendo especializado em instrumentos de corda do cancioneiro popular, como violões, violas caipiras, bandolins e cavaquinhos.
Às 17h, é a vez de Jeías Silvestre conduzir o concerto “Jeías Silvestre e Camerata de Violões da Escola Pública de Música”. O professor da Escola de Música e coordenador da camerata demonstra ao público possibilidades de formações camerísticas, apresentando solos, duos, trios, dentre outras combinações em que o violão exerce o seu protagonismo. O repertório contará com peças consagradas da tradição violonística, além de arranjos especialmente criados para a formação de violões em conjunto.
Serviço
Programação da Escola Pública de Música de 19 a 22/5
Endereço: Rua Cap. Gustavo, 3552 - Joaquim Távora
Acesso gratuito e livre
Apresentação musical “A Tempo: A História da Música Ocidental Narrada e Executada pelo Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música”
Data: 19/5 (segunda-feira)
Horário: 10h
Concerto com o Duo Rodrigo Castro e Daniel Sombra
Data: 20/5 (terça-feira)
Horário: 18h
Lançamento do Álbum “Raia” - Grupo 30 Cordas
Data: 21/5 (quarta-feira)
Horário: 18h
Palestra sobre Luthieria Brasileira com o luthier Elton Barbano
Data: 22/5 (quinta-feira)
Horário: 15h
Concerto: Jeías Silvestre e Camerata de Violões da Escola Pública de Música
Data: 22/5 (quinta-feira)
Horário: 17h