A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) realiza, nesta quinta-feira (12/12), mais uma edição da campanha educativa Respeito no Transporte - Vamos juntos nesta viagem no terminal Parangaba. A campanha tem o objetivo de conscientizar os passageiros no transporte coletivo sobre a necessidade de respeitar as prioridades nas filas dos terminais de integração.
Nesta edição, os usuários do transporte serão abordados sobre as filas prioritárias e a importância de identificação de suas condições no caso de não serem aparentes. As filas prioritárias são garantidas por lei a pessoas com deficiência, idosos a partir dos 60 anos, autistas, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas obesas. “Um dos problemas identificados em nossos terminais é que muitas pessoas utilizam a fila de forma inadequada e sem qualquer documento de identificação dessas condições”, afirma Patrícia Almeida, diretora técnica da Etufor.
Para Raimundo Rodrigues, presidente da Etufor, as ações educativas já fazem parte do calendário anual da gestão de transporte da cidade. “Diariamente, enfrentamos dificuldades para garantia dos direitos das pessoas mais vulneráveis, e a superação dessa questão passa pela educação de nossos passageiros”, afirma.
A campanha Respeito no Transporte - Vamos juntos nesta viagem é uma realização da Etufor de caráter permanente em parceria com a Socicam, empresa administradora dos terminais, com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e com o Conselho Municipal de Direitos das Pessoas Idosas de Fortaleza (CMDPI). Ao longo do ano, foram realizadas visitas aos terminais de ônibus, visando conquistar a população a respeito dos direitos das pessoas com deficiência e idosos.