23 de May de 2017 em Mobilidade

Fortaleza é destaque na imprensa nacional com programa cicloviário

As ações voltadas para a expansão da mobilidade urbana foram destaque no site da UOL


ciclofaixa
Ao longo deste ano, Fortaleza receberá, ainda, um total de 50 km de malha cicloviária
A cidade de Fortaleza vem, cada vez mais, chamando a atenção do País quando o assunto é malha cicloviária. Hoje, a Capital cearense é a quarta capital brasileira com maior malha de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. São mais de 200 quilômetros de malha disponíveis na cidade, que fica atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília em números absolutos.

As ações voltadas para a expansão da mobilidade urbana foram destaque no site da UOL. A reportagem, assinada pela jornalista Roberta Soares, mostra que a política do uso de bicicletas deu certo não apenas porque os números da expansão confirmam isso, mas porque os fortalezenses estão cada vez mais adeptos da bicicleta, seja para ir ao trabalho ou para usar o veículo como forma de esporte e lazer.

O texto também mostra que o Bicicletar, o sistema de compartilhamentos de bicicletas de Fortaleza, é o mais utilizado do País. Cada bicicleta é utilizada, em média, para 6,1 viagens por dia. Outro sistema de compartilhamento do modal, o Bicicleta Integrada também é destaque na matéria. O sistema possibilita que o usuário possa levar a bicicleta para casa e fique até 14 horas com o veículo sem pagar nada por isso. Já são quase 4 mil usuários ativos nesse sistema.

O transporte público também aparece como uma experiência positiva em Fortaleza. O site da UOL destaca os quase 100 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus em toda a cidade.

A repercussão do trabalho da Prefeitura de Fortaleza para melhorar a vida do usuário de transporte público serve como incentivo para as ações continuarem. Desde o início da atual gestão, o crescimento da malha cicloviária da cidade foi de 204% nos espaços destinados aos ciclistas.

Ao longo deste ano, Fortaleza receberá, ainda, um total de 50 km de malha cicloviária. E até o final de 2018, também será implantado um anel cicloviário, que prevê 46 km de infraestrutura cicloviária, conectando de norte a sul e de leste a oeste a rede cicloviária em volta da cidade. Não por acaso, Fortaleza foi escolhida pelo Ministério das Cidades e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para receber a primeira ciclovia padrão do Brasil.

“Quem passa pela Avenida Leste Oeste já pode ver as obras que reduzem o canteiro central. Essa ciclovia vai começar na rua Coronel Carvalho e segue até o Terminal do Antônio Bezerra, beneficiando diretamente moradores do Vila Velha, Jardim Iracema, Jardim Guanabara e Quintino Cunha”, explicou o prefeito Roberto Cláudio. Por meio desse projeto, serão contabilizados números relativos ao tempo da viagem, segurança e conforto do usuário para que sejam utilizadas numa política nacional.

Ainda neste primeiro semestre de 2017, serão entregues também as ciclofaixas na Av. Santos Dumont até a Praia do Futuro (2,3 Km), ligação da Av. Antônio Sales com Av. Washington Soares (2,7 km), Anfiteatro do Cocó à Av. Santos Dumont (2,2 Km).

cópia do portal do jornal do comércio
A reportagem é assinada pela jornalista Roberta Soares

Compartilhamento de bicicletas

O Plano Diretor Cicloviário Integrado prevê uma expansão pioneira no País. No segundo semestre deste ano serão mais 20 estações do Bicicletar em Fortaleza, totalizando 100 estações. Entre 2018 e 2019, a meta é inaugurar mais 80 estações. Com relação às Bicicletas Integradas, até o fim deste ano, os Terminais da Lagoa, do Antônio Bezerra e outros dois locais no Centro vão receber o sistema.

“O mais importante nisso tudo é a gente estimular essa categoria de mobilidade sustentável. Ela é boa para a nossa saúde, ela gera menos poluição, ela é mais barata e é por isso que o mundo inteiro está fazendo isso”, afirmou Roberto Cláudio.

A reportagem do Portal UOL pode ser vista clicando neste link.

Fortaleza é destaque na imprensa nacional com programa cicloviário

As ações voltadas para a expansão da mobilidade urbana foram destaque no site da UOL

ciclofaixa
Ao longo deste ano, Fortaleza receberá, ainda, um total de 50 km de malha cicloviária
A cidade de Fortaleza vem, cada vez mais, chamando a atenção do País quando o assunto é malha cicloviária. Hoje, a Capital cearense é a quarta capital brasileira com maior malha de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. São mais de 200 quilômetros de malha disponíveis na cidade, que fica atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília em números absolutos.

As ações voltadas para a expansão da mobilidade urbana foram destaque no site da UOL. A reportagem, assinada pela jornalista Roberta Soares, mostra que a política do uso de bicicletas deu certo não apenas porque os números da expansão confirmam isso, mas porque os fortalezenses estão cada vez mais adeptos da bicicleta, seja para ir ao trabalho ou para usar o veículo como forma de esporte e lazer.

O texto também mostra que o Bicicletar, o sistema de compartilhamentos de bicicletas de Fortaleza, é o mais utilizado do País. Cada bicicleta é utilizada, em média, para 6,1 viagens por dia. Outro sistema de compartilhamento do modal, o Bicicleta Integrada também é destaque na matéria. O sistema possibilita que o usuário possa levar a bicicleta para casa e fique até 14 horas com o veículo sem pagar nada por isso. Já são quase 4 mil usuários ativos nesse sistema.

O transporte público também aparece como uma experiência positiva em Fortaleza. O site da UOL destaca os quase 100 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus em toda a cidade.

A repercussão do trabalho da Prefeitura de Fortaleza para melhorar a vida do usuário de transporte público serve como incentivo para as ações continuarem. Desde o início da atual gestão, o crescimento da malha cicloviária da cidade foi de 204% nos espaços destinados aos ciclistas.

Ao longo deste ano, Fortaleza receberá, ainda, um total de 50 km de malha cicloviária. E até o final de 2018, também será implantado um anel cicloviário, que prevê 46 km de infraestrutura cicloviária, conectando de norte a sul e de leste a oeste a rede cicloviária em volta da cidade. Não por acaso, Fortaleza foi escolhida pelo Ministério das Cidades e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para receber a primeira ciclovia padrão do Brasil.

“Quem passa pela Avenida Leste Oeste já pode ver as obras que reduzem o canteiro central. Essa ciclovia vai começar na rua Coronel Carvalho e segue até o Terminal do Antônio Bezerra, beneficiando diretamente moradores do Vila Velha, Jardim Iracema, Jardim Guanabara e Quintino Cunha”, explicou o prefeito Roberto Cláudio. Por meio desse projeto, serão contabilizados números relativos ao tempo da viagem, segurança e conforto do usuário para que sejam utilizadas numa política nacional.

Ainda neste primeiro semestre de 2017, serão entregues também as ciclofaixas na Av. Santos Dumont até a Praia do Futuro (2,3 Km), ligação da Av. Antônio Sales com Av. Washington Soares (2,7 km), Anfiteatro do Cocó à Av. Santos Dumont (2,2 Km).

cópia do portal do jornal do comércio
A reportagem é assinada pela jornalista Roberta Soares

Compartilhamento de bicicletas

O Plano Diretor Cicloviário Integrado prevê uma expansão pioneira no País. No segundo semestre deste ano serão mais 20 estações do Bicicletar em Fortaleza, totalizando 100 estações. Entre 2018 e 2019, a meta é inaugurar mais 80 estações. Com relação às Bicicletas Integradas, até o fim deste ano, os Terminais da Lagoa, do Antônio Bezerra e outros dois locais no Centro vão receber o sistema.

“O mais importante nisso tudo é a gente estimular essa categoria de mobilidade sustentável. Ela é boa para a nossa saúde, ela gera menos poluição, ela é mais barata e é por isso que o mundo inteiro está fazendo isso”, afirmou Roberto Cláudio.

A reportagem do Portal UOL pode ser vista clicando neste link.