
Durante a Semana da Criança do Espaço Girassol, seis professores do Projeto Atleta Cidadão Lutas, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel), estão levando aulas de Jiu-jitsu, Karatê, Capoeira e Judô aos alunos que já frequentam o equipamento.
A ação, que começou na última segunda (13/10) e segue até esta sexta-feira (17/10), faz parte da programação especial promovida pelo Espaço Girassol, referência no atendimento a crianças com deficiência. As atividades utilizam as artes marciais como ferramenta de cuidado e inclusão, fortalecendo o bem-estar físico e emocional dos alunos.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Anderson Pinheiro, destacou a importância da parceria.
“O Espaço Girassol é um símbolo de cuidado e acolhimento, e o esporte tem muito a contribuir com esse trabalho. A presença dos professores do Atleta Cidadão Lutas mostra como nossas políticas públicas estão integradas, levando saúde, lazer e inclusão para quem mais precisa”, afirmou.
O assistente social Rubens, do Atleta Cidadão Lutas, explicou que as atividades têm um papel importante no processo de cuidado. “Essas ações em conjunto com o Espaço Girassol aproximam os alunos das artes marciais como parte de um plano terapêutico complementar. Além da prática esportiva, buscamos formar cidadãos e garantir o acesso aos direitos sociais por meio do esporte.”
