27 de March de 2023 em Mobilidade

Fortaleza é a primeira cidade da América Latina a receber sistema inovador que ilumina pedestre em travessia

Um estudo da AMC em parceria com empresa americana vai analisar eficácia da iluminação dinâmica na prevenção de atropelamentos. O sistema funciona como projeto-piloto na rotatória da Praça Portugal


sistema de iluminação de pedestre
Sistema capta presença humana e ilumina o pedestre até o fim da travessia (Foto: Daniel Calvet)

Referência nacional em mobilidade urbana e segurança viária, Fortaleza participa de projeto pioneiro que pode contribuir para a redução de acidentes de trânsito a partir de um sistema inteligente de iluminação dinâmica de pedestres. A iniciativa está em fase de pesquisa e testes por técnicos da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) em parceria com a empresa americana Intelligent Security Systems (ISS), responsável pela criação do sistema, o SecurOS Soffit.

Instalado no cruzamento da rotatória da Praça Portugal com a Av. Dom Luís, no bairro Aldeota, o SecurOS Soffit foi criado para ser um reforço à segurança da sinalização viária, especialmente em faixas de pedestres e cruzamentos semaforizados. A escolha do local se deve à intensidade do tráfego e circulação de veículos em curva, que pode afetar a visibilidade do condutor sobre o pedestre. No trecho, há também um semáforo veicular com estágio para pedestres.

"A responsabilidade no trânsito é compartilhada entre todos que estão nas vias. Enquanto a população faz a sua parte, respeitando as normas de circulação, devemos atuar enquanto Poder Público, implementando ações inovadoras, que podem reforçar a segurança viária e somar ao que temos desenvolvido nos últimos anos para reduzir acidentes e promover a mobilidade mais segura”, destaca Antônio Ferreira Silva, superintendente da AMC.

Como funciona

O sistema possui um conjunto de luzes que é acionado por inteligência artificial que identifica a presença humana em faixa de pedestres. A partir do movimento de passagem, a iluminação dinâmica é ativada lançando feixes de luz sobre quem caminha, do início à conclusão da travessia.

O sistema ainda pode iluminar de forma independente pedestres que transitam em sentidos opostos na faixa, aumentando a visibilidade de quem faz o percurso a pé e chamando a atenção do condutor.

Desenvolvido em caráter piloto, o sistema é alvo de pesquisa que está em fase inicial. “Nossa expectativa é que a iluminação dinâmica aumente significativamente a velocidade de resposta visomotora dos motoristas para que eles tenham a capacidade de frear a tempo e evitar atropelamentos”, afirma Lélio do Vale, coordenador da Central da Mobilidade para a Preservação de Vidas no Trânsito da AMC.

Tendo como foco a percepção do usuário sobre o sistema de iluminação dinâmica, o estudo também vai averiguar a sua eficácia em momentos de menor circulação.

“Durante a madrugada, por exemplo, motoristas podem dirigir mais cansados, o que pode afetar a visualização de pedestres. Vamos analisar se o sistema pode ser decisivo para alertar o condutor que existe alguém realizando a travessia em momentos de menor atenção”, destaca Lélio do Vale.

O sistema também registra o fluxo de pedestres e possui uma câmera acoplada, que permite monitorar e supervisionar como é desenvolvida a travessia, se na faixa ou fora dela.

Políticas de referência

Fortaleza foi escolhida para receber o projeto-piloto do SecurOS Soffit por se tornar referência nacional de segurança viária nos últimos anos. Em 2022, a capital registrou o oitavo ano consecutivo de redução de mortes no trânsito. Foram 158 óbitos nas vias da cidade, número 58% menor em relação ao do ano de 2014, no qual 377 pessoas perderam a vida.

Entre as políticas de mobilidade urbana implementadas destacam-se a readequação da velocidade para 50 km/h em ruas e avenidas com alta taxa de acidentalidade; as intervenções voltadas ao pedestre como travessias elevadas, extensão de calçadas, esquina segura, praças vivas e áreas de trânsito calmo, com a moderação de vias com velocidade máxima de 30 km/h; faixas de retenção para motocicletas; além da ampliação da rede cicloviária e das faixas exclusivas de ônibus.

Fortaleza é a primeira cidade da América Latina a receber sistema inovador que ilumina pedestre em travessia

Um estudo da AMC em parceria com empresa americana vai analisar eficácia da iluminação dinâmica na prevenção de atropelamentos. O sistema funciona como projeto-piloto na rotatória da Praça Portugal

sistema de iluminação de pedestre
Sistema capta presença humana e ilumina o pedestre até o fim da travessia (Foto: Daniel Calvet)

Referência nacional em mobilidade urbana e segurança viária, Fortaleza participa de projeto pioneiro que pode contribuir para a redução de acidentes de trânsito a partir de um sistema inteligente de iluminação dinâmica de pedestres. A iniciativa está em fase de pesquisa e testes por técnicos da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) em parceria com a empresa americana Intelligent Security Systems (ISS), responsável pela criação do sistema, o SecurOS Soffit.

Instalado no cruzamento da rotatória da Praça Portugal com a Av. Dom Luís, no bairro Aldeota, o SecurOS Soffit foi criado para ser um reforço à segurança da sinalização viária, especialmente em faixas de pedestres e cruzamentos semaforizados. A escolha do local se deve à intensidade do tráfego e circulação de veículos em curva, que pode afetar a visibilidade do condutor sobre o pedestre. No trecho, há também um semáforo veicular com estágio para pedestres.

"A responsabilidade no trânsito é compartilhada entre todos que estão nas vias. Enquanto a população faz a sua parte, respeitando as normas de circulação, devemos atuar enquanto Poder Público, implementando ações inovadoras, que podem reforçar a segurança viária e somar ao que temos desenvolvido nos últimos anos para reduzir acidentes e promover a mobilidade mais segura”, destaca Antônio Ferreira Silva, superintendente da AMC.

Como funciona

O sistema possui um conjunto de luzes que é acionado por inteligência artificial que identifica a presença humana em faixa de pedestres. A partir do movimento de passagem, a iluminação dinâmica é ativada lançando feixes de luz sobre quem caminha, do início à conclusão da travessia.

O sistema ainda pode iluminar de forma independente pedestres que transitam em sentidos opostos na faixa, aumentando a visibilidade de quem faz o percurso a pé e chamando a atenção do condutor.

Desenvolvido em caráter piloto, o sistema é alvo de pesquisa que está em fase inicial. “Nossa expectativa é que a iluminação dinâmica aumente significativamente a velocidade de resposta visomotora dos motoristas para que eles tenham a capacidade de frear a tempo e evitar atropelamentos”, afirma Lélio do Vale, coordenador da Central da Mobilidade para a Preservação de Vidas no Trânsito da AMC.

Tendo como foco a percepção do usuário sobre o sistema de iluminação dinâmica, o estudo também vai averiguar a sua eficácia em momentos de menor circulação.

“Durante a madrugada, por exemplo, motoristas podem dirigir mais cansados, o que pode afetar a visualização de pedestres. Vamos analisar se o sistema pode ser decisivo para alertar o condutor que existe alguém realizando a travessia em momentos de menor atenção”, destaca Lélio do Vale.

O sistema também registra o fluxo de pedestres e possui uma câmera acoplada, que permite monitorar e supervisionar como é desenvolvida a travessia, se na faixa ou fora dela.

Políticas de referência

Fortaleza foi escolhida para receber o projeto-piloto do SecurOS Soffit por se tornar referência nacional de segurança viária nos últimos anos. Em 2022, a capital registrou o oitavo ano consecutivo de redução de mortes no trânsito. Foram 158 óbitos nas vias da cidade, número 58% menor em relação ao do ano de 2014, no qual 377 pessoas perderam a vida.

Entre as políticas de mobilidade urbana implementadas destacam-se a readequação da velocidade para 50 km/h em ruas e avenidas com alta taxa de acidentalidade; as intervenções voltadas ao pedestre como travessias elevadas, extensão de calçadas, esquina segura, praças vivas e áreas de trânsito calmo, com a moderação de vias com velocidade máxima de 30 km/h; faixas de retenção para motocicletas; além da ampliação da rede cicloviária e das faixas exclusivas de ônibus.