01 de June de 2016 em Cultura

Feira Afins de Vitrola, exposições e música fazem parte da programação do fim de semana

Programação cultural é gratuita e acontece nos equipamentos da Prefeitura


Colecionadores de vinil poderão fazer boas aquisições em mais uma edição da Feira Afins de Vitrola (Foto: Thiago Gaspar)

Colecionadores de vinil poderão fazer boas aquisições em mais uma edição da Feira Afins de Vitrola, que acontece neste sábado (4/6), a partir das 17 horas, no Mercado dos Pinhões. O evento é uma grande reunião de colecionadores de vinis, lojistas e sebos.

A programação será animada pela seleção musical da dupla Os Imperdoáveis. Amigos há mais de 10 anos, o rapper e DJ Negocélio, junto com o DJ Gato Preto, trocam dicas e referências musicais, e discotecam individualmente desde 2010. Em 2014, a dupla criou Os Imperdoáveis. O duo se destaca pelo vasto repertório desses dois colecionadores de vinil. A pegada black, funk e soul e as obscuridades da MPB estão sempre presente em suas discotecagens.

Entre os expositores confirmados estão: Adriano Silva, Alex Vinil, Arte na Bolacha, Charles Barbosa, David Emerson, Edmar Pontes, Edson Vinil (Recife), Fábio Tatibana, Fernando Filgueiras, Ilson Lopes, Jaques Casagrande, Leandro Tambelli, LS Discos (Roberto Leite), Márcio Palumba, Márcio Santos, DJ Marquinhos, Nego Célio, Nilton Kiss, Pablo Duran, Pablo Assunção, Rogério Vinil, Sérgio Almeida, Silvio Vitroleiro, Sidney Barros, The Wall, Tomé Braga, Tony Opus e Vinícios de Oliveira.

Samba e Forró animam o Mercado dos Pinhões

Mercado dos Pinhões segue recebendo uma programação musical variada neste fim de semana. Na sexta-feira (3/6), a partir das 20 horas, pandeiro, violão, cuíca e cavaquinho vão ditar o ritmo da dança no Samba no Mercado. A programação recebe nesta edição o Grupo Batuque da Gente.

Já no domingo (5/6), a partir das 19 horas, o Forró no Mercado continua a garantir a animação do restinho do fim de semana com muito arrasta-pé com a dupla Vanin e Nicinha.

Mercado da Aerolândia terá Baile e Samba

A programação musical do Mercado da Aerolândia também promete agradar aqueles que gostam de relembrar os clássicos da música nacional e internacional. No sábado (4/6), às 19 horas, o equipamento recebe o melhor doSamba com o grupo Sexteto Amigos do Coração do Benfica.

Já no domingo (5/6), às 17h30min, o Mercado da Aerolândia vira um túnel do tempo e leva o público presente para curtir o melhor dos Anos 60 com mais uma edição do Baile. A atração será a banda Os Moscas.

XI Encontro de Ufologia discute fenômenos sobrenaturais

A possibilidade de vida extraterrestre volta a ser pauta neste domingo (5/6), a partir das 14 horas, com o XI Encontro de Ufologia do Ceará. Interessados no assunto terão no Teatro Antonieta Noronha, um espaço onde poderão discutir, trocar experiências e ouvir pesquisadores.

O evento contará com os seguintes palestrantes Professor Agobar Peixoto, que abordará “Fenômenos espíritas”. Welliston Paiva falará sobre “Contatos com ETs”. Mônica Pinheiro tratará do tema “Aparições de ETs no Ceará”. Gabriel Paulino investigará “Fenômenos Marianos”, além da médium Maria Tereza Costa, que tentará contato com Chico Xavier. A entrada é gratuita.

Exposições do 67º Salão de Abril, “Firmezas – Resistência Poética” e “O Sertão Alegre de Babinski” seguem em cartaz

O fim de semana também reserva programação recheada de artes plásticas! Continuam em cartaz em Fortaleza as exposições “Firmezas – Resistência Poética, “O Sertão Alegre de Babinski”, além da mostra do 67º Salão de Abril, que terá os últimos dias de visitação.

A exposição “Firmezas - Resistência Poética” apresenta a importância e as significações do MiniMuseu Firmeza e fica disponível para visitações até o dia 26 de junho, de terça a sexta-feira das 9 às 18 horas e aos sábados de 9 às 17 horas, no Sobrado Dr. José Lourenço.

A mostra é composta por peças e obras do MiniMuseu Firmeza e consiste no resultado de uma oficina em curadoria colaborativa e integrada por pessoas de diferentes formações, que se complementaram e se alternaram nos trabalhos de concepção expositiva, expografia, montagem, ação educativa e identidade visual.

Já no Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, segue em cartaz a exposição “O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará”. A mostra é composta 50 obras contemporâneas, entre gravuras e pinturas, do artista Maciej Babinski, polonês de nascimento e cearense de coração. Com a curadoria de Dodora Guimarães, a exposição comemora os 85 anos do artista, 25 destes no sertão cearense. A mostra fica em cartaz de terça a sexta, das 9 às 19 horas e aos sábados, domingos e feriados das 14 às 21 horas, até o dia 31 de julho.

Também no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Museu de Arte Contemporânea, a mostra do 67º Salão de Abril tem seus últimos dias de visitação. O público poderá conferir 30 trabalhos de artistas natos ou residentes no Estado do Ceará há pelo menos dois anos. A exposição fica aberta até o dia 5 de junho, de terça a sexta-feira, de 9 às 19 horas, e sábado, domingo, de 14 às 21 horas.

Na última semana de visitação do 67º Salão de Abril, o projeto MAC Educativo realiza a oficina Desenhos Fragmentados, com mediação de Amanda Bessa e Lucas Cavalcante, baseando-se no mosaico construído pela artista Sabyne Cavalcanti com os azulejos provenientes do antigo seminário da Prainha, onde serão desenhados fragmentos de memórias que irão formar, na sequência, um mosaico coletivo.
As oficinas são gratuitas e acontecem nos dias 3/6, às 14 horas, e 4/6, às 17 horas. No primeiro dia, a atividade é voltada para o público com deficiência visual, já no segundo dia é para o público em geral.

Passeio Instrumental e Piquenique no Passeio Público

As tardes de sábado e domingo do Passeio Público seguem embaladas pelo som das atrações do Passeio Instrumental. A atividade, que acontece a partir das 12h30min, recebe neste sábado (4/6) Rebeca Camara e Natanael Pereira. Já no domingo (5/6), a música ficará por conta do Samuel Rocha e convidado.

O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30min, o Piqueniquepromove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (5/6), a atração será o Baú de histórias do Glaubim.

Contação de histórias e Curso de Geofilosofia na Dolor Barreira

Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

As quintas-feiras também são dedicadas ao Workshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17 horas e às 18h30min e é realizada pela Associação de Geofilosofia – AGEAC, que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação.

Neste dia 2/6, os temas serão “Como Aprender a Escutar”, às 17 horas, e “OVNIS: Estamos sós no Universo?”, às 18h30min. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.

Serviço*:

MERCADO DOS PINHÕES

(Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)

Samba no Mercado

Quando: Sexta-feira (3/6), às 20h

Atração: Grupo Batuque da Gente

 

Feira Afins de Vitrola

Quando: Sábado (4/6), às 17h

Atração Musical: Os Imperdoáveis

Expositores: Adriano Silva, Alex Vinil, Arte na Bolacha, Charles Barbosa, David Emerson, Edmar Pontes, Edson Vinil (Recife), Fábio Tatibana, Fernando Filgueiras, Ilson Lopes, Jaques Casagrande, Leandro Tambelli, LS Discos (Roberto Leite), Márcio Palumba, Márcio Santos, DJ Marquinhos, Nego Célio, Nilton Kiss, Pablo Duran, Pablo Assunção, Rogério Vinil, Sérgio Almeida, Silvio Vitroleiro, Sidney Barros, The Wall, Tomé Braga, Tony Opus e Vinícios de Oliveira.

 

Forró no Mercado

Quando: Domingo (5/6), às 19h

Atração: Vanin e Nicinha

 

MERCADO DA AEROLÂNDIA

(BR-116, 5431 – Aerolândia)

Samba

Quando: Sábado (4/6) às 19h

Atração: Sexteto Amigos do Coração do Benfica

 

Baile

Quando: Domingo (5/6), às 17h30

Atração: Os Moscas

 

TEATRO ANTONIETA NORONHA

(Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro)

XI Encontro de Ufologia

Quando: Domingo (5/6), às 14h

Atrações: Palestras “Fenômenos espíritas” (Professor Agobar Peixoto); “Contatos com Ets” (Welliston Paiva); “Aparições de ETs no Ceará” (Mônica Pinheiro); “Fenômenos Marianos” (Gabriel Paulino), além da médium Maria Tereza Costa, que tentará contato com Chico Xavier.

 

EXPOSIÇÕES

Exposição “Firmezas – Resistência Poética”

Onde: Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro)

Visitação: Terça à sexta das 9h às 18h e aos sábados de 9h às 17h. Até 28 de junho.

Mais informações: (85) 3101.8827

 

Exposição “O Sertão Alegre de Babinski: figuração e oralidade no Ceará”

Onde: Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 19h e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Até 31 de julho.
 

Mostra do 67º Salão de Abril

Visitação: Terça a sexta-feira, de 9 às 19h, e sábados, domingos e feriados, de 14 às 21h. Até 5 de junho.

Onde: Museu da Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

 

Oficina Desenhos Fragmentados
Mediação: Amanda Bessa e Lucas Cavalcante
Quando: Sexta-feira (3/6), às 14h. Para pessoas com deficiência visual (Projeto Acessibilidade).
Quando: Sábado (4/6), às 17h. Para público em geral.

Onde: Museu da Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

 

PASSEIO PÚBLICO

(Rua Dr. João Moreira, S/N – Centro)

Passeio Instrumental

Quando: Sábado (4/6) e domingo (5/6), às 12h30

Atrações: Rebeca Camara e Natanael Pereira (4/6) e Samuel Rocha e convidado (5/6)

 

Piquenique

Quando: Domingo (5/6), a partir das 9h30min

Atração: Baú de histórias do Glaubim

 

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOLOR BARREIRA

(Av. da Universidade, 2572 – Benfica)

Contação de Histórias

Quando: Quintas-feiras, às 9h e às 14h

Mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

 

Workshop de Geofilosofia e Meditação

Quando: Quinta-feira (2/6) - 1ª aula às 17h e 2ª aula às 18h30

Temas: “Como Aprender a Escutar” , às 17h e “OVNIS: Estamos sós no Universo?” às 18h30min

 

*Programação sujeita a alterações

Feira Afins de Vitrola, exposições e música fazem parte da programação do fim de semana

Programação cultural é gratuita e acontece nos equipamentos da Prefeitura

Colecionadores de vinil poderão fazer boas aquisições em mais uma edição da Feira Afins de Vitrola (Foto: Thiago Gaspar)

Colecionadores de vinil poderão fazer boas aquisições em mais uma edição da Feira Afins de Vitrola, que acontece neste sábado (4/6), a partir das 17 horas, no Mercado dos Pinhões. O evento é uma grande reunião de colecionadores de vinis, lojistas e sebos.

A programação será animada pela seleção musical da dupla Os Imperdoáveis. Amigos há mais de 10 anos, o rapper e DJ Negocélio, junto com o DJ Gato Preto, trocam dicas e referências musicais, e discotecam individualmente desde 2010. Em 2014, a dupla criou Os Imperdoáveis. O duo se destaca pelo vasto repertório desses dois colecionadores de vinil. A pegada black, funk e soul e as obscuridades da MPB estão sempre presente em suas discotecagens.

Entre os expositores confirmados estão: Adriano Silva, Alex Vinil, Arte na Bolacha, Charles Barbosa, David Emerson, Edmar Pontes, Edson Vinil (Recife), Fábio Tatibana, Fernando Filgueiras, Ilson Lopes, Jaques Casagrande, Leandro Tambelli, LS Discos (Roberto Leite), Márcio Palumba, Márcio Santos, DJ Marquinhos, Nego Célio, Nilton Kiss, Pablo Duran, Pablo Assunção, Rogério Vinil, Sérgio Almeida, Silvio Vitroleiro, Sidney Barros, The Wall, Tomé Braga, Tony Opus e Vinícios de Oliveira.

Samba e Forró animam o Mercado dos Pinhões

Mercado dos Pinhões segue recebendo uma programação musical variada neste fim de semana. Na sexta-feira (3/6), a partir das 20 horas, pandeiro, violão, cuíca e cavaquinho vão ditar o ritmo da dança no Samba no Mercado. A programação recebe nesta edição o Grupo Batuque da Gente.

Já no domingo (5/6), a partir das 19 horas, o Forró no Mercado continua a garantir a animação do restinho do fim de semana com muito arrasta-pé com a dupla Vanin e Nicinha.

Mercado da Aerolândia terá Baile e Samba

A programação musical do Mercado da Aerolândia também promete agradar aqueles que gostam de relembrar os clássicos da música nacional e internacional. No sábado (4/6), às 19 horas, o equipamento recebe o melhor doSamba com o grupo Sexteto Amigos do Coração do Benfica.

Já no domingo (5/6), às 17h30min, o Mercado da Aerolândia vira um túnel do tempo e leva o público presente para curtir o melhor dos Anos 60 com mais uma edição do Baile. A atração será a banda Os Moscas.

XI Encontro de Ufologia discute fenômenos sobrenaturais

A possibilidade de vida extraterrestre volta a ser pauta neste domingo (5/6), a partir das 14 horas, com o XI Encontro de Ufologia do Ceará. Interessados no assunto terão no Teatro Antonieta Noronha, um espaço onde poderão discutir, trocar experiências e ouvir pesquisadores.

O evento contará com os seguintes palestrantes Professor Agobar Peixoto, que abordará “Fenômenos espíritas”. Welliston Paiva falará sobre “Contatos com ETs”. Mônica Pinheiro tratará do tema “Aparições de ETs no Ceará”. Gabriel Paulino investigará “Fenômenos Marianos”, além da médium Maria Tereza Costa, que tentará contato com Chico Xavier. A entrada é gratuita.

Exposições do 67º Salão de Abril, “Firmezas – Resistência Poética” e “O Sertão Alegre de Babinski” seguem em cartaz

O fim de semana também reserva programação recheada de artes plásticas! Continuam em cartaz em Fortaleza as exposições “Firmezas – Resistência Poética, “O Sertão Alegre de Babinski”, além da mostra do 67º Salão de Abril, que terá os últimos dias de visitação.

A exposição “Firmezas - Resistência Poética” apresenta a importância e as significações do MiniMuseu Firmeza e fica disponível para visitações até o dia 26 de junho, de terça a sexta-feira das 9 às 18 horas e aos sábados de 9 às 17 horas, no Sobrado Dr. José Lourenço.

A mostra é composta por peças e obras do MiniMuseu Firmeza e consiste no resultado de uma oficina em curadoria colaborativa e integrada por pessoas de diferentes formações, que se complementaram e se alternaram nos trabalhos de concepção expositiva, expografia, montagem, ação educativa e identidade visual.

Já no Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, segue em cartaz a exposição “O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará”. A mostra é composta 50 obras contemporâneas, entre gravuras e pinturas, do artista Maciej Babinski, polonês de nascimento e cearense de coração. Com a curadoria de Dodora Guimarães, a exposição comemora os 85 anos do artista, 25 destes no sertão cearense. A mostra fica em cartaz de terça a sexta, das 9 às 19 horas e aos sábados, domingos e feriados das 14 às 21 horas, até o dia 31 de julho.

Também no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Museu de Arte Contemporânea, a mostra do 67º Salão de Abril tem seus últimos dias de visitação. O público poderá conferir 30 trabalhos de artistas natos ou residentes no Estado do Ceará há pelo menos dois anos. A exposição fica aberta até o dia 5 de junho, de terça a sexta-feira, de 9 às 19 horas, e sábado, domingo, de 14 às 21 horas.

Na última semana de visitação do 67º Salão de Abril, o projeto MAC Educativo realiza a oficina Desenhos Fragmentados, com mediação de Amanda Bessa e Lucas Cavalcante, baseando-se no mosaico construído pela artista Sabyne Cavalcanti com os azulejos provenientes do antigo seminário da Prainha, onde serão desenhados fragmentos de memórias que irão formar, na sequência, um mosaico coletivo.
As oficinas são gratuitas e acontecem nos dias 3/6, às 14 horas, e 4/6, às 17 horas. No primeiro dia, a atividade é voltada para o público com deficiência visual, já no segundo dia é para o público em geral.

Passeio Instrumental e Piquenique no Passeio Público

As tardes de sábado e domingo do Passeio Público seguem embaladas pelo som das atrações do Passeio Instrumental. A atividade, que acontece a partir das 12h30min, recebe neste sábado (4/6) Rebeca Camara e Natanael Pereira. Já no domingo (5/6), a música ficará por conta do Samuel Rocha e convidado.

O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30min, o Piqueniquepromove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (5/6), a atração será o Baú de histórias do Glaubim.

Contação de histórias e Curso de Geofilosofia na Dolor Barreira

Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

As quintas-feiras também são dedicadas ao Workshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17 horas e às 18h30min e é realizada pela Associação de Geofilosofia – AGEAC, que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação.

Neste dia 2/6, os temas serão “Como Aprender a Escutar”, às 17 horas, e “OVNIS: Estamos sós no Universo?”, às 18h30min. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.

Serviço*:

MERCADO DOS PINHÕES

(Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)

Samba no Mercado

Quando: Sexta-feira (3/6), às 20h

Atração: Grupo Batuque da Gente

 

Feira Afins de Vitrola

Quando: Sábado (4/6), às 17h

Atração Musical: Os Imperdoáveis

Expositores: Adriano Silva, Alex Vinil, Arte na Bolacha, Charles Barbosa, David Emerson, Edmar Pontes, Edson Vinil (Recife), Fábio Tatibana, Fernando Filgueiras, Ilson Lopes, Jaques Casagrande, Leandro Tambelli, LS Discos (Roberto Leite), Márcio Palumba, Márcio Santos, DJ Marquinhos, Nego Célio, Nilton Kiss, Pablo Duran, Pablo Assunção, Rogério Vinil, Sérgio Almeida, Silvio Vitroleiro, Sidney Barros, The Wall, Tomé Braga, Tony Opus e Vinícios de Oliveira.

 

Forró no Mercado

Quando: Domingo (5/6), às 19h

Atração: Vanin e Nicinha

 

MERCADO DA AEROLÂNDIA

(BR-116, 5431 – Aerolândia)

Samba

Quando: Sábado (4/6) às 19h

Atração: Sexteto Amigos do Coração do Benfica

 

Baile

Quando: Domingo (5/6), às 17h30

Atração: Os Moscas

 

TEATRO ANTONIETA NORONHA

(Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro)

XI Encontro de Ufologia

Quando: Domingo (5/6), às 14h

Atrações: Palestras “Fenômenos espíritas” (Professor Agobar Peixoto); “Contatos com Ets” (Welliston Paiva); “Aparições de ETs no Ceará” (Mônica Pinheiro); “Fenômenos Marianos” (Gabriel Paulino), além da médium Maria Tereza Costa, que tentará contato com Chico Xavier.

 

EXPOSIÇÕES

Exposição “Firmezas – Resistência Poética”

Onde: Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro)

Visitação: Terça à sexta das 9h às 18h e aos sábados de 9h às 17h. Até 28 de junho.

Mais informações: (85) 3101.8827

 

Exposição “O Sertão Alegre de Babinski: figuração e oralidade no Ceará”

Onde: Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 19h e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Até 31 de julho.
 

Mostra do 67º Salão de Abril

Visitação: Terça a sexta-feira, de 9 às 19h, e sábados, domingos e feriados, de 14 às 21h. Até 5 de junho.

Onde: Museu da Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

 

Oficina Desenhos Fragmentados
Mediação: Amanda Bessa e Lucas Cavalcante
Quando: Sexta-feira (3/6), às 14h. Para pessoas com deficiência visual (Projeto Acessibilidade).
Quando: Sábado (4/6), às 17h. Para público em geral.

Onde: Museu da Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

 

PASSEIO PÚBLICO

(Rua Dr. João Moreira, S/N – Centro)

Passeio Instrumental

Quando: Sábado (4/6) e domingo (5/6), às 12h30

Atrações: Rebeca Camara e Natanael Pereira (4/6) e Samuel Rocha e convidado (5/6)

 

Piquenique

Quando: Domingo (5/6), a partir das 9h30min

Atração: Baú de histórias do Glaubim

 

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOLOR BARREIRA

(Av. da Universidade, 2572 – Benfica)

Contação de Histórias

Quando: Quintas-feiras, às 9h e às 14h

Mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

 

Workshop de Geofilosofia e Meditação

Quando: Quinta-feira (2/6) - 1ª aula às 17h e 2ª aula às 18h30

Temas: “Como Aprender a Escutar” , às 17h e “OVNIS: Estamos sós no Universo?” às 18h30min

 

*Programação sujeita a alterações