09 de October de 2014 em Fortaleza

Exposição “A Construção do Brincar”, Circo de Todas as Artes e Piquenique no fim de semana

A programação gratuita acontece em diversos equipamentos da Prefeitura de Fortaleza


abertura da exposição “A Construção do Brincar” acontece neste domingo (12), no Estoril | Foto: Igor de Melo

Neste domingo (12), Dia das Crianças, tem muita atividade voltada especialmente para a criançada. No Estoril, o destaque é a abertura da exposição “A Construção do Brincar”, parte da programação do I Salão de Artes da Criança. A mostra será aberta no dia 12, às 10h e permanecerá em cartaz no Estoril até o dia 2 de novembro. As visitações ocorrerão de terça a domingo, de 9h às 22h.

Durante a abertura, no dia 12, os pequenos que forem visitar a exposição serão recepcionados pelos clowns da Trupe Rebimboca durante a manhã, das 10h às 12h e a tarde, das 14h às 16h. Também a tarde, das 15h às 17h, a meninada poderá participar da Oficina de Pipas, que será ministrada por Dudu Riso. A solenidade de abertura da exposição acontecerá às 17h e contará com espetáculo de dança “Brotos Dançam Rosas” dos alunos da Vila das Artes, às 17h30 e às 18h40; apresentação do grupo Palmerê, às 18h; e Parahyba e a Cia Bate Palmas, às 19h.

A exposição “A Construção do Brincar” é o resultado dos trabalhos desenvolvidos por cerca de 1300 crianças da rede de ensino pública municipal, bem como da rede de ensino privada, que participaram de diversas Oficinas de Construção de Objetos e Brinquedos, que ocorreram ao longo de todo o mês de setembro no Estoril e foram coordenadas por Gandhy Piorsky, consultor e pesquisador na área do Brinquedo Tradicional Popular em estados nordestinos e Península Ibérica. A mostra, que tem curadoria de Piorski, se propõe a ser um lugar de expressão estética das crianças de Fortaleza, na qual será possível conhecer um pouco dos anseios e culturas das infâncias da cidade.

Além de Gandhy Piorski, os artistas Narcelio Grud, Jabson Rodrigues, Ise Araújo, Bruna Beserra, Júnior Benício, Carlos Careca e Marina de Botas participaram das Oficinas como mediadores e, para a exposição, criaram uma obra cada, que dialoga com o trabalho das crianças.

O I Salão de Artes da Criança é uma realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura e de Educação, com produção do Instituto Cinco Marias e apoio cultural do Unicef, Pão de Forno, Mercadinhos São Luiz, La Maison Buffet, Selecto Ice, Plast Home, Montmarttre, Ikone e Beach Park.

Também no domingo, tem edição especial do projeto Circo de Todas as Artes, que neste dia 12 estará com uma lona montada no Poço da Draga. A atividade, que é uma realização da Associação dos Proprietários Artistas, Escolas de Circo do Ceará (APAECE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, com Produção Girandola Comunicação e Arte, acontecerá de 8h às 18h.

A meninada poderá participar da Oficina de confecção de Pipas, com Dudu Riso; terá apresentação da Cia. Verdade Cênica; Mágico Goldini e espetáculo com Circo Must. Durante a tarde haverá espetáculo do Circo London; Ritmo Soul'to; espetáculo do Circo Myrthes; apresentação “Hoje Tem Espetáculo? Tem Sim, Senhor!” e distribuição de algodão doce e pipoca.

E mais: no Passeio Público papais, mamães e os pequenos poderão aproveitar, a partir das 9h30 mais uma edição do Piquenique, que neste Dia das Crianças terá Oficina de Bonecos com Ivanildo Bibiu.

Show “Le Son Sur Scène”, Casa do Blues e Feira da Fotografia são destaques na programação dos equipamentos culturais

No Passeio Público, neste domingo (12), pela manhã, a partir das 10h30min, tem Gustavo Portela com o show “Le Son Sur Scène”. A apresentação encerra a programação do projeto de Portela, “O Som em Cena”, contemplado na linguagem Música pelo Programa de Residências e Intercâmbios.

“Le Son Sur Scène” é um show “cênico-musical” e leva justamente esse título por se tratar de uma tentativa de entender e decifrar todas as linguagens inseridas dentro do show. Com 10 faixas, o espetáculo conta a rocambolesca história de um ser que desce à terra com vontade de conhecer a humanidade e as sensações humanas, mas acaba encarando os reveses da vida real. O personagem é assaltado, perde as roupas, quase confisca um carro e tem a infeliz ideia de roubar as vestimentas de um assassino perigoso que irá persegui-lo. No meio disso tudo, um número de mágica.

Seguindo para o Estoril, no sábado (11), é dia de Casa do Blues. A programação tem início a partir das 18h e nesta edição apresenta o som de The Blues is on the Table e DBEQ. Realizada pela Associação Casa do Blues, a programação traz uma variada seleção de artistas em performances que dão destaque ao gênero que nasceu nos Estados Unidos e invadiu o mundo.

Já no Mercado dos Pinhões, a programação começa na sexta (10), com o Samba no Mercado que receberá, das 20h às 23h, a banda Borogodó. No sábado (11), a partir das 14h acontece mais uma edição da Feira da Fotografia. A programação bimestral, organizada pelo fotógrafo Chico Gomes, traz nesta edição feira de equipamentos fotográficos, palestra “Memórias Fotográficas – Um flerte entre o esquecimento e a permanência”, que será ministrada por Paulo Amoreira, a partir das 15h; e Descoletivo com Intervenções Urbanas: Tensões e Possibilidades, a partir das 16h.

Ainda no Mercado, no domingo (12), a música torna a animar o equipamento com o Forró no Mercado. A programação garante o melhor do pé-de-serra, a partir das 19h, com Israel Sousa.

E para quem gosta de literatura, na Biblioteca Municipal Dolor Barreira, tem programação nesta quinta-feira (9), às 18h, tem lançamento do livro “O mais feliz dos silêncios”, da escritora Ayla Andrade, pela editora Substância. O Livro de estreia da escritora traz contos nos quais o silêncio vai tomando diversas formas, tons e cores, perpassando múltiplas personagens femininas e colocando o leitor em uma montanha-russa de emoções. E, na sexta-feira (10), é dia de Palco Aberto – Sarau Templo da Poesia, a partir das 18h. A programação é um espaço de diálogo entre a literatura e outras linguagens artísticas, e tem como objetivo fortalecer as relações entre poetas, escritores e demais artistas da cidade.

Na Praia de Iracema, a programação do Largo do Mincharia segue com diversas atrações musicais, sempre às 19h30min. Na quinta-feira (9), o som é comandado por Paulo Façanha. Na sexta-feira (10), tem Maestro Júlio César e Samba Bossa. E, no sábado (11), a animação fica por conta de Lupe.

Serviço:
DIA DAS CRIANÇAS

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “A CONSTRUÇÃO DO BRINCAR” - I SALÃO DE ARTES DA CRIANÇA

Quando: Domingo (12), de 10h às 22h
Onde: Estoril (Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)

Atrações:
10h - Abertura da mostra para visitação, com recepção de clown da Trupe Rebimboca;
15h às 17h – Oficina de Pipas com Dudu Riso;
17h – Solenidade de abertura da exposição “A Construção do Brincar”;
17h30 e às 18h40– Brotos Dançam Rosas, alunos da Vila das Artes;
18h – Grupo Palmerê;
19h – Parahyba e Cia. Bate Palmas.

CIRCO DE TODAS AS ARTES
Quando:
Domingo (12), das 8h às 18h
Onde: Poço da Draga

Atrações:
8h às 11h - Oficina de confecção de Pipas – Dudu Riso; Cia Verdade Cênica;
11h - Mágico Goldini;
11h30 - Espetáculo - Circo Must;
14h - Espetáculo - Circo London;
14h50 - Ritmo Soul'to;
15h20 – Espetáculo do Circo Myrthes;
15h50 - Hoje Tem Espetáculo? Tem Sim, Senhor!;
16h30 – Distribuição de algodão doce e pipoca;

PIQUENIQUE
Quando: Domingo (12), das 9h30 às 10h30
Onde: Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n – Centro)
Atração: Oficina de Bonecos com Ivanildo Bibiu


PASSEIO PÚBLICO
(Rua Dr. João Moreira, s/n – Centro)

Apresentação de “Le Son Sur Scène” com Gustavo Portela
Quando:
Domingo (12), às 10h30
Contat o Gustavo Portela: 8842.9249

ESTORIL
(Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)

Casa do Blues
Quando: Sábado (11), às 18h
Atrações: The Blues is on the Table e DBEQ
 

MERCADO DOS PINHÕES
(Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli – Centro)

Samba no Mercado
Quando: Sexta-feira (10), das 20h às 23h
Atrações: Banda Borogodó

Feira da Fotografia
Quando: Sábado (11), das 14h às 18h

Programação:
15h - palestra “Memórias Fotográficas – Um flerte entre o esquecimento e a permanência”, com Paulo Amoreira;
16h - Descoletivo com Intervenções Urbanas: Tensões e Possibilidades;
Ainda durante a programação haverá venda de equipamentos fotográficos.

Forró no Mercado
Quando: Domingo (12), a partir das 18h
Atração: Israel Sousa

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOLOR BARREIRA
(Av. da Universidade, 2572 - Benfica)

Lançamento do livro "O mais feliz dos silêncios", da escritora Ayla Andrade - Editora Substância
Quando:
Quinta-feira (9), a partir das 18h

Palco Aberto – Sarau Templo da Poesia
Quando: Sexta-feira (10), das 18h às 19h30

BAR DO MINCHARIA
(Largo do Mincharia – Praia de Iracema)

Quando: Quinta-feira (9), às 19h30min
Atração: Paulo Façanha
Quando: Sexta-feira (10), às 19h30min
Atração: Samba Bossa e Maestro Júlio César
Quando: Sábado (11), às 19h30min
Atração: Lupe

Exposição “A Construção do Brincar”, Circo de Todas as Artes e Piquenique no fim de semana

A programação gratuita acontece em diversos equipamentos da Prefeitura de Fortaleza

abertura da exposição “A Construção do Brincar” acontece neste domingo (12), no Estoril | Foto: Igor de Melo

Neste domingo (12), Dia das Crianças, tem muita atividade voltada especialmente para a criançada. No Estoril, o destaque é a abertura da exposição “A Construção do Brincar”, parte da programação do I Salão de Artes da Criança. A mostra será aberta no dia 12, às 10h e permanecerá em cartaz no Estoril até o dia 2 de novembro. As visitações ocorrerão de terça a domingo, de 9h às 22h.

Durante a abertura, no dia 12, os pequenos que forem visitar a exposição serão recepcionados pelos clowns da Trupe Rebimboca durante a manhã, das 10h às 12h e a tarde, das 14h às 16h. Também a tarde, das 15h às 17h, a meninada poderá participar da Oficina de Pipas, que será ministrada por Dudu Riso. A solenidade de abertura da exposição acontecerá às 17h e contará com espetáculo de dança “Brotos Dançam Rosas” dos alunos da Vila das Artes, às 17h30 e às 18h40; apresentação do grupo Palmerê, às 18h; e Parahyba e a Cia Bate Palmas, às 19h.

A exposição “A Construção do Brincar” é o resultado dos trabalhos desenvolvidos por cerca de 1300 crianças da rede de ensino pública municipal, bem como da rede de ensino privada, que participaram de diversas Oficinas de Construção de Objetos e Brinquedos, que ocorreram ao longo de todo o mês de setembro no Estoril e foram coordenadas por Gandhy Piorsky, consultor e pesquisador na área do Brinquedo Tradicional Popular em estados nordestinos e Península Ibérica. A mostra, que tem curadoria de Piorski, se propõe a ser um lugar de expressão estética das crianças de Fortaleza, na qual será possível conhecer um pouco dos anseios e culturas das infâncias da cidade.

Além de Gandhy Piorski, os artistas Narcelio Grud, Jabson Rodrigues, Ise Araújo, Bruna Beserra, Júnior Benício, Carlos Careca e Marina de Botas participaram das Oficinas como mediadores e, para a exposição, criaram uma obra cada, que dialoga com o trabalho das crianças.

O I Salão de Artes da Criança é uma realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura e de Educação, com produção do Instituto Cinco Marias e apoio cultural do Unicef, Pão de Forno, Mercadinhos São Luiz, La Maison Buffet, Selecto Ice, Plast Home, Montmarttre, Ikone e Beach Park.

Também no domingo, tem edição especial do projeto Circo de Todas as Artes, que neste dia 12 estará com uma lona montada no Poço da Draga. A atividade, que é uma realização da Associação dos Proprietários Artistas, Escolas de Circo do Ceará (APAECE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, com Produção Girandola Comunicação e Arte, acontecerá de 8h às 18h.

A meninada poderá participar da Oficina de confecção de Pipas, com Dudu Riso; terá apresentação da Cia. Verdade Cênica; Mágico Goldini e espetáculo com Circo Must. Durante a tarde haverá espetáculo do Circo London; Ritmo Soul'to; espetáculo do Circo Myrthes; apresentação “Hoje Tem Espetáculo? Tem Sim, Senhor!” e distribuição de algodão doce e pipoca.

E mais: no Passeio Público papais, mamães e os pequenos poderão aproveitar, a partir das 9h30 mais uma edição do Piquenique, que neste Dia das Crianças terá Oficina de Bonecos com Ivanildo Bibiu.

Show “Le Son Sur Scène”, Casa do Blues e Feira da Fotografia são destaques na programação dos equipamentos culturais

No Passeio Público, neste domingo (12), pela manhã, a partir das 10h30min, tem Gustavo Portela com o show “Le Son Sur Scène”. A apresentação encerra a programação do projeto de Portela, “O Som em Cena”, contemplado na linguagem Música pelo Programa de Residências e Intercâmbios.

“Le Son Sur Scène” é um show “cênico-musical” e leva justamente esse título por se tratar de uma tentativa de entender e decifrar todas as linguagens inseridas dentro do show. Com 10 faixas, o espetáculo conta a rocambolesca história de um ser que desce à terra com vontade de conhecer a humanidade e as sensações humanas, mas acaba encarando os reveses da vida real. O personagem é assaltado, perde as roupas, quase confisca um carro e tem a infeliz ideia de roubar as vestimentas de um assassino perigoso que irá persegui-lo. No meio disso tudo, um número de mágica.

Seguindo para o Estoril, no sábado (11), é dia de Casa do Blues. A programação tem início a partir das 18h e nesta edição apresenta o som de The Blues is on the Table e DBEQ. Realizada pela Associação Casa do Blues, a programação traz uma variada seleção de artistas em performances que dão destaque ao gênero que nasceu nos Estados Unidos e invadiu o mundo.

Já no Mercado dos Pinhões, a programação começa na sexta (10), com o Samba no Mercado que receberá, das 20h às 23h, a banda Borogodó. No sábado (11), a partir das 14h acontece mais uma edição da Feira da Fotografia. A programação bimestral, organizada pelo fotógrafo Chico Gomes, traz nesta edição feira de equipamentos fotográficos, palestra “Memórias Fotográficas – Um flerte entre o esquecimento e a permanência”, que será ministrada por Paulo Amoreira, a partir das 15h; e Descoletivo com Intervenções Urbanas: Tensões e Possibilidades, a partir das 16h.

Ainda no Mercado, no domingo (12), a música torna a animar o equipamento com o Forró no Mercado. A programação garante o melhor do pé-de-serra, a partir das 19h, com Israel Sousa.

E para quem gosta de literatura, na Biblioteca Municipal Dolor Barreira, tem programação nesta quinta-feira (9), às 18h, tem lançamento do livro “O mais feliz dos silêncios”, da escritora Ayla Andrade, pela editora Substância. O Livro de estreia da escritora traz contos nos quais o silêncio vai tomando diversas formas, tons e cores, perpassando múltiplas personagens femininas e colocando o leitor em uma montanha-russa de emoções. E, na sexta-feira (10), é dia de Palco Aberto – Sarau Templo da Poesia, a partir das 18h. A programação é um espaço de diálogo entre a literatura e outras linguagens artísticas, e tem como objetivo fortalecer as relações entre poetas, escritores e demais artistas da cidade.

Na Praia de Iracema, a programação do Largo do Mincharia segue com diversas atrações musicais, sempre às 19h30min. Na quinta-feira (9), o som é comandado por Paulo Façanha. Na sexta-feira (10), tem Maestro Júlio César e Samba Bossa. E, no sábado (11), a animação fica por conta de Lupe.

Serviço:
DIA DAS CRIANÇAS

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “A CONSTRUÇÃO DO BRINCAR” - I SALÃO DE ARTES DA CRIANÇA

Quando: Domingo (12), de 10h às 22h
Onde: Estoril (Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)

Atrações:
10h - Abertura da mostra para visitação, com recepção de clown da Trupe Rebimboca;
15h às 17h – Oficina de Pipas com Dudu Riso;
17h – Solenidade de abertura da exposição “A Construção do Brincar”;
17h30 e às 18h40– Brotos Dançam Rosas, alunos da Vila das Artes;
18h – Grupo Palmerê;
19h – Parahyba e Cia. Bate Palmas.

CIRCO DE TODAS AS ARTES
Quando:
Domingo (12), das 8h às 18h
Onde: Poço da Draga

Atrações:
8h às 11h - Oficina de confecção de Pipas – Dudu Riso; Cia Verdade Cênica;
11h - Mágico Goldini;
11h30 - Espetáculo - Circo Must;
14h - Espetáculo - Circo London;
14h50 - Ritmo Soul'to;
15h20 – Espetáculo do Circo Myrthes;
15h50 - Hoje Tem Espetáculo? Tem Sim, Senhor!;
16h30 – Distribuição de algodão doce e pipoca;

PIQUENIQUE
Quando: Domingo (12), das 9h30 às 10h30
Onde: Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n – Centro)
Atração: Oficina de Bonecos com Ivanildo Bibiu


PASSEIO PÚBLICO
(Rua Dr. João Moreira, s/n – Centro)

Apresentação de “Le Son Sur Scène” com Gustavo Portela
Quando:
Domingo (12), às 10h30
Contat o Gustavo Portela: 8842.9249

ESTORIL
(Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)

Casa do Blues
Quando: Sábado (11), às 18h
Atrações: The Blues is on the Table e DBEQ
 

MERCADO DOS PINHÕES
(Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli – Centro)

Samba no Mercado
Quando: Sexta-feira (10), das 20h às 23h
Atrações: Banda Borogodó

Feira da Fotografia
Quando: Sábado (11), das 14h às 18h

Programação:
15h - palestra “Memórias Fotográficas – Um flerte entre o esquecimento e a permanência”, com Paulo Amoreira;
16h - Descoletivo com Intervenções Urbanas: Tensões e Possibilidades;
Ainda durante a programação haverá venda de equipamentos fotográficos.

Forró no Mercado
Quando: Domingo (12), a partir das 18h
Atração: Israel Sousa

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOLOR BARREIRA
(Av. da Universidade, 2572 - Benfica)

Lançamento do livro "O mais feliz dos silêncios", da escritora Ayla Andrade - Editora Substância
Quando:
Quinta-feira (9), a partir das 18h

Palco Aberto – Sarau Templo da Poesia
Quando: Sexta-feira (10), das 18h às 19h30

BAR DO MINCHARIA
(Largo do Mincharia – Praia de Iracema)

Quando: Quinta-feira (9), às 19h30min
Atração: Paulo Façanha
Quando: Sexta-feira (10), às 19h30min
Atração: Samba Bossa e Maestro Júlio César
Quando: Sábado (11), às 19h30min
Atração: Lupe