17 de December de 2015 em Cultura

Festival de Teatro de Fortaleza, Mercado do Cordel e do Repente e Férias no Estoril são atrações do fim de semana

Programação é gratuita e conta com atividades para crianças e adultos


A banda Januei se apresenta nesta sexta-feira (18), no Anfiteatro Lauro Maia, dentro da programação do XI FTF (Foto: Divulgação)

Várias linguagens e manifestações artísticas prometem movimentar e ocupar Fortaleza em mais um fim de semana de férias. Uma delas é o XI Festival de Teatro de Fortaleza, que segue até sábado (19/12). Com o tema “Teatro e Conexões Contemporâneas”, o XI FTF promove, desde o último dia 9, espetáculos, performances, seminários, além de atrações musicais.

Na quinta-feira (17), às 9h, tem “O Jardineiro”, da Caravana Tragos, no Teatro Antonieta Noronha; às 16h, “A Bruxa Catifunda” se apresenta na Praça dos Leões, seguido de “Obrigado, Senhores”, às 17h. Às 18h, “A Bolsa” estará no Centro Cultural Banco do Nordeste; enquanto às 19h, tem “Circo Pirilampo” na Praça Mauá, no Panamericano, “É Proibido Proibir” no Antonieta Noronha, “Todo Camburão tem um pouco de navio negreiro” no Cuca Jangurussu, “Vagabundos” no Centro Cultural Banco do Nordeste e “Marias”, na Praça do Mirante. Já às 20h, “Seca Flor” estará na Praça Mauá, no Panamericano, e às 21h, as bandas A Mulher Barbada e os Caixeiros Viajantes se apresentam no Anfiteatro Lauro Maia.

Sexta-feira (18/12), às 16h, tem “As estripulias do Macaco Simão” na Praça dos Leões. Às 18h,  “A Bolsa” estará  no Centro Cultural Banco do Nordeste seguido, às 19h, de “O Jardineiro”. Também às 19h, “É Proibido Proibir” será apresentado no Theatro José de Alencar. A programação se encerra às 21h, com show da banda Januei no Anfiteatro Lauro Maia.

Sábado (19/12), último dia de XI FTF, às 17h, tem “A Fábula do Monturo Velho” no Cuca Mondubim. Às 19h, “Elefantes Famintos” estará no Centro Cultural Banco do Nordeste. O encerramento do Festival acontece às 19h, no Teatro do Cuca Mondubim, com a apresentação do espetáculo “Hamlet ou Morte – Uma Trágica Comedia”, da Companhia os Trágicos (RJ).

O XI FTF é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com organização do Instituto Cultural Ânima.

Confira programação completa


 

Mercado do Cordel e do Repente leva cultura popular ao Mercado

A Música e a Literatura de Cordel agregam-se à feira livre que acontece semanalmente nos arredores do Mercado dos Pinhões com a segunda edição do Mercado do Cordel e do Repente. A programação acontece nesta sexta-feira (18/12), a partir das 8 horas, e conta com apresentações de repentistas, trovadores, poetas populares, oficinas e venda de xilogravuras, cordéis e produtos afins. A homenageada desta edição será Dona Ciça do Barro Cru.

Além da feirinha de cordel e derivados, aberta a partir das 8 horas, haverá apresentação da poeta repentista Cristina Santos às 10 horas e, encerrando a programação, na sequência, Oficina de xilogravura com João Pedro Juazeiro.

O Mercado do Cordel e do Repente é uma realização da Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal de Cultura e tem curadoria de O Mercador.

 

Baila Comigo e Forró são as atrações musicais do Mercado

O melhor da nossa música popular segue garantindo a animação do público cativo que frequenta as noites do Mercado dos Pinhões. Sexta-feira (18/12), das 20 às 23 horas, é dia de Baila Comigo, que recebe a banda Os Falcões. No domingo (20), já é de lei, tem Forró no Mercado, das 19 às 21 horas, com Mateus e Trio Murici.

 

Mercado da Aerolândia terá circo, cinema, humor e música

Fortaleza acaba de ganhar um novo equipamento cultural com a reinauguração do Mercado da Aerolândia, que aconteceu no último sábado (12). Nos moldes da programação do seu irmão gêmeo Mercado dos Pinhões, o público do Mercado da Aerolândia terá, a cada fim de semana, atrações variadas em diversas linguagens artísticas.

Na sexta-feira (18/12), a partir das 18 horas, o Grupo Garajal apresenta o espetáculo Circo Alegria. Mais tarde, às 20 horas, a festa segue ao som do samba rock da banda Nigroover.

Sábado (19/12), às 18 horas tem início o Projeto Aerocine. A programação audiovisual exibirá “Loucos Por Futebol”(2008) e “Cine Holiúdy – O Artista Contra o Caba do Mal” (2004), ambas produções do diretor cearense Halder Gomes.

Na sequência, partir das 20 horas, a gargalhada rola solta com Ernesto Martins, que apresenta o espetáculo de humor “Veia Cômica”.

A tarde do domingo (20/12) será de diversão para toda a família. A partir de 12h30min o forró pé-de-serra da Banda de Tijolo coloca todo mundo para dançar. Às 15h30min, o grupo Formosura apresenta o espetáculo de teatro de bonecos “Bruxa Catifunda”. Às 17 horas, a criançada se esbalda com várias performances e brincadeiras interativas.

 

Domingo é dia de Férias no Estoril

Em dezembro, o Estoril recebe uma programação especial aos domingos, sempre a partir das 17 horas. O Férias no Estoril conta, a cada edição, com apresentação de espetáculos de teatro de rua e shows musicais de atrações locais. 

Neste domingo (20/12), às 17 horas, tem o Grupo Formosura de Teatro com o espetáculo Cenas de Rua. Às 18 horas, sobe ao palco Allyson dos Anjos. Encerrando a noite, às 19 horas, tem show do cantor e compositor Khalil Gibran.

 

Exposição “Os Seres São Vivos” segue em cartaz no Estoril

Quem estiver pelo Estoril ou pela Praia de Iracema também poderá conferir a exposição “Os Seres são vivos”, do fotógrafo Celso Oliveira. A mostra, em cartaz de terça a domingo, de 14 às 22 horas na Galeria Mário Baratta, reúne 12 imagens e se propõe a refletir sobre a responsabilidade de cada espécie em prol da harmonia da biosfera e a exploração desenfreada dos recursos naturais. A entrada é gratuita.

 

Música instrumental e piquenique no Passeio Público

No início das tardes de sábado e de domingo a dica é se deliciar com o almoço pelas alamedas do Passeio Público ao som das atrações do Passeio Instrumental. O projeto apresenta o melhor da música instrumental das 12h30min às 15h30min. No sábado (19), o som fica por conta de Samuel Rocha e Nonato Lima. Já no domingo (20), tem o projeto Cordas que Falam.

O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30min, o Piqueniquepromove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (20), a criançada vai poder se divertir coma Oficina de Brinquedos Reciclados, ministrada por Carlos Careca.

 

Programação Musical do Mincharia anima noites da Praia de Iracema

A partir de quinta até sábado, as noites da Praia de Iracema são embaladas pelas atrações musicais do Mincharia. O som tem início a partir das 19h30min e é comandado por Jurupiara na quinta (17); pelo Maestro Júlio César na sexta-feira (18); e pela Lupe no sábado (19).

 

Serviço:

XI FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA

Quando: Quinta-feira (17/12)

9h - “O Jardineiro” - Caravana Tragos. Onde: Teatro Antonieta Noronha

16h - “A Bruxa Catifunda”. Onde: Praça dos Leões

17h - “Obrigado, Senhores”. Onde: Praça dos Leões

18h - “A Bolsa”. Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste

19h - “Circo Pirilampo”. Onde: Praça Mauá, no Panamericano

19h - “É Proibido Proibir”. Onde: Antonieta Noronha

19h - “Todo Camburão tem um pouco de navio negreiro”. Onde: Cuca Jangurussu

19h - “Vagabundos”. Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste

19h - “Marias”. Onde: Praça do Mirante.

20h - “Seca Flor”. Onde: Praça Mauá, no Panamericano

21h – Show da banda A Mulher Barbada e os Caixeiros Viajantes. Onde: Anfiteatro Lauro Maia

 

Quando: Sexta-feira (18/12)

16h - “As estripulias do Macaco Simão”. Onde: Praça dos Leões

18h - “A Bolsa”. Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste

19h - “O Jardineiro”. Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste

19h - “É Proibido Proibir”. Onde: Theatro José de Alencar.

21h - Show da banda Januei. Onde: Anfiteatro Lauro Maia

 

Quando: Sábado (19/12)

17h - “A fábula do monturo velho”. Onde: Cuca Mondubim

19h - “Elefantes Famintos”. Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste.

19h - Encerramento do Festival com a apresentação do espetáculo “Hamlet ou Morte – Uma Trágica Comedia”, da Companhia os Trágicos (RJ). Onde: Teatro do Cuca Mondubim

Confira programação completa: www.festivalteatrofortaleza.com.br

 

MERCADO DOS PINHÕES

(Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)

Mercado do Cordel e do Repente – Homenagem a Dona Ciça do Barro Cru

Quando: Sexta-feira (18/12), de 8h às 12h

Programação:

8h: Abertura da feirinha de cordel e derivados

10h: Apresentação da poeta repentista Cristina Santos

10h30 às 12h: Oficina de xilogravura com João Pedro Juazeiro

Informações: 3105.1339 / 3105.1386

 

Baila Comigo

Quando: Sexta-feira (18/12), de 20h às 23h

Atração: Banda Os Falcões

 

Forró no Mercado

Quando: Domingo (20/12), 19h às 21h

Atração: Mateus e Trio Murici

 

MERCADO DA AEROLÂNDIA

(BR 116, 5431 – Aerolândia)

Quando: Sexta-feira (18/12)

Programação:

19h - Espetáculo Circo Alegria – Grupo Garajal

20h - Show com a banda Nigroover

 

Quando: Sábado (19/12)

Programação:

18h - Projeto Aerocine. Exibição de “Loucos Por Futebol” (2008) e “Cine Holiúdy – O Artista Contra o Caba do Mal” (2004), ambas produções do diretor cearense Halder Gomes.

20h – Show de humor “Veia Cômica” com Ernesto Martins.

 

Quando: Domingo (20/12)

Programação:

12h30min - Forró pé-de-serra da Banda de Tijolo

15h30min - Espetáculo de teatro de bonecos “Bruxa Catifunda” - Grupo Formosura

17h - Performances e brincadeiras interativas para a criançada.

 

 

ESTORIL

(Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)

Férias no Estoril
Quando: Domingos de dezembro, a partir das 17h

Programação deste domingo (20/12)

17h às 18h – Espetáculo “Cenas de Rua” - Grupo Formosura de Teatro

18h às 19h – Allyson dos Anjos
19h às 20h – Khalil Gibran

 

Exposição Os Seres São Vivos – Celso Oliveira

Visitação: Até 31 de janeiro de 2016, de terça a domingo, das 14h às 22h. Entrada gratuita.

 

PASSEIO PÚBLICO

(Rua Dr. João Moreira, s/n - Centro)

Passeio Instrumental

Quando: Sábado (19), a partir das 12h30min

Atração: Samuel Rocha e Nonato Lima

Quando: Domingo (20), a partir das 12h30

Atração: Projeto Cordas que Falam

 

Piquenique no Passeio

Quando: Domingo (20), a partir das 9h30min

Atração: Oficina de Brinquedos Reciclados com Carlos Careca

 

 

BAR DO MINCHARIA

(Largo do Mincharia - Praia de Iracema)

Quando: Quinta-feira (17), às 19h30min

Atração: Jurupiara

 

Quando: Sexta-feira (18), às 19h30min

Atração: Maestro Júlio César e Samba Bossa

 

Quando: Sábado (19), às 19h30min

Atração: Lupe

Festival de Teatro de Fortaleza, Mercado do Cordel e do Repente e Férias no Estoril são atrações do fim de semana

Programação é gratuita e conta com atividades para crianças e adultos

A banda Januei se apresenta nesta sexta-feira (18), no Anfiteatro Lauro Maia, dentro da programação do XI FTF (Foto: Divulgação)

Várias linguagens e manifestações artísticas prometem movimentar e ocupar Fortaleza em mais um fim de semana de férias. Uma delas é o XI Festival de Teatro de Fortaleza, que segue até sábado (19/12). Com o tema “Teatro e Conexões Contemporâneas”, o XI FTF promove, desde o último dia 9, espetáculos, performances, seminários, além de atrações musicais.

Na quinta-feira (17), às 9h, tem “O Jardineiro”, da Caravana Tragos, no Teatro Antonieta Noronha; às 16h, “A Bruxa Catifunda” se apresenta na Praça dos Leões, seguido de “Obrigado, Senhores”, às 17h. Às 18h, “A Bolsa” estará no Centro Cultural Banco do Nordeste; enquanto às 19h, tem “Circo Pirilampo” na Praça Mauá, no Panamericano, “É Proibido Proibir” no Antonieta Noronha, “Todo Camburão tem um pouco de navio negreiro” no Cuca Jangurussu, “Vagabundos” no Centro Cultural Banco do Nordeste e “Marias”, na Praça do Mirante. Já às 20h, “Seca Flor” estará na Praça Mauá, no Panamericano, e às 21h, as bandas A Mulher Barbada e os Caixeiros Viajantes se apresentam no Anfiteatro Lauro Maia.

Sexta-feira (18/12), às 16h, tem “As estripulias do Macaco Simão” na Praça dos Leões. Às 18h,  “A Bolsa” estará  no Centro Cultural Banco do Nordeste seguido, às 19h, de “O Jardineiro”. Também às 19h, “É Proibido Proibir” será apresentado no Theatro José de Alencar. A programação se encerra às 21h, com show da banda Januei no Anfiteatro Lauro Maia.

Sábado (19/12), último dia de XI FTF, às 17h, tem “A Fábula do Monturo Velho” no Cuca Mondubim. Às 19h, “Elefantes Famintos” estará no Centro Cultural Banco do Nordeste. O encerramento do Festival acontece às 19h, no Teatro do Cuca Mondubim, com a apresentação do espetáculo “Hamlet ou Morte – Uma Trágica Comedia”, da Companhia os Trágicos (RJ).

O XI FTF é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com organização do Instituto Cultural Ânima.

Confira programação completa


 

Mercado do Cordel e do Repente leva cultura popular ao Mercado

A Música e a Literatura de Cordel agregam-se à feira livre que acontece semanalmente nos arredores do Mercado dos Pinhões com a segunda edição do Mercado do Cordel e do Repente. A programação acontece nesta sexta-feira (18/12), a partir das 8 horas, e conta com apresentações de repentistas, trovadores, poetas populares, oficinas e venda de xilogravuras, cordéis e produtos afins. A homenageada desta edição será Dona Ciça do Barro Cru.

Além da feirinha de cordel e derivados, aberta a partir das 8 horas, haverá apresentação da poeta repentista Cristina Santos às 10 horas e, encerrando a programação, na sequência, Oficina de xilogravura com João Pedro Juazeiro.

O Mercado do Cordel e do Repente é uma realização da Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal de Cultura e tem curadoria de O Mercador.

 

Baila Comigo e Forró são as atrações musicais do Mercado

O melhor da nossa música popular segue garantindo a animação do público cativo que frequenta as noites do Mercado dos Pinhões. Sexta-feira (18/12), das 20 às 23 horas, é dia de Baila Comigo, que recebe a banda Os Falcões. No domingo (20), já é de lei, tem Forró no Mercado, das 19 às 21 horas, com Mateus e Trio Murici.

 

Mercado da Aerolândia terá circo, cinema, humor e música

Fortaleza acaba de ganhar um novo equipamento cultural com a reinauguração do Mercado da Aerolândia, que aconteceu no último sábado (12). Nos moldes da programação do seu irmão gêmeo Mercado dos Pinhões, o público do Mercado da Aerolândia terá, a cada fim de semana, atrações variadas em diversas linguagens artísticas.

Na sexta-feira (18/12), a partir das 18 horas, o Grupo Garajal apresenta o espetáculo Circo Alegria. Mais tarde, às 20 horas, a festa segue ao som do samba rock da banda Nigroover.

Sábado (19/12), às 18 horas tem início o Projeto Aerocine. A programação audiovisual exibirá “Loucos Por Futebol”(2008) e “Cine Holiúdy – O Artista Contra o Caba do Mal” (2004), ambas produções do diretor cearense Halder Gomes.

Na sequência, partir das 20 horas, a gargalhada rola solta com Ernesto Martins, que apresenta o espetáculo de humor “Veia Cômica”.

A tarde do domingo (20/12) será de diversão para toda a família. A partir de 12h30min o forró pé-de-serra da Banda de Tijolo coloca todo mundo para dançar. Às 15h30min, o grupo Formosura apresenta o espetáculo de teatro de bonecos “Bruxa Catifunda”. Às 17 horas, a criançada se esbalda com várias performances e brincadeiras interativas.

 

Domingo é dia de Férias no Estoril

Em dezembro, o Estoril recebe uma programação especial aos domingos, sempre a partir das 17 horas. O Férias no Estoril conta, a cada edição, com apresentação de espetáculos de teatro de rua e shows musicais de atrações locais. 

Neste domingo (20/12), às 17 horas, tem o Grupo Formosura de Teatro com o espetáculo Cenas de Rua. Às 18 horas, sobe ao palco Allyson dos Anjos. Encerrando a noite, às 19 horas, tem show do cantor e compositor Khalil Gibran.

 

Exposição “Os Seres São Vivos” segue em cartaz no Estoril

Quem estiver pelo Estoril ou pela Praia de Iracema também poderá conferir a exposição “Os Seres são vivos”, do fotógrafo Celso Oliveira. A mostra, em cartaz de terça a domingo, de 14 às 22 horas na Galeria Mário Baratta, reúne 12 imagens e se propõe a refletir sobre a responsabilidade de cada espécie em prol da harmonia da biosfera e a exploração desenfreada dos recursos naturais. A entrada é gratuita.

 

Música instrumental e piquenique no Passeio Público

No início das tardes de sábado e de domingo a dica é se deliciar com o almoço pelas alamedas do Passeio Público ao som das atrações do Passeio Instrumental. O projeto apresenta o melhor da música instrumental das 12h30min às 15h30min. No sábado (19), o som fica por conta de Samuel Rocha e Nonato Lima. Já no domingo (20), tem o projeto Cordas que Falam.

O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30min, o Piqueniquepromove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (20), a criançada vai poder se divertir coma Oficina de Brinquedos Reciclados, ministrada por Carlos Careca.

 

Programação Musical do Mincharia anima noites da Praia de Iracema

A partir de quinta até sábado, as noites da Praia de Iracema são embaladas pelas atrações musicais do Mincharia. O som tem início a partir das 19h30min e é comandado por Jurupiara na quinta (17); pelo Maestro Júlio César na sexta-feira (18); e pela Lupe no sábado (19).

 

Serviço:

XI FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA

Quando: Quinta-feira (17/12)

9h - “O Jardineiro” - Caravana Tragos. Onde: Teatro Antonieta Noronha

16h - “A Bruxa Catifunda”. Onde: Praça dos Leões

17h - “Obrigado, Senhores”. Onde: Praça dos Leões

18h - “A Bolsa”. Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste

19h - “Circo Pirilampo”. Onde: Praça Mauá, no Panamericano

19h - “É Proibido Proibir”. Onde: Antonieta Noronha

19h - “Todo Camburão tem um pouco de navio negreiro”. Onde: Cuca Jangurussu

19h - “Vagabundos”. Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste

19h - “Marias”. Onde: Praça do Mirante.

20h - “Seca Flor”. Onde: Praça Mauá, no Panamericano

21h – Show da banda A Mulher Barbada e os Caixeiros Viajantes. Onde: Anfiteatro Lauro Maia

 

Quando: Sexta-feira (18/12)

16h - “As estripulias do Macaco Simão”. Onde: Praça dos Leões

18h - “A Bolsa”. Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste

19h - “O Jardineiro”. Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste

19h - “É Proibido Proibir”. Onde: Theatro José de Alencar.

21h - Show da banda Januei. Onde: Anfiteatro Lauro Maia

 

Quando: Sábado (19/12)

17h - “A fábula do monturo velho”. Onde: Cuca Mondubim

19h - “Elefantes Famintos”. Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste.

19h - Encerramento do Festival com a apresentação do espetáculo “Hamlet ou Morte – Uma Trágica Comedia”, da Companhia os Trágicos (RJ). Onde: Teatro do Cuca Mondubim

Confira programação completa: www.festivalteatrofortaleza.com.br

 

MERCADO DOS PINHÕES

(Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)

Mercado do Cordel e do Repente – Homenagem a Dona Ciça do Barro Cru

Quando: Sexta-feira (18/12), de 8h às 12h

Programação:

8h: Abertura da feirinha de cordel e derivados

10h: Apresentação da poeta repentista Cristina Santos

10h30 às 12h: Oficina de xilogravura com João Pedro Juazeiro

Informações: 3105.1339 / 3105.1386

 

Baila Comigo

Quando: Sexta-feira (18/12), de 20h às 23h

Atração: Banda Os Falcões

 

Forró no Mercado

Quando: Domingo (20/12), 19h às 21h

Atração: Mateus e Trio Murici

 

MERCADO DA AEROLÂNDIA

(BR 116, 5431 – Aerolândia)

Quando: Sexta-feira (18/12)

Programação:

19h - Espetáculo Circo Alegria – Grupo Garajal

20h - Show com a banda Nigroover

 

Quando: Sábado (19/12)

Programação:

18h - Projeto Aerocine. Exibição de “Loucos Por Futebol” (2008) e “Cine Holiúdy – O Artista Contra o Caba do Mal” (2004), ambas produções do diretor cearense Halder Gomes.

20h – Show de humor “Veia Cômica” com Ernesto Martins.

 

Quando: Domingo (20/12)

Programação:

12h30min - Forró pé-de-serra da Banda de Tijolo

15h30min - Espetáculo de teatro de bonecos “Bruxa Catifunda” - Grupo Formosura

17h - Performances e brincadeiras interativas para a criançada.

 

 

ESTORIL

(Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)

Férias no Estoril
Quando: Domingos de dezembro, a partir das 17h

Programação deste domingo (20/12)

17h às 18h – Espetáculo “Cenas de Rua” - Grupo Formosura de Teatro

18h às 19h – Allyson dos Anjos
19h às 20h – Khalil Gibran

 

Exposição Os Seres São Vivos – Celso Oliveira

Visitação: Até 31 de janeiro de 2016, de terça a domingo, das 14h às 22h. Entrada gratuita.

 

PASSEIO PÚBLICO

(Rua Dr. João Moreira, s/n - Centro)

Passeio Instrumental

Quando: Sábado (19), a partir das 12h30min

Atração: Samuel Rocha e Nonato Lima

Quando: Domingo (20), a partir das 12h30

Atração: Projeto Cordas que Falam

 

Piquenique no Passeio

Quando: Domingo (20), a partir das 9h30min

Atração: Oficina de Brinquedos Reciclados com Carlos Careca

 

 

BAR DO MINCHARIA

(Largo do Mincharia - Praia de Iracema)

Quando: Quinta-feira (17), às 19h30min

Atração: Jurupiara

 

Quando: Sexta-feira (18), às 19h30min

Atração: Maestro Júlio César e Samba Bossa

 

Quando: Sábado (19), às 19h30min

Atração: Lupe